Liderança Eficaz

Por que ser um líder?
Possibilidade de alcançar resultados surpreendentes por meio das pessoas.


Os princípios da liderança:
  • sirva com o que você tem de talento
  • inspire com um propósito
  • treine a equipe - e você mesmo - sempre que for necessário
  • questione e faça com que os outros pensem por eles mesmos
  • ajude as pessoas a brilharem
  • invista nas relações humanas
  • acredite nas pessoas
  • descubra o melhor de cada um
  • comunique-se com clareza
As características do líder:
  • visão
  • autoconhecimento
  • carisma
  • conhecimento técnico e prático
  • paixão pelo que faz
  • habilidade situacional
  • comunicação
  • proatividade
  • ouvir com interesse
  • capacidade de observar e compreender o contexto
  • centrado
  • focado
Regras para se tornar um líder - e não apenas um gerente ou chefe:

1ª regra:
Desenvolva a visão de curto, médio e longo prazo
O líder precisa ter uma visão de futuro atraente e realista, com parâmetros bem definidos para a questão dos números. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe por meio do compartilhamento de suas expectativas e pelas formas de alcançá-las. Sendo assim, coloque no papel a sua visão de futuro em relação à própria carreira, à equipe e ao negócio.

2ª regra:


Oriente-se para resultados em equipe


Além de ter uma visão de futuro bem definida, é necessário criar estratégias que envolvam as pessoas para o alcance de resultados extraordinários. Muitos profissionais em cargo de liderança falham com a equipe por dedicarem a sua atenção apenas a metodologias e números, esquecendo, assim, do desenvolvimento de competências. Portanto, reúna-se com a equipe para discutir quais delas, se bem trabalhadas, vão gerar mais impacto positivo para o alcance dos resultados.

3ª regra:


Tenha senso de realidade


O líder tem que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca são e nem serão como ele gostaria que fosse. Portanto, encarar a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é preciso ser feito para o sucesso dos negócios e da equipe é uma característica fundamental para um líder eficaz. Estar orientado para bons resultados traz grandes possibilidades de crescimentos na área profissional e pessoal.

4ª regra:


Mantenha-se flexível
A flexibilidade ajuda um líder a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma forma diferenciada, ou até mesmo colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele estará disposto a fazer. Estar preparado para modificar o caminho até o destino final é essencial. Pergunte-se sempre: O que posso aprender com isso? Qual a solução? Esta é uma oportunidade de desenvolver o quê?


5ª regra:
Reconheça a equipe
O verdadeiro segredo de uma equipe de sucesso é a forma e a frequência com que um líder fornece feedbacks positivos. Uma dica para fortalecer o comprometimento da equipe está em agendar reuniões quinzenais para parabenizá-la e comemorar os resultados mais importantes do período.

6ª regra:
Conheça a si mesmo
Muitos líderes frustram-se por não conhecerem o perfil das pessoas que formam sua equipe, mas antes é preciso buscar o autoconhecimento. Aconselho a todo líder passar por programas de coaching, terapias, treinamentos, entre outros. Quando ele conhece seu ponto fraco, pode transformá-lo em ponto forte ou até mesmo contratar um braço direito para suprir sua necessidade; no entanto, o grande desafio é justamente enxergar esses pontos a serem trabalhados. Aproveite para fazer uma lista dos seus pontos fortes com ações para fortalecê-los ainda mais e outra dos pontos fracos com ações para desenvolvê-los.


7ª regra:


Assuma a responsabilidade
Aconteça o que acontecer, o líder tem que assumir a responsabilidade pelos resultados. No momento de sucesso é ele quem deve parabenizar a equipe por esta conquista e em um eventual fracasso, deve instigar todos a pensarem em possíveis aprendizados com a situação. Tenha em mente o que é de sua responsabilidade, da equipe e o que depende de terceiros. Comunique para equipe.



8ª regra:
Desenvolva a inteligência emocional
Um líder emocionalmente inteligente consegue mobilizar suas emoções estrategicamente para alcançar suas metas. Trabalhe o autocontrole, pense antes de agir e  administre seus impulsos para não explodir e depois se arrepender. Adapte-se às situações para alcançar um objetivo e tenha foco em momentos de pressão.



9ª regra:
Tenha automotivação
É fundamental os indivíduos terem um propósito, um motivo para agir. Estar pronto para agarrar as oportunidades, superar os obstáculos e aprender com eles para seguir em frente é muito importante. Saiba que o fracasso é um julgamento em curto prazo e trabalhe constante e incessantemente em busca de resultados positivos. Mobilize pessoas para alcançar a realização profissional, pois a motivação é sinal de iniciativa e persistência.



10ª regra:
Contrate com qualidade
Infelizmente muitos líderes têm a tendência de contratar um profissional para a sua equipe por afinidade, com a expectativa de que ele será a pessoa certa para o cargo. Porém, nem sempre é o que acontece. O ponto essencial da contratação é ter muito claro que tipo de colaborador é necessário e qual é o perfil comportamental ideal que deve ter. Para isso, aconselho utilizar instrumentos que vão mapear realmente o perfil dos candidatos.



11ª regra:
Gerencie a sua equipe
Exercite a liderança situacional, gerencie conflitos, colabore com a equipe, construa alianças e desenvolva as qualidades dos colaboradores. Desafie o status quo, ou seja, a maneira como as coisas são. Essa será uma forma de avaliar como você gerencia os outros. Adote os estilos do líder aprendiz atuando com a liderança situacional, ou seja, atue com o estilo necessário de acordo com o momento da equipe e do estágio de desenvolvimento de cada membro.



Os estilos de líderes:

Diretivoque dá a direção dizendo o que fazer 
Treinadorque desenvolve as pessoas para o futuro
Mobilizador: que mobiliza pessoas em direção à visão
Afiliativo: que cria harmonia para curar rixas de times e motiva em momentos de estresse
Democrático: que cria colaboração para conseguir consenso
Apoiador: que serve como apoio e estímulo
Gerente: que gerencia operações, planos, atividades e soluciona problemas

Para ser um líder eficaz, deve intercalar estes estilos de liderança conforme o momento, adequando às necessidades da equipe.

Como ser um líder com todos estes estilos:


  • Preparar um sucessor em vez de centralizar
  • Compartilhar uma visão com a equipe e lembrá-la frequentemente de suas metas, em vez de mantê-las apenas em sua mente
  • Dar feedbacks com base em evidências e não em informações vagas e acusatórias
  • Apoiar e pensar em soluções em vez de cobrar
  • Constantemente tomar decisões e não protelá-las
  • Questionar antes de fazer um julgamento errado de alguém
  • Não tomar decisões baseadas na popularidade, com a intenção de ser bem visto
  • Colocar-se no lugar da equipe para entender os desafios e o que ela enfrenta
  • Não triangular a comunicação, ou seja, não deixar que uma interrompa a outra. O segredo é colocar todos na mesma sala e trocar opiniões de maneira organizada, tendo a plena consciência do que cada um disse
  • Nunca comunicar através da mão única - “Faça o que eu mando e cala a boca” 
  • Cuidado para não admitir seus erros e não assumir as responsabilidades, pondo a culpa nos outros
  • Comunique-se com o foco no “nós” e não no “eu” e no “outro”
  • Comemorar os resultados
  • Não cobre resultados sem dar o devido treinamento


Carlos Cruz - Você RH

Assista ao vídeo abaixo, um exemplo de liderança eficaz, motivação, disciplina e trabalho em equipe: