RH na prática

A implantação do Departamento de Recursos Humanos é fundamental para o crescimento da empresa. Contudo, para as pequenas e médias empresas, constituir um RH estratégico e que faça parte da gestão do negócio, sempre será mais difícil, já que a verba disponível não é exatamente o que o setor necessita. Mas por experiência própria, o que falta muitas vezes é o comprometimento daqueles que lideram o departamento.

Vou dar algumas dicas de como montar um setor de RH, sem necessidade de muita verba, porém com muito comprometimento e criatividade.

 Dentre as dezenas de atividades do Gestor de RH, listamos as primeiras que darão um norte à criação do RH:
1) Entenda o negócio da empresa, os conceitos, objetivos, valores e condutas
2) Procure discutir com a alta administração sobre valores que deverão ser reforçados e os que deverão ser alterados
3) Estabeleça e escreva as Políticas de RH
4) Defina e estruture o Regimento Interno da empresa e o Código de Ética
5) Estruture o Plano de Cargos, descrevendo cargos, funções, perfil, qualificações e competências
6) Defina as políticas de recompensa: plano de carreira, benefícios, reconhecimento e recompensa, visando aumentar a motivação e busca por resultados.
7) Defina as necessidades de treinamentos e planos de desenvolvimentos dos funcionários
8) Meça os retornos obtidos com os treinamentos através de Avaliações de Desempenho
9) Faça pesquisas de Clima Organizacional e Avaliação 360 graus para identificar problemas e resolve-los
10) Use softwares para acompanhar os processos e acompanhar cada colaborador, além de testes para identificação de competencias e perfil profissional


• Primeiro passo é elaborar uma estratégia para o setor de Recrutamento e Seleção (R&S): O importante nesse momento é saber que você está garimpando jóias para a sua empresa, buscar o talento no R&S é uma das tarefas mais importantes do setor de RH.



• Regulamento Interno: Monte um documento chamado regulamento interno, contendo os benefícios, políticas de descontos, obrigações e os direitos do novo colaborador. Esse regulamento servirá como consulta e direcionador, para que o novo colaborador possa iniciar sua carreira dentro da organização com muita eficiência, não infringindo regras e tendo uma conduta baseada nas normas da empresa, isso ajudará a otimizar o tempo do RH, no que diz respeito as dúvidas dos novatos.


• Programa de Integração: Nessa fase. o mais importante é fazer com que o recém chegado possa se adaptar as suas novas atribuições o mais rápido possível (existem pesquisas que mostram que cada novo colaborador demora em média seis meses para render 100% da sua capacidade produtiva). Para que essa adaptação ocorra cada vez mais rápida, o RH pode atuar com o processo de integração. Antes de o novo colaborador começar suas atividades, monte um roteiro de integração e um formulário contendo todos os departamentos e todos os assuntos que serão tratados; para cada setor designe um orientador que irá acompanhá-lo por no mínimo 30 minutos. Nessa integração o recém contratado deverá anotar tudo que o líder do setor lhe explicar, as tarefas e rotinas do departamento, as entradas e saídas de informações, etc. Tire uma foto do recém contratado e envie um e-mail para todos os colaboradores da empresa, com um mini currículo, contendo em quais organizações ele já atuou, qual será a sua função dentro da empresa, em qual setor e qual o líder que irá coordená-lo, assim todos os colaboradores já irão conhecer o novato, facilitando os diálogos e a integração. Com esse processo de integração, o novo colaborador já vai se sentir em casa, conhecendo os processos e o que cada setor faz na empresa. O intuito é que ele já possa caminhar com suas próprias pernas desde o inicio de sua carreira na organização. Não esqueça de providenciar o local, equipamentos e o material que ele vai trabalhar (mesa, cadeira, computador, e-mail, etc.) faça uma apresentação das dependências e instalações da empresa, apresentando o refeitório, banheiro, etc., deixe o colaborador bem à vontade.
Faça dessa nova contratação um motivo de orgulho e festa, trate esse fato como se fosse uma conquista de um novo cliente, um novo equipamento, uma melhora na posição em seu nicho de mercado, ou um aumento nos lucros.

Esse é o momento em que um profissional está trazendo suas experiências do mercado para agregar valor a sua empresa, o receba como uma verdadeira conquista. Até banner de boas vindas será uma poderosa ferramenta.



• Motivação: sistemas de motivação podem ser criados na empresa com custo baixo, por exemplo: e-mail de parabenização para os colaboradores que desempenham suas tarefas com comprometimento e destreza, felicitação e comemoração no aniversário, envio de flores para as esposas e esposos no dia do aniversário. Faça da organização uma empresa com clima festivo e que parabeniza os acertos no momento em que eles acontecem. Mostre para todos os colaboradores a importância que eles têm na organização, force a amizade, carinho e respeito entre todos. Busque alternativas com o mínimo de custo, mas com muita criatividade, todos nós gostamos de nos sentir únicos e personalizados, fazer com que o colaborador sinta-se parte do processo, parte da equipe, importante em todas as suas atividades diárias, orgulhoso por seu trabalho e sua empresa, trará uma motivação diária àqueles que fazem o processo andar.

O papel do RH nesse momento nas organizações é criar um ambiente feliz, alegre, de respeito às pessoas, e propício para que os colaboradores possam trabalhar motivados, gerando assim melhores resultados para a organização.