Como fazer corretamente um currículo


Como profissional da área de Recrutamento e Seleção, chega até mim muitos currículos. Analisando-os, às vezes tenho vontade de chorar e outras de rir...
O que algumas pessoas não compreendem é que o currículo é a primeira etapa do processo de R&S, ou seja, o currículo é analisado detalhadamente pelo profissional e é a ferramenta que vai decidir se o profissional vai ser chamado para entrevista, ou simplesmente descartado.
Aí muitas pessoas vão dizer que é injusto, pois tem muita gente boa que fica de fora só porque o currículo não agradou por não ser atrativo. É verdade.
Mas se currículo não fosse importante, para quê seria pedido que se enviasse um?

Independente se o profissional tem uma carreira de sucesso ou é iniciante no mercado de trabalho, se o currículo não for decente, este profissional não vai ser selecionado para entrevista - é importante que entendam isso.
Fazendo uma metáfora, o currículo é a isca: se a isca for apetitosa, o peixe irá fisgar, pelo menos em um primeiro momento, pois ainda tem a entrevista...
A web tem muitos sites que dão dicas de como fazer um currículo. Ok. Tem os itens importantes: dados pessoais, objetivo, perfil, histórico profissional, formação.
O problema está em as pessoas preencherem estes itens!
Há pessoas que escrevem em excesso, outras são sucintas demais, omitindo informações importantes. Outras, ainda, não compreendem o que significa estes itens.

O que observo é que a maior parte dos enganos está nos itens DADOS PESSOAIS e OBJETIVO.
DADOS PESSOAIS é para colocar somente informações mais relevantes sobre o profissional, de forma que o recrutador possa encontrar/localizar o candidato para manter contato e determinar onde este reside. Dados pessoais mais importantes:
Nome completo (sem abreviação)
Idade
Sexo
Estado civil
Endereço
Telefones (fixo e celular - e quando colocar o número do celular, que ele ainda exista e que o mantenha ligado)
e-mail (só colocar seu e-mail se você o acessa diariamente, pois o recrutador pode marcar entrevista com o candidato por este veículo...).

Números de documentos não se coloca, isto fica para uma segunda etapa, na entrevista. Os dados pessoais ficam situados no alto da página, centralizado. Ah, não se usa mais colocar o título Curriculum vitae... inicia-se o currículo já com os dados pessoais. E também nada de colocar capa no currículo, pois, além de desperdiçar papel só para escrever currículo (olha a sustentabilidade!), parece coisa de trabalhinho de colégio...

OBJETIVO: este item é onde se encontram os maiores erros. A maioria dos candidatos coloca aqui que tem como objetivo "trabalhar nesta empresa renomada", ou, "aprender e crescer na empresa", ainda, "mostrar o que sei fazer"... isto é uma piada! Tenho encontrado cada coisa escrita em objetivo, cada desejo de candidato que me sinto o gênio da lâmpada - "seu desejo é uma ordem, amo!" No item objetivo é para o candidato colocar qual função quer executar na empresa, ou, se não tiver uma função específica, colocar a área de atuação, em uma ou duas palavras - e nada mais!
Exemplo: Objetivo: Auxiliar Administrativo.
Já encontrei diversos currículos que as pessoas suprimem este item, ou seja, não informam que função querem exercer. E aí, o recrutador tem que adivinhar o que a pessoa quer ou gosta de fazer?!

PERFIL: aqui o candidato vai informar quais são suas qualidades e habilidades pessoais e comportamentais, de forma resumida. Por exemplo: responsabilidade, ética, lealdade, comprometimento, facilidade em aprender, bom relacionamento interpessoal, resiliência, etc., etc. (não é para colocar o etc.!)

FORMAÇÃO: neste item coloca-se o grau de instrução, a formação acadêmica. Mas nada de colocar onde fez o Ensino Fundamental, o Ensino Médio... se o candidato possuir Ensino Superior informar apenas qual curso superior, instituição de ensino e data de formação. Se tiver pós, informar também. Coloca-se somente até onde estudou, até que ponto vai sua escolaridade e formação profissional. E nada de colocar a grade curricular!

HISTÓRICO PROFISSIONAL: neste item informa-se, resumidamente, sua trajetória profissional, onde trabalhou e que funções exerceu. Se for um candidato mais experiente, que tem muitos anos de mercado de trabalho, informar apenas os últimos 5 anos, ou os dados que tenham relevância com a função que a pessoa quer exercer no momento. Não adianta colocar que trabalhou nos anos 60 como vendedor se nunca mais exerceu esta função! Aí chega na entrevista o candidato, ao ser perguntado, diz: "há 30 anos atrás, por 2 meses, eu fui vendedor, então eu conheço sobre vendas..." rsrsrs
As informações neste item ficam assim:
Nome da Empresa - ramo / segmento - Cidade/Estado - Fone da empresa
Função exercida - Atividades Desempenhadas - Mês e Ano de Início e Término.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: aqui coloca-se os cursos extras que a pessoa fez, conhecimentos de línguas estrangeiras, experiências no Exterior, etc.

Não se usa mais colocar o item REFERÊNCIAS PESSOAIS, pois é óbvio que se são pessoais, o candidato vai colocar as pessoas que são suas amigas e que só vão falar bem, não é mesmo? E também não precisa do item REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS, pois estas o recrutador já tem no item do histórico profissional.
Encerra-se o currículo com um "atenciosamente" e assinatura.

O mais importante: de nada adianta o currículo conter todos estes itens, todas as informações se o PORTUGUÊS for péssimo, se estiver cheio de erros!!! Cuidado, muito cuidado! Já vi cada erro... de arrepiar! Inclusive de pessoas com Ensino Superior! Agora há pouco (há com H mesmo, pois se refere a tempo) eu estava em um site buscando currículos e encontrei um de uma candidata à função de vendedora com Ensino Médio. Ela colocou em OBJETIVO: "conçeguir uma vaga de vendedora..." Já a descartei, pois não contratarei uma vendedora, cuja função lida com comunicação, que não conhece nossa língua pátria.

Por último, o currículo deve ter 1 ou 2 páginas, no máximo.
Espero ter ajudado com estas informações.