Os 10 mandamentos da demissão

Num mundo ideal, todos viveriam felizes no trabalho e você nunca teria de demitir ninguém. Mas não vivemos num mundo ideal - é preciso demitir gente e isso nunca será uma tarefa fácil. É perfeitamente possível, porém, evitar erros sérios na hora da demissão - e garantir, assim, que o fim de um problema não signifique o começo de uma porção de outros.

Abaixo, com base num texto da Harvard Management Communication Letter, dez mandamentos que podem ajudá-lo:

1. Não demitirás a pessoa, e sim o desempenho que ela vem obtendo. Ao demitir alguém, mantenha o foco no trabalho, na performance e nos resultados, e não na pessoa. Ela deve ser demitida pelo que faz, não pelo que é.
2. Não farás de conta que a demissão é algo diferente de uma admissão. Você pode e deve oferecer ao demitido todos os paliativos materiais possíveis, mas não tente dizer que a demissão “não é tão ruim assim”. Admita, honestamente que sua decisão causará dor e angústia.
3. Não permitirás que na conversa na qual a pessoa é demitida seja a primeira vez em que ela ouve que o trabalho dela é ruim. Gerenciar pessoas exige acompanhar seu desempenho com atenção, fazendo críticas e apontando erros sempre que necessário. Seja realista na avaliação de seus subordinados o tempo todo - e não apenas no momento de demitir um deles.
4. Deverás manter boa documentação sobre o desempenho do demitido. Na hora da demissão, nada como ter fatos concretos, claros e bem documentados sobre a performance do demitido, para explicar a ele os motivos objetivos da decisão.
5. Não demitirás numa sexta-feira. Ou às vésperas de Natal, ou no dia em que a pessoa vai sair de férias.
6. Farás com que a conversa de demissão seja rápida. É inútil prolongar, com rodeios e explicações complicadas, um momento difícil. Permita que o funcionário demitido comece a lidar com sua nova realidade o mais cedo possível.
7. Não demitirás uma pessoa porque gostas mais de outra. Quem não conhece chefes que na hora de demitir fazem um acerto de contas pessoal? Vença esta tentação.
8. Não usarás boatos ou rumores como prova contra o demitido. É comum pessoas serem demitidas porque há um “consenso negativo” contra elas na equipe. Utilize sua própria cabeça para demitir - e não o falatório que você ouve.
9. Não disfarçarás uma demissão como sendo fruto de downsizing, reengenharia, novos planos, etc. Muitos gerentes utilizam esse tipo de truque para fugir da responsabilidade pessoal que têm na demissão. Diga sinceramente à pessoa os reais motivos da decisão - só assim ela terá alguma chance de corrigir seus erros e falhas profissionais.
10. Antes de demitir alguém, perguntarás a ti próprio: eu poderia ter feito alguma coisa para evitar isso? Muitas vezes a demissão representa uma falha não do funcionário, e sim do chefe. Gaste algum tempo refletindo honestamente sobre isso - antes de mandar alguém embora.

Fonte: Revista Você S.A.