Como lidar com o colaborador irado

Um colaborador chega nervoso e irritado ao RH, o que fazer?
 Não interrompa a fala do funcionário. Deixe-o libertar a raiva.
 Acima de tudo, mantenha-se calmo.
 Jamais diga para o funcionário que ele está muito nervoso, não peça para ele se acalmar. Por mais que seja um fato, a pior coisa que você poderá fazer, nesse momento, é lembrá-lo que ele está nervoso.
 Use frases adequadas ao momento, frases que ajudam a acalmar o funcionário, deixando a impressão de que você está ali para ajudá-lo. Exemplos: “imagino o que você está sentindo”. “Farei tudo para resolver o problema”. “Resolveremos o mais breve possível”. “Você tem razão”. “Conte comigo”.

Seis segredos para acalmar um colaborador nervoso:
 Escute atenciosamente e com interesse.
 Demonstre empatia, coloque-se no lugar do funcionário.
 Faça perguntas de forma amadurecida, não ameaçadora, que exijam do funcionário reflexão sobre suas respostas.
 Repita, retribua ao funcionário sua percepção sobre o problema dele, depois sugira uma ou mais alternativas para responder às suas preocupações.
 Desculpe-se sem fazer censuras. Mas se o funcionário estiver equivocado, mostre os fatos e o engano deste, sem arrogância, em tom de voz firme e calmo, mas não ameaçador.
 Solucione o problema, identifique soluções que satisfaçam o funcionário ou encontre alguém que possa fazer isso.

Diante de um colaborador mal-educado, o que fazer?
 Não seja mal-educado também. O tratamento deverá sempre ser positivo, independente das circunstâncias.
 Nunca leve o problema para o lado pessoal. Não fique envolvido emocionalmente. Aprenda a entender que você pessoalmente não é o alvo.
 Reaja com mais cortesia, com suavidade, cuidando para não parecer ironia. Quando você toma a iniciativa e age positivamente, coloca uma pressão psicológica no funcionário para que ele reaja de modo positivo.

Diante de erros ou problemas causados pela empresa, o que fazer?
 Admita o erro, sem evasivas, o mais rápido possível.
 Peça desculpas.
 Diga quem e como vai corrigir o problema.
 Explique o que ocorreu, evitando justificar.
 Entretanto, se tiver uma boa justificativa, justifique, mas com muita prudência. O funcionário irado não se interessa por justificativas. Este é um problema do setor.
 Diga que sente muito, mas que fará tudo que estiver ao seu alcance para que o problema seja resolvido.
 Faça contato pós-erro. Após a correção do problema, contate o funcionário e certifique-se se está tudo ok.

O colaborador não está entendendo. O que fazer?
 Concentre-se para entender o que realmente o funcionário quer ou, exatamente, o que ele não está entendendo e o porquê.
 Caso necessário, explique novamente, de outro jeito, até que o funcionário entenda.
 Alguma dificuldade maior? Peça ajuda. Chame o gerente, o psicólogo da empresa, o colega de setor. Mas evite, na medida do possível, que o funcionário saia sem entender.
 Lembre-se: humildade, paciência e boa didática são os requisitos fundamentais para entender e ser entendido pelos colaboradores.