Como reter os melhores talentos em sua empresa

Nas gerações passadas, era comum escutarmos que o profissional bem-sucedido era aquele que cultivava uma carreira longa e de relacionamento duradouro com a sua empresa, mas dá pra perceber que essa já não é a realidade atual. É comum acompanharmos uma grande rotatividade de profissionais que buscam não mais a estabilidade, mas novos desafios.
Esse movimento está fazendo com que as empresas se dediquem a criar ferramentas que ajudem a reter os seus talentos e também a tornar-se desejada pelos talentos que estão no mercado. O que não falta é alternativa para benefício: bolsas de estudo, viagens, programas de incentivo e divisão de lucros são só alguns exemplos. Porém, pouco se fala dos conceitos simples e que podem ser facilmente aplicados em qualquer empresa. Atitudes que criam vínculo e pertencimento.
Plano de carreira
Crie junto com o seu colaborador um bom plano de carreira que seja condizente com aquilo que ele almeja para sua carreira. Uma atitude simples como essa permite que ele vislumbre o futuro e demonstra o cuidado que a empresa tem com a gestão das suas pessoas.
Ética
Demonstre que a empresa possui preocupações sustentáveis e éticas. Estes pontos são muito bem vistos pelos profissionais das novas gerações e podem ser feitos com atitudes simples e transparentes ao longo do dia a dia corporativo.
Integração
Todo mundo sabe como os primeiros dias são difíceis onde quer que seja: da ansiedade antes do primeiro dia de aula ao nervosismo e a pressão durante os primeiros dias de um novo emprego. Seja transparente com os novos profissionais que chegam, promova o contato com seus futuros colegas de trabalho, gere atividades que facilitem a integração, apresente a história da empresa e seus valores de uma maneira interativa. Com certeza um profissional que se sente acolhido vai ser mais resistente às adversidades dos primeiros dias.
Comunicação
Crie uma política de receptividade às novas ideias e faça com que os profissionais que formam o time da sua empresa sintam-se livres para contribuir. Caso você acredite que o ambiente atual não é favorável para estas atitudes, organize encontros informais entre os líderes e gestores com sua equipe. Favorecer a troca de informação, além de melhorar o clima interno, com certeza trará o talento individual de cada um para a produtividade da equipe.
Transparência
Tem sido cada vez mais raro encontrar empresas que se esforcem para construir um ambiente transparente. O alto turnover de sua equipe aliada e a forte concorrência gerada por uma economia aquecida podem ser os causadores dessa cultura fechada. Para reter talentos, ambientes repletos de segredos e processos desconhecidos não são bem-vindos. Transparência quer dizer compartilhar e trazer o talento do seu profissional em prol dos desafios cotidianos.
Apesar de serem atitudes aparentemente simples de se colocar em prática, são mudanças culturais e é neste ponto que muitas empresas falham, porém são atitudes extremamente poderosas quando aplicadas corretamente. Pare de perder seus melhores profissionais e se transforme em um porto seguro para os profissionais de verdadeiro talento.
Fonte: Quantum Assessment