Gol do cliente


O imediatismo típico de muitas empresas brasileiras faz com que seus líderes fiquem pensando nos efeitos de crises, de momentos difíceis, da crise globalizada da economia e esquecem de treinar o seu pessoal.
Não atendem pessoalmente os seus clientes, não conhecem mais os seus funcionários e quando perdem negócios, culpam a crise, o medo, e nunca se referem a sua equipe.
Dias destes fui, como cliente, fui a uma empresa. Ótimas instalações, local privilegiado, produtos excelentes, um orgulho para aquela cidade. Mas, o atendimento sofrível, de um pessoal não treinado, que não sabiam ao certo o que faziam ali.
Ou seja, o negócio tem tudo para dar certo, mas se complica naquilo que não acham o principal, pois não entendem que o cliente quer bons produtos, excelência no atendimento e isto inclui, além da rapidez um sorriso autêntico. E isto só vem com treinamento e contratação de pessoas certas para aquele tipo de trabalho.
Até acredito que as empresas jogam caminhões de dinheiro fora em treinamento por vislumbrar sempre a educação técnica, esquecendo-se de treinar motivação, atitudes, comportamentos.
Investem alguns milhões de reais na frota de caminhões e não investem uns poucos reais para treinar os motoristas que acabam arrebentando os motores, diferenciais, câmbios, pneus,…
O mercado é interessante, assemelhando-se a uma copa do  mundo. É preciso conhecer muito bem o seu time e avaliar com exatidão como vai o time dos outros, quem são as estrelas dos concorrentes, quem está marcando gol.
Acontece que ao olharmos para dentro do nosso negócio, existem pessoas ótimas, marcando gols e atingindo os objetivos. Mas também teremos a oportunidade de vermos pessoas que estão marcando gol contra, que acham que o cliente é uma amolação, que nada vai dar certo.
O grande diferencial virá das empresas que promoverem um show no relacionamento e atendimento aos seus clientes.
Enquanto existem pessoas que choram, existem outros que vendem lenços… E tem muita gente que compra!
Qual o cliente que volta quando teve um tipo de atendimento na venda e outro numa eventual troca ou assistência técnica? Treinar atendimento a clientes é ganhar dinheiro e ver o negócio prosperar porque os clientes sentem que ali tem padrão, consistência, amor de verdade ao cliente.
É preciso reinventar o seu negócio, o seu trabalho, a sua visão de cliente e atendimento. É preciso eliminar os urubus, os profetas do caos, plantonistas do mal e pensar num mundo diferente. Vamos acreditar menos em notícias negativas e ter mais entusiasmo.
Vamos treinar mais a nossa equipe, criando verdadeiros campeões dentro de empresas campeãs. O Brasil é um elástico que não arrebenta nunca. Quem tiver dúvidas, volte ao passado e rebusque os discursos de Rui Barbosa, aquele mesmo, que ensinava inglês para os ingleses.
E verá que país é este que estamos construindo, apesar de todas as mazelas e corrupções onde a vítima acaba sendo sempre o povo. Imagine este país, esta pátria nossa e dos nossos filhos, pensando e agindo fortes, só em coisas positivas! Seríamos imbatíveis!
Fonte: Gilclér Regina (Revista RH)