Absenteísmo

Nas empresas, quando os trabalhos são interrompidos ou descontinuados pela ausência de um ou mais funcionários do quadro da empresa, quebrando a sinergia operacional, as coisas não andam bem e, com certeza, medidas importantes devem ser tomadas. O absenteísmo quase sempre é a consequência, é a dor refletida de uma causa que precisa ser diagnosticada pelos gestores, para controle e identificação. 

E assim como na Medicina, deve-se levantar dados da sua vida passada, medir a pressão, a temperatura, e seguir examinando, ou seja, quero dizer, através deste exemplo, que a empresa deve ter indicadores internos que possam mostrar este índice, ou seja, de como anda o ambiente interno da empresa, pois esta pode ser culpada (quando omissa) por influenciar a intenção dos colaboradores de se ausentarem do trabalho, por meio de ações, como disciplinar imediatamente os faltosos sem justificativa ou justificativas infundadas, implantar programas de qualidade de vida e outras com custos mínimos e auto-pagáveis pelo seu retorno. É duro, em qualquer empresa, ter em seus quadros funcionários faltosos. Todo profissional que falta ao trabalho gera um desconforto na organização. Todos podem sentir esta falta durante o dia do trabalho. Aí entram medidas que devem ser tomadas para que quando aconteça, a empresa tenha o “plano B”. Deve-se olhar o desconforto com outros olhos, pela descontinuidade dos serviços, pela demora de resposta de um e-mail, ou seja, o cliente não pode sentir esta descontinuidade. 

Algumas ações são tomadas variando de empresa para empresa. Mas uma coisa é certa: a empresa tem que ter indicadores, processos em que tenha as informações em tempo real. E a área de Recursos Humanos, através do Departamento de Pessoal, precisa ter em mãos relatórios do sistema de ponto eletrônico ou qualquer outro sistema que anteceda este sistema, mesmo que manualmente, os gestores precisam estar atentos para as ausências sem atestado médico. 

Em paralelo, acompanhar junto ao seu Setor de Medicina do Trabalho (Saúde Ocupacional), também as ausências com atestado médico. Se na sua empresa não possui um Setor de Medicina do Trabalho, essas informações devem constar nos controles da área do Departamento Pessoal. A empresa tem que ter informações, histórico. E desta forma será possível levantar as informações inerentes a ausência/dia. Não se pode deixar de lado os atrasos e saídas antecipadas por qualquer motivo. Os processos devem levar os resultados de indicadores de absenteísmo, para apurar o seu reflexo no custo financeiro dos resultados da empresa. As avaliações destes índices podem ser por categorias / faixas salariais dos profissionais ou setores / departamentos da empresa. Mas jamais a empresa pode deixar de ficar atenta a estes índices. 

Para calcular o índice de absenteísmo, pode-se utilizar, dentre outras, a seguinte fórmula:
[(total de homens/hora X horas trabalhadas) / (total de homens/hora X horas perdidas)] X 100. Aí obtém-se o índice da empresa. 

Se os indicadores mostrarem altos índices de absenteísmo em algum setor/departamento ou em alguma categoria profissional/função, deve-se agir imediatamente para conter, identificando o problema e implementando soluções para contê-lo. 


Existem profissionais da área de RH (psicólogos organizacionais) preparados para fazer uma observação mais profunda, detectando as causas e soluções do problema. Envolver gestores e seus profissionais é importante em campanhas. Os dados devem ser divulgados por toda a empresa de forma transparente. 


E aí vem uma pergunta fatal, que sempre me fazem: por que os profissionais da empresa faltam ao trabalho?

Para esta pergunta, existem diversas respostas, pois cada caso é um caso. Por isso precisa ser diagnosticado pelo psicólogo da empresa, para que possa tomar medidas imediatas para que não continue aumentando. O absenteísmo tem que estar sempre sob controle. 



Alguns fatores que influenciam os funcionários a faltarem:

  • falta de perspectivas de carreira
  • não existência de critérios claros de promoção interna
  • falta de reconhecimento pessoal
  • baixos salários
  • ambiente de trabalho com muita pressão ou terrorismo psicológico
  • comunicação deficiente entre setores ou pessoas, pela falta de processos claros
  • deficiência ou ausência de treinamentos
  • profissionais com mais de um emprego
  • controles inadequados de frequência / falta de supervisão adequada
  • indiferença dos líderes e gestores quanto às ausências
Quantos motivos podem agir isoladamente ou em conjunto para que o profissional se sinta desmotivado e sem incentivo para comparecer ao trabalho! Portanto, qualquer motivo vira uma “desculpa” para uma falta. É uma gripe, uma dor de cabeça, um problema intestinal, tudo vira motivo. 

E além disto, é fácil faltar ao trabalho com justificativa médica pois os Atestados Médicos podem ser fornecidos sem dificuldades, isto é fato, todos presenciamos a fatos como este. Falhas no sistema, que não cabe a mim por questões éticas julgar uma categoria profissional.

Por este motivo, quando a empresa tem um setor de Medicina do Trabalho, pode acompanhar mais de perto estes problemas. E o funcionário faltante é obrigado a ir à empresa para se consultar... Caso contrário, vai a algum conhecido ou utiliza de outros meios que estão fora do controle da empresa para pegar um atestado. Este setor, em sintonia com o RH atua com rigor para cada atestado médico apresentado ou solicitado.

Se estes índices crescerem em sua empresa, independente do porte dela, tome algumas medidas de impacto que são eficazes, tais como:


  • campanha de valorização da pontualidade e assiduidade
  • envolvimento do psicólogo com os funcionários, com o objetivo de contatar todos os casos de ausência ao trabalho, quer seja pessoalmente ou por telefone, mas estar mais junto do funcionário faltante
  • mostrar que a empresa se preocupa com seu bem-estar
  • intensificação do contato do médico do trabalho ou de algum profissional de RH junto aos funcionários com maior número de atestados, afim de evitar medidas enérgicas de efeito, como advertências, suspensões e desligamentos. 
Deve-se tratar da dor, da doença e da causa também. O absenteísmo deve ser analisado em todo o seu processo: início, meio e fim. Todos querem resultados e atrás deles é que o psicólogo organizacional trabalha, junto com o RH. 


Bem como a empresa deve valorizar seus funcionários pelo conhecimento e por seus resultados. A empresa necessita oferecer suporte para que seus funcionários atinjam suas metas. Suporte não significa apenas coisas materiais, mas também condições e desafios para o funcionário superar o dia a dia, que os mantenha motivados. 


Fonte: adaptado de RH Portal