Entrevista por Competências


A entrevista consiste em uma conversa para um objetivo definido, além da satisfação que a própria conversa pode produzir. A entrevista é uma situação social formal em que o entrevistador e o entrevistado interagem não apenas através das palavras que pronunciam, mas também da inflexão da voz, gestos, postura, expressão facial e demais traços pessoais e manifestações do comportamento.

Realiza-se entrevista porque se tem necessidade de dados que não podem ser encontradas nos currículos e que se espera obter pessoalmente nesta. Assim, quando se trata de conhecer a atitude, preferência, opinião de um indivíduo a respeito de determinado assunto, ninguém está mais em condições do que ele para dar tais informações. A entrevista é um instrumento extremamente útil no processo de Recrutamento & Seleção.
É esperado que o processo seletivo, após identificar e estimular a se candidatarem a uma vaga na organização (Recrutamento), possibilite distinguir, no grupo de candidatos, quais apresentam maiores condições para desempenhar adequadamente as funções do cargo.
E como saber, de maneira mais segura e objetiva, quais candidatos se sairiam melhor em uma determinada função? Será que nossos comportamentos passados podem nos dar indícios de nossos comportamentos futuros?

Na entrevista por competências parte-se do pressuposto de que os comportamentos passados podem dar indícios de comportamentos futuros e, por isto, adota-se como instrumento de trabalho uma pesquisa de comportamentos e resultados anteriores, objetivando a previsão de comportamentos futuros, que podem ou não colaborar para o sucesso do profissional na organização.

Muito se fala em competência(s), mas... o que é isso?
Competências são o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que tornam um profissional importante para sua organização e para toda e qualquer empresa, por meio de características que atendem às necessidades do mercado como um todo. Para tanto, é preciso ter conhecimento, saber fazer e querer fazer. Neste caso, o profissional com estas características possui EMPREGABILIDADE.

As competências técnicas estão relacionadas à Inteligência Intelectual (QI), ou seja, a quantidade de conhecimento formal e acadêmico que a pessoa conseguiu adquirir (domínio de idiomas, formação acadêmica, domínio de metodologias de trabalho, etc.). As competências comportamentais dizem respeito à Inteligência Emocional (QE), ou seja, o nível de equilíbrio e adequação com que a pessoa interage com o meio em que está inserida. São exemplos de competências comportamentais habilidades como: proatividade, flexibilidade, criatividade, organização, comunicação, foco em resultados, ousadia, planejamento, administração do tempo, etc.

Devido às diversas mudanças ocorridas nas empresas nos últimos anos (globalização, aumento da competitividade, necessidade da utilização de técnicas avançadas de negociação) houve a necessidade do trabalho em equipe e, consequentemente, a valorização das competências comportamentais. E foi para atender a demanda dos selecionadores e gestores, que passaram a precisar saber mais sobre as competências pessoais dos candidatos, que surgiu o conceito de seleção por múltiplas competências e as técnicas para a realização da ENTREVISTA POR COMPETÊNCIA.

São passos preliminares:
·       Definir as competências críticas do negócio
·       Definir as competências humanas críticas e essenciais para o cargo
·       Fazer o levantamento do perfil ideal para a posição
·       Estabelecer a régua de medição de competência
·       Mapear e conceituar as competências de acordo com o perfil ideal previamente levantado
·       Elaborar o roteiro da entrevista comportamental
·       Estabelecer padrão de comparação de resposta dos candidatos.
Para ajudar no levantamento do perfil ideal é importante ter em mente:
·       Os valores e missão da empresa, da área e do gestor requisitante;
·       Os motivos ou força propulsora para a abertura da vaga;
·       As atribuições e atividades a serem desempenhadas pelo novo colaborador;
·       Nível de responsabilidade, decisões e ações exigidas do cargo;
·       As informações que deverão ser passadas para os candidatos: salário, benefícios, local de trabalho, horários, etc.
·       Eventuais exigências legais para o desempenho da função;
·       As competências técnicas que são pré-requisitos para ocupar a posição: experiência profissional específico (ter ocupado determinado cargo ou participado de projetos específicos);
·       As competências comportamentais importantes para o desempenho pleno da função, ou seja, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que podem indicar o nível de equilíbrio e adequação com que o novo colaborador irá interagir com o meio em que está inserido.

O fortalecimento da parceria entre selecionador e requisitante é imprescindível em todas as etapas do processo, porém salutar nesta etapa, pois é o requisitante quem fornece a descrição das atividades e comportamentos imprescindíveis para a eficácia do colaborador no cargo, que possibilitarão a elaboração do mapeamento e conceituação das competências.

Preciosos indicadores das atividades e comportamentos são:
·       Descrição de cargo atualizada;
·       Maiores desafios do cargo;
·       Maiores erros cometidos no cargo;
·       Mudanças ocorridas recentemente;
·       Projetos a serem desenvolvidos em curto prazo;
·       Projetos que foram desenvolvidos pela equipe.

A Entrevista por Competência
Nesta entrevista, o entrevistador procurará coletar exemplos de situações vividas pelo candidato, procurando saber o que ele fez, sentiu e pensou e quais os resultados da sua ação em determinada situação.

Para planejar a Entrevista por Competência, o selecionador deve ter em mãos o Perfil de Competências, que ajudará na elaboração de perguntas específicas para investigar cada atributo ou Competência. As perguntas utilizadas na Entrevista por Competência, considerando- se a premissa de que comportamento passado prediz comportamento futuro, devem ser: claras e objetivas, abertas e específicas, com foco em competências, usar o verbo de ação no passado e investigar como aconteceu determinada ação.