A comunicação
interna é importante para qualquer organização funcionar eficazmente. Os
funcionários devem sentir que podem se comunicar facilmente com os demais
membros da equipe, bem como com a alta gerência, pois isso contribui para a
produtividade e resultados globais.
A seguir medidas
práticas para melhorar a comunicação interna:
Torne acessível a
informação padrão da empresa
Cada organização
tem seu próprio conjunto de conhecimentos e normas internos, que todos os
funcionários seguem e entendem. Pode levar algum tempo para aprender como a
empresa faz as coisas, desde um protocolo para a preparação de documentos
voltados a clientes até outros tipos de melhores práticas. Ajude os
funcionários a aprender esta informação mais rapidamente, incluindo-a como uma
parte da formação e da criação de documentos internos para serem utilizados
como referência.
Torne a Missão e
Visão claras
Aproveite o tempo
para explicar os valores da empresa e sua missão, seja como parte de
treinamento corporativo ou como um lembrete regular para os funcionários.
Quando os funcionários são unidos em sua compreensão dos objetivos da empresa,
eles serão capazes de se comunicar uns com os outros de forma mais eficaz, a
fim de alcançá-los.
Fortaleça as
conexões
A comunicação não
deve ser melhorada apenas entre os membros da equipe que trabalham juntos, mas
também entre os funcionários e seus gestores. Certifique-se de abordar isso
durante os programas de formação em gestão. Gestores que tomam o tempo para
conhecer os seus funcionários e estão dispostos a ouvi-los vão achar mais fácil
se comunicar e manter a equipe produtiva. Quando os funcionários sentem que os
gestores são capazes de resolver suas preocupações individuais, eles se tornam
mais propensos a se sentir conectados.
Crie um diálogo
aberto
Mantenha os
funcionários atualizados sobre as mudanças da empresa, o progresso e os planos
futuros. Isso pode ser através de um boletim informativo bimestral ou em
reuniões da empresa. Além disso, permita que os funcionários se envolvam nessa
discussão. Estimule perguntas e comentários, e mostre que todas as ideias são
bem-vindas. Os funcionários são mais propensos a se comunicar bem quando eles
sentem que têm um papel no caminho traçado pela empresa.
Incentive o
compartilhamento de informações
Forneça uma
plataforma online para compartilhamento de conhecimento. Os funcionários estão
propensos a ler sobre novidades e tendências organizacionais regularmente, por
isso ofereça-lhes um lugar para compartilhar essa informação. Ao ter uma
oportunidade de mostrar o que sabem, o profissional estará ansioso para se
envolver nessa empreitada. Não só isso vai criar mais energia e propósito por
trás da comunicação, mas o compartilhamento de informações valiosas será útil
ao negócio.
Ferramentas online
de gerenciamento de projetos
Existem muitos
tipos de ferramentas online que podem ser utilizadas para facilitar a
comunicação. Essas ferramentas podem ajudar a acompanhar o progresso de um
projeto para que todos saibam o que resta a ser feito. Enquanto a comunicação
cara a cara é sempre importante, ferramentas online podem ajudar nesse
processo, economizando tempo e ajudando a documentar o trabalho.
Planeje eventos
externos
Crie oportunidades
para os funcionários se encontrarem fora do escritório. Nada impede mais a
comunicação do que quando existem funcionários da empresa que não conhecem
verdadeiramente uns aos outros. Planeje uma festa ou um happy hour depois do trabalho. Isso também dá aos funcionários algo
pelo qual ansiar, o que pode facilitar um melhor engajamento e uma comunicação
mais forte.
Incentive a
comunicação e proporcione canais para isso dentro de sua empresa. Isso fará que
muitos problemas rotineiros sejam resolvidos!
Fonte: Jennifer Miller (in Recursos & Humanos)