Formando Equipes

Pare e reflita: para você, o que é mais importante, um Grupo ou uma Equipe de profissionais?
O esclarecimento para se chegar numa definição é o que está por trás disso, que são as relações afetivas e emocionais capazes de atingir um todo e performar relacionamento e resultado, para atingir um propósito que todos estão buscando e esperando conquistar.

Voltando ao questionamento, chega-se à conclusão que, em se tratando de grupos, pode haver formação de subgrupos capazes de dividir e desintegrar os membros de um determinado conjunto de pessoas e fazer com que o trabalho esperado não aconteça, sem falar nas discórdias, ironias e busca de interesses pessoais.

Uma equipe traduz-se em ação ou esforço simultâneo, cooperando e podendo expressar opiniões, necessidades ou preferências sem agredir ou desrespeitar qualquer integrante do coletivo de pessoas, pois fica característico o que é uma equipe ou grupo.

A característica principal de uma equipe é o relacionamento e a soma das partes sendo muito mais do que simplesmente o desempenho individual. Trabalho em equipe significa todos unirem-se em prol de um objetivo comum ou coletivo, deixando de lado o individualismo.

Para a formação de uma equipe o ambiente deve ser favorável, onde as vivências se multiplicam em circunstâncias de criatividade, de aprendizado e desafios.

Numa equipe (diferentemente dos grupos de pessoas), o conhecimento e habilidades são evidenciados pelas atitudes e competências de cada integrante e que, apesar de serem individuais, trabalham coletivamente em um esforço concentrado para a obtenção do binômio ganha-ganha, onde todos ganham: ganha o indivíduo, ganha a equipe e ganha a empresa.

Outra questão importante é que em uma equipe os integrantes aceitam rever suas posições e opiniões para desenvolver algo novo ou transformar o que existe, multiplicando a capacidade de reflexão e transformando em aprendizado os novos conceitos e práticas.

Quanto maior for o porte da empresa, maior será a possibilidade de não se conseguir formar equipes, mas sim grupos de pessoas que trabalham em um mesmo local. Isto acontece em empresas em que há um alto nível de competividade e pessoas cujo ego comanda seus pensamentos e ações, prejudicando os relacionamentos interpessoais, o desempenho e, consequentemente, os resultados esperados pela empresa.

Muitas vezes, o baixo desempenho está diretamente relacionado à falta de entrosamento entre os colaboradores. Vários são os fatores que podem levar a essa situação como, por exemplo, falta de motivação, ausência de uma liderança eficaz, programas de qualidade de vida que não se enquadra às necessidades dos profissionais e, o mais comum e importante, as empresas deixam de estimular o espírito de equipe junto aos seus colaboradores.

A seguir, algumas sugestões para que um grupo de pessoas se transforme em uma equipe coesa e apresente uma performance que atenda aos objetivos e missão da empresa:

1 - Toda vez que um colaborador novo ingressar na equipe, logo no primeiro dia, dedique alguns minutos do expediente para apresentá-lo aos demais colegas e dê boas-vindas. Isso fará que o recém-chegado não se sinta um “peixe fora d’água".
2 - O líder precisa ficar atento ao comportamento dos seus liderados e analisar como vai o entrosamento entre os membros da equipe. É claro que haverá pessoas que terão uma identificação mais acentuada com algum colega, mas isso não deve influenciar quando as atividades exigirem a participação de todos ou de boa parte da equipe.
3 - Lembre que grupo não é sinônimo de equipe. Contar com um grupo significa que as pessoas ocupam apenas um mesmo espaço físico diariamente. Já em uma equipe é notório o espírito de camaradagem e de sinergia entre os colaboradores.
4 - Promova reuniões periódicas com todos os membros da equipe. Isso significa que cada um tem um papel importante no andamento das atividades. Todos são importantes!
5 - Na responsabilidade de líder, sempre que chegar aquele momento de dar uma “paradinha” para o famoso cafezinho, aproveite o momento para conversar com quem está ao seu lado. Pergunte como foi o final de semana, se a pessoa assistiu ao futebol ou a um bom filme. A humanização no ambiente de trabalho é revelada através de pequenas ações.
6 - Durante as reuniões com os membros da equipe, deixe um espaço reservado para que as pessoas façam considerações sobre assuntos pertinentes ao trabalho. Todas têm algo a acrescentar. Nestes momentos podem surgir ideias valiosas que agreguem valor ao negócio.
7 - Se possível, crie um quadro de avisos para o seu departamento. Nesse espaço de comunicação interna, divulgue informações relacionadas à empresa e também notícias que envolvam os membros da sua equipe. Não custa divulgar a data de aniversário dos colaboradores, a informação de que um colega realiza um trabalho voluntário, que durante o final de semana os colegas se reuniram para participar de um campeonato de futebol e conquistaram uma boa colocação. Certamente, estas notícias descontraem o ambiente e aproximam as pessoas.
8 - Em momentos comemorativos da empresa, onde os colaboradores tenham a oportunidade de estarem reunidos, se a ocasião permitir, promova alguma atividade descontraída como uma gincana ou um campeonato, por exemplo.
9 - Caso a empresa em que você atua realiza pesquisa de clima organizacional periódica, fique atento aos resultados que indicam como os colaboradores se manifestaram em relação ao indicador “espírito de equipe” ou “camaradagem”. Se o indicador for negativo, é preciso que o gestor realize uma ação estratégica para identificar a raiz do problema.
10 - Detalhe importantíssimo: a boa comunicação entre o líder e seus liderados é o primeiro passo para que o espírito de equipe seja fortalecido a cada dia.

Este trabalho precisa ser contínuo e não esporádico.