Inteligência Emocional (Q.E. ou E.I.)

Inteligência Emocional é um termo utilizado em Psicologia para designar a inteligência que envolve habilidades para manipular as emoções, tornando-as coadjuvantes no processo de crescimento interno. Com a aplicação da Inteligência Emocional, as emoções dispersas, descontroladas e geralmente maléficas, podem ser analisadas, controladas e direcionadas para o desenvolvimento de pessoas e grupos.

Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, PhD, traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

A Inteligência é emocionalmente construída através da forma como a pessoa vivencia suas emoções. Assim, o êxito pode ser produzido por qualquer indivíduo que tenha capacidade/ habilidade suficiente para controlar seus impulsos, agindo com coerência e uma inteligência emocionalmente construída.

Uma pessoa com grau desenvolvido de inteligência emocional caracteriza-se pela habilidade e pela capacidade para perceber e controlar as emoções de si mesmo e das outras pessoas. Tal pessoa tem ampliada a sua capacidade de dominar as emoções com inteligência, passando a utilizar o fluxo de suas emoções de forma inteligente e construtiva, melhorando seus relacionamentos conjugais, afetivos, sociais e profissionais.

Daniel Goleman mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
3. Auto-Motivação - dirigir emoções à serviço de um objetivo é essencial para não desistir.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais.

As três primeiras habilidades acima referem-se à Inteligência Intrapessoal. As duas últimas, à Inteligência Interpessoal.

Inteligência Interpessoal é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.

1. Organização de grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança e a cooperação espontânea.
2. Negociação de soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
3. Empatia: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, reagir de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse comum.
4. Sensibilidade social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

Inteligência Intrapessoal: é como a habilidade interpessoal, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.

Para um adulto melhorar sua própria inteligência emocional, a primeira tarefa é desaprender e reaprender, devido ao fato que seus hábitos emocionais foram aprendidos na infância.

Importância das Emoções:

Sobrevivência: as emoções foram desenvolvidas naturalmente através de milhões de anos de evolução da espécie humana. Como resultado, elas possuem o potencial de servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação. As emoções alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas (sentimento de solidão - desejo de encontrar pessoas; sentimento de medo - necessidade de segurança).
Tomadas de decisão: as emoções são uma fonte valiosa de informação, pois ajudam a tomar decisões. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples porque não sentirá nada sobre suas escolhas.
Ajuste de limites: quando alguém se sente incomodado com o comportamento de uma pessoa, suas emoções o alerta. Se as pessoas aprenderem a confiar em suas emoções e sensações ajudará a ajustar seus limites, os quais são necessários para proteger a saúde física e mental.
Comunicação: as emoções ajudam na comunicação com outras pessoas, através das expressões faciais, gestos, atitudes. Se a pessoa também for verbalmente hábil, juntamente com as suas expressões, ela tem uma possibilidade maior de melhor expressar suas emoções. Também é necessário que a pessoa seja eficaz em escutar e entender os problemas dos outros.
União: as emoções são, talvez, a maior fonte potencial capaz de unir todos os membros da espécie humana.

O processo de aquisição e domínio da emoção através da inteligência está no princípio do “conheça-te a ti mesmo”. Ter autoconsciência significa reconhecer e compreender os próprios pensamentos, sentimentos e ações, estabelecendo uma relação produtiva entre esses elos para que se produzam reações favoráveis. Assim, adquire-se o poder de dominar as emoções. Com o tempo, o autodomínio é naturalmente estendido ao círculo de relacionamentos, levando a uma melhor compreensão do que se passa na mente daqueles que se convive, trazendo a perspectiva de uma melhoria significativa de vida.

Para se autoconhecer reserve um tempo no final do seu dia para fazer uma auto-análise. Procure perceber o modo como faz as suas ponderações, suas avaliações e seu julgamento acerca de fatos, circunstâncias e eventos ocorridos e repare bem na forma como reagiu. Para ampliar a autoconsciência é primordial desenvolver a autocrítica. Seja crítico consigo mesmo, prestando atenção nos seus sentimentos. Repare bem na sua atuação com os outros no decorrer do dia e analise os bons e os maus sentimentos experimentados nessa relação.

As emoções, quando descontroladas e absortas, dissipam grande quantidade de energia. É necessário dominar e redirecionar essa energia emocional para alcançar os resultados positivos que você almeja. Controle sua excitação, seus medos, seus ódios e seu desânimo porque tais sentimentos dissipam grande quantidade de energia, acabando por minar todas as suas forças.

É necessário controlar o emocional, habituando-se a focar os pensamentos e sentimentos em expectativas positivas. Faça do bom humor e do entusiasmo grandes aliados em seu dia-a-dia. Aprenda que novos hábitos são criados a partir de novos pensamentos mantidos com sentimento. Pode até parecer difícil no início, mas, à medida em que seus novos pensamentos são mantidos e embasados em uma nova perspectiva mais positiva, gradativamente vão se tornando parte de sua personalidade. Alimente seus pensamentos diários através da emoção e você estará seguramente construindo novos hábitos.

O domínio das emoções consiste num grande e potente diferencial, capaz de transportá-lo daquilo que você é hoje para tudo aquilo que almeja ser ou ter. Seguindo a regra básica do “conheça-te a ti mesmo” e aplicando-a sob a forma de um autocontrole eficaz, você pode usufruir, positivamente, das poderosas energias da emoção.

10 DICAS PARA AUMENTAR SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

1ª - Quando for necessário expressar verbalmente seus sentimentos, faça-o de forma precisa e objetiva. Use uma única frase com no máximo 3 palavras. Ex.: estou com sono; estou feliz; estou com pena; me sinto triste...
E não rotule pessoas ou situações. Ex.: ao invés de dizer: "Você está dirigindo este carro como um louco", diga: “estou com medo”; ao invés de dizer: "Não está vendo que o momento não é para piadas? Você não se toca não? Diga: “estou triste”.

2ª - Diferencie perfeitamente sentimentos de pensamentos quando for se expressar. É muito importante expressarmos precisa e corretamente nossos sentimentos quando os verbalizamos e, principalmente, não misturá-los com pensamentos que se referem a sentimentos.
Ex.: PENSAMENTO: "Eu penso que ..." ; SENTIMENTO: “Eu estou feliz”

3ª - Assuma a responsabilidade sobre seus sentimentos, não transfira a sua responsabilidade para o outro. Ex.: diga: "Eu sinto ciúmes", ao invés de dizer: "Você está me fazendo sentir ciúmes".
Analise seus próprios sentimentos ao invés das ações ou motivos das outras pessoas. Deixe que seus sentimentos o ajudem a identificar suas próprias razões para os seus diferentes estados emocionais.

4ª - Use seus sentimentos para ajudá-lo a tomar decisões. Tente imaginar a situação e perceba os sentimentos resultantes. Ex.: "Como eu me sentirei se eu fizer isso? Como eu me sentirei se eu não fizer isso? Como eu me sinto?
O que me ajudaria a me sentir melhor?"
Pergunte também aos outros para aprender com as respostas dos outros e explorar seus próprios sentimentos. Ex.: "Como você se sente? O que ajudaria você a sentir-se melhor?"

5ª - Use seus sentimentos para atingir seus objetivos. Defina seus objetivos claramente. Pense neles e pergunte-se como você quer se sentir quando atingi-los. Se eles envolverem outras pessoas, pergunte-se como você quer que eles se sintam quando você atingir seus objetivos (companheiro(a), filhos, amigo(a), colega, funcionários, alunos).
Agora que sabe quais sentimentos terá, comece a tomar ações na direção de seus objetivos. Durante o processo, obtenha feedback periodicamente (seu e/ou deles) e anote o progresso, dando notas de 0 a 10. Faça isso perguntando a si mesmo como se sente em relação aos seus objetivos e aos outros (quando for o caso), em relação ao que pretende que eles alcancem.
Seus sentimentos são os melhores sensores para perceber o quanto você andou.

6ª - Sinta-se energizado quando estiver bravo. Use os momentos de RAIVA para ganhar consciência da força que possui. Observe a energia que toma seu corpo impulsionando-o a produzir uma ação. A raiva é uma poderosa emoção. Ela pode ser usada para algo produtivo ou contraprodutivo.
A raiva :
1) é uma poderosa ferramenta da sobrevivência
2) é uma resposta à dor (física e psicológica)
3) é uma fonte de energia
4) quando estamos bravos, o cérebro baixa para padrões primitivos de nosso nível de evolução
5) quando prolongada nos leva à morte
6) quando reprimida também causa doenças

Nossa natureza desenvolveu esse estado emocional para ajudar a nos mantermos vivos. A raiva envia sinais para todas as partes de nosso corpo ajudando-nos a enfrentar ou a fugir. Ela nos energiza preparando-nos para a ação.
Quando se sentir bravo (com raiva), sinta a energia que ela dispara e tente parar e perguntar a si mesmo como canalizá-la de forma produtiva e eficiente.
Quando ficar bravo, PARE e PERCEBA. Em seguida CANALIZE ESSA ENERGIA PARA ALGO BOM!

7ª - Valide os sentimentos das pessoas: demonstre empatia, aceitação e compreensão dos sentimentos das pessoas. Para validar os sentimentos dos outros primeiramente aceite-os. Em seguida, compreenda-os e, finalmente, demonstre que os aceita e compreende. Invalidar é ao contrário. É rejeitar, ignorar ou julgar os sentimentos dos outros. Invalidando você estará descaracterizando e removendo a identidade das pessoas.

8ª - Use seus sentimentos para ajudá-lo a mostrar respeito pelos sentimentos dos outros. Ex.: "Como você se sentirá se eu fizer isto?"
Em seguida ouça e leve em sincera consideração os sentimentos que o outro irá expressar.

9ª - Não controle, não critique e não julgue os outros. Ao invés disso, tente só ouvir, desenvolver a empatia e o não-julgamento.
Ouvindo sem julgar e tentando identificar os sentimentos nas entrelinhas:
"Parece-me que você se sente desapontado..."
Ouvindo com empatia, foco e sentimento: "Eu entendo"; "Eu sei como você se sente"; "Eu senti isso também"

10ª - Evite pessoas que "anulam" você. Enquanto isto não é totalmente possível, no mínimo, tente dispender menos tempo com elas ou tente não deixá-las terem controle ou poder psicológico sobre você. Um sinal de alta auto-estima e alta I.E. é abster-se de dar respostas defensivas. Uma resposta saudável, informativa e assertiva, sem agressividade, é simplesmente expressar seus sentimentos clara e concisamente.

Como as outras pessoas vão responder à você, depende:
a) quanto elas o respeitam
b) quanto elas levam em conta os seus sentimentos
c) quão inseguras e defensivas elas são
d) quanto elas querem mudar ou controlar você.
Adaptado de Dalton

TESTE SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (adaptado de Denize Dutra)

Sou uma pessoa...

1) ...que persiste quando está frente a um novo desafio, não desistindo nas primeiras dificuldades
A - Sempre
B - Quase sempre
C - Às vezes
D - Raramente
E - Jamais

2) ...que procura se colocar no lugar do outro, sendo compreensiva em relação aos momentos difíceis de outra pessoa
A - Sempre
B - Quase sempre
C - Às vezes
D - Raramente
E - Jamais

3) ...que consegue manifestar suas emoções de acordo com as pessoas, situações e o momento oportuno
A - Sempre
B - Quase sempre
C - Às vezes
D - Raramente
E - Jamais

4) ...que consegue controlar suas emoções, mantendo a calma nos momentos difíceis
A - Sempre
B - Quase sempre
C - Às vezes
D - Raramente
E - Jamais

5) ... que tem uma visão realista de si mesmo, com adequada percepção de suas potencialidades e limitações
A - Sempre
B - Quase sempre
C - Às vezes
D - Raramente
E - Jamais

6) ...que consegue superar os sentimentos de frustração quando alguma coisa não dá certo, procurando aprender com as experiências negativas
A - Sempre
B - Quase sempre
C - Às vezes
D - Raramente
E - Jamais

7) ...que quando tem alguma dificuldade com outra pessoa, procura conversar diretamente com ela, evitando fofocas e mal entendido
A - Sempre
B - Quase sempre
C - Às vezes
D - Raramente
E - Jamais

8) ... que é muito difícil perder a paciência com as pessoas de que gosto. Se perco, logo recupero e me arrependo de ter perdido
A - Sempre
B - Quase sempre
C - Às vezes
D - Raramente
E - Jamais

9)...que consegue expressar suas opiniões de forma clara e percebe que é ouvida com atenção
A - Sempre
B - Quase sempre
C - Às vezes
D - Raramente
E - Jamais

10) ...que se sente segura diante das outras pessoas
A - Sempre
B - Quase sempre
C - Às vezes
D - Raramente
E - Jamais

RESULTADOS:
A= 5 B= 4 C= 3 D= 2 E= 1

41 a 50 pontos = Sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é bastante alta. Você não deve ter dificuldades para fazer amigos, e nem de relacionar-se com os outros de forma bem harmoniosa e produtiva.

31 a 40 pontos = Sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é bastante desenvolvida , mas se você aprender a observar atentamente as pessoas poderá desenvolvê-la ainda mais.

21 a 30 pontos = Sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL precisa "deslanchar" . Converse um pouco mais consigo mesmo, ouça o que os outros dizem com sinceridade de você. Treine seus sentimentos de empatia e aprenda a observar com mais respeito os defeitos de outras pessoas.

11 a 29 pontos = Seu grau de empatia e relacionamentos não é bom. Procure ouvir mais e falar menos. Saiba gostar até mesmo de particularidades que outras pessoas apresentam e que você critica.

10 pontos ou menos = Sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é bastante baixa. Procure compartilhar mais seus sentimentos e ideias. Acredite que melhorar seus relacionamentos não é difícil, mas exige trabalho persistente, e muita disponibilidade para o outro. Procure aprender com todas as experiências, mesmo que sejam negativas, evitando repetir situações que promovam frustrações.

Analise com atenção e veja exatamente quais são os pontos que você pode aprimorar!
Pense de que forma estes aspectos podem estar causando impactos positivos ou negativos no seu desempenho profissional e nas suas relações com o MUNDO!