O avanço
tecnológico e a inserção da geração millenial (geração Y) no mercado de trabalho
trouxeram grandes desafios para a
gestão de pessoas nas organizações. Estes aspectos levantaram questões sobre o
real papel do departamento de recursos
humanos e a
necessidade de um olhar mais humano para os colaboradores.
Muitas
empresas esquecem que as pessoas são a base de qualquer estratégia e não
integram os funcionários em seus processos estratégicos. Essa atitude faz com
que a taxa de desmotivação e desinteresse aumentem consideravelmente. O
resultado é a construção de uma equipe que não se preocupa com os resultados da
empresa ou se envolve com os propósitos organizacionais.
É importante
olhar para a forma como o negócio está sendo conduzido e se as pessoas estão
recebendo a atenção necessária. Quando um funcionário trabalha em uma empresa
que não oferece perspectivas de crescimento ou investe em aspectos básicos de qualidade de vida,
ele nunca se sentirá envolvido.
Como mudar
essa situação? Focando em uma liderança estratégica e inteligente, que faz gestão de pessoas com foco estratégico voltado para o
desenvolvimento dos colaboradores.
A gestão de pessoas é a peça
central de qualquer organização e garante que toda a equipe tenha um
desenvolvimento adequado às suas necessidades profissionais. Todas as suas
atividades estão relacionadas ao aprimoramento das habilidades, reconhecimento
e retenção dos funcionários.
Em uma gestão estratégica
de pessoas há um alinhamento entre todos os objetivos e propósitos
organizacionais. Ou seja, tudo aquilo que a empresa planeja deve girar em torno
do capital humano e suas necessidades. Esse processo é essencial para que um
negócio permaneça competitivo e em constante crescimento na era da inovação.
Afinal, são as pessoas que possuem a capacidade de aprendizado e geração de
recursos.
Quando esse sistema de gestão é
adotado, o departamento de recursos humanos é colocado como parceiro direto do
negócio. Ele passa a responder estrategicamente no processo de tomada de
decisões e inserção de novos métodos motivacionais que visam aumentar a
produtividade dos colaboradores.
Podemos dizer que a gestão estratégica é composta
por 4 etapas básicas:
1 – Avaliação de desempenho
Essa é uma excelente forma para
acompanhar e compreender a evolução do desempenho dos funcionários. Ela precisa
ser realizada regulamente para que as necessidades da equipe e da empresa
encontrem um equilíbrio. Além disso, é fundamental oferecer treinamentos,
bonificações e planos de carreira detalhados.
2 –
Feedback
Essa é uma etapa que está ao lado
da avaliação de desempenho e não pode nunca ser esquecida. Quando usado
corretamente, o feedback consegue identificar os pontos fortes no trabalho de
uma pessoa e aqueles que precisam de aprimoramento.
O importante é instruir o
colaborador para que os fatores que afetam sua produtividade sejam
evitados e, quando necessário, promover um treinamento mais profundo. Além
disso, é essencial reconhecer quem alcançou um bom desempenho.
3 –
Meritocracia
O reconhecimento deve ser feito
através do sistema de recompensas da meritocracia. Ou seja, quando um
funcionário consegue cumprir todas as metas estabelecidas ele é premiado e
reconhecido. Isso pode ser feito através de bonificações, viagens e outros
incentivos.
4 –
Realocação
A realocação é uma alternativa
para reduzir a taxa de rotatividade de pessoal. Quando um colaborador sente
dificuldades em uma área, ele pode ser inserido em outra função que tenha
relação com suas habilidades e os pontos positivos observados na avaliação de
desempenho. Esse processo evita demissões desnecessárias e aproveita os
talentos que a sua empresa já possui.
Uma dica é utilizar a gestão
por competências para auxiliar nessa etapa. Ela identifica quais as
habilidades que a empresa necessita e identifica o perfil profissional mais
adequado para cada função.
Integrando
as etapas
Enxergar essas etapas de forma
individualizada e fragmentada é um erro muito comum entre os gestores. Todas
elas precisam ser realizadas simultaneamente e com conectividade. Para isso, deve-se
utilizar ferramentas e técnicas capazes de integrá-las.
Uma dica é utilizar a gamificação (saiba o que é em http://www.mjv.com.br/biblioteca/infografico-o-que-e-gamificacao) em conjunto com uma plataforma de acompanhamento da produtividade da
equipe. Essa metodologia é bastante flexível e pode ser adaptada à realidade em
que a sua empresa está inserida.
Investir
em uma gestão estratégica de pessoas nunca foi tão importante como agora.
Vivemos em um cenário de constante mudança que exige das empresas inovação e
foco nas pessoas como fator essencial de crescimento. Isso deve ser primordial
em sua empresa junto com o aprimoramento contínuo dos processos de liderança e gestão
de pessoas. Desse modo, é importante ficar atento às exigências do mercado para
adaptar a empresa sempre que necessário.
Fonte: Ramon Corrêa (in Salpinx)