Como ajudar o novo colaborador a se adaptar na sua empresa



Ao mudar de empresa, os ótimos profissionais nem sempre conseguem fazer o mesmo excelente trabalho que faziam no seu emprego anterior, aponta Boris Groysberg, professor de administração em Harvard, que escreveu um livro sobre o assunto, entitulado “Perseguindo estrelas”.
Na opinião do consultor em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, isto acontece porque as culturas, valores e modo de atuação das empresas podem ser muito diferentes e quem é muito bom em uma determinada empresa pode ser um grande fracasso em outra, por tentar seguir o modelo anterior, que, na prática, muitas vezes servia para aquela empresa onde ele trabalhava e não na nova.
"É muito mais provável ter um alto índice de acerto se a pessoa promovida for formada por anos dentro de uma mesma cultura corporativa. Por isto, o melhor investimento de médio/longo prazo é preparar talentos dentro da própria empresa".
Se, entretanto, sua necessidade é urgente e a decisão é a de contratar profissionais vindos de fora, o consultor dá as seguintes sugestões para o processo de adaptação de um novo contratado:
Invista tempo para conhecer a personalidade dos contratados: Todos, sem exceção, deixam um rastro durante a vida e este histórico indica tendências futuras. Tudo o que uma pessoa conseguiu até agora e tudo o que espera conseguir é muito influenciado por sua personalidade. Não seria exagero afirmar que é o patrimônio mais importante de uma pessoa. Portanto, é dramaticamente importante conhecer a personalidade dos contratados que vão trabalhar em sua empresa.
Verifique se a personalidade do contratado é compatível com os valores da empresa: Apesar de a personalidade adquirir alguma maleabilidade com o passar dos anos, a estrutura (a base) continua sendo a mesma durante toda a vida. "Lagartixa não vira jacaré". Não é bom negócio cobrar e insistir em coisas improváveis. Por exemplo: se o contratado gosta de trabalhar sozinho e sua empresa valoriza o trabalho em grupo, não insista! O estilo dele continuará sendo o mesmo e a chance de conflito será grande.
Identifique os pontos fortes: A inteligência e a eficiência de uma pessoa dependem de seu sucesso em tirar proveito de suas conexões mentais mais fortes. Analise quais são os maiores talentos do contratado e se estes talentos podem ser totalmente utilizados em sua empresa.
Posicione a pessoa onde ela rende mais: A genética e o ambiente geram um indivíduo talentoso à sua maneira, pela capacidade de reagir ao mundo de um jeito único. Depois da contratação, procure posicionar o novo colaborador onde ele possa usar seus talentos na maior parte do tempo. O perfeccionista gosta de organizar, o extrovertido de se relacionar, o dominante de comandar, o impaciente de acelerar.
Promova treinamentos consistentes: Pessoas talentosas precisam de bons treinamentos para aprimorar mais rapidamente seus pontos fortes. Isso fará com que o novo colaborador entenda mais rapidamente os processos mais importantes da empresa.
Ajude o novo colaborador a se ambientar politicamente: Os colaboradores mais antigos podem ficar um pouco enciumados com a vinda de alguém de fora. É fundamental que o gestor ajude a “quebrar o gelo” nos primeiros três meses, que costuma ser o período crítico de adaptação. Outra forma de ajudar a se adaptar é realizar o treinamento de integração e a empresa ter monitores em cada setor da empresa, os quais irão ajudar o novo colaborador a se adaptar melhor.
Estas seis ações darão a qualquer gestor condições práticas de ajudar com que a estrela continue brilhando no novo emprego.
Fonte: Administradores