Já é um fato: hoje as redes sociais,
como Facebook ou Linkedin, são ferramentas poderosas para os recrutadores. À
medida que cresce o uso, mais e mais empresas reconhecem que nestas plataformas
são encontrados candidatos adequados para os mais variados perfis, de forma
rápida e com um custo menor do que os métodos tradicionais de recrutamento. As
redes sociais podem oferecer aos gestores de RH e recrutadores uma vantagem
competitiva para encontrar e atrair os melhores talentos. Com isso, o modus operandi mudou: as indicações,
referências e recomendações a partir das redes de relacionamento no mundo
digital tornaram-se uma poderosa fonte de captação de profissionais com
excelente qualificação e maior aderência de perfil à cultura da organização.
É
a hora do recrutamento social. Surge uma oportunidade diferenciada para
encontrar candidatos que não poderiam ser achados de outra forma. Isto não quer
dizer que os métodos existentes devem ser descartados completamente. O
ideal é gerar um mix que complemente
os esforços existentes aproveitando as novas ferramentas para resultados mais
assertivos.
O
valor deste tipo de recrutamento ultrapassa o modelo de simples captação. A
verificação deste aumento na eficiência por meio do uso das redes sociais pode
ser constatada pelos indicadores de desempenho. Para isto, a equipe de RH
precisa ter disponíveis softwares de
recrutamento que oferecem estes indicadores como parte de suas
ferramentas. Algumas métricas, com gráficos simples e de fácil
visualização, podem ser utilizadas para mostrar o valor do recrutamento social:
candidatos por fonte de captação, contratações por fonte de captação, tempo
para contratação, retenção de novos profissionais, candidatos identificados
como alta performance, etc.
Estas
soluções tecnológicas, que abrem a janela das redes sociais ao processo de
recrutamento, também trazem outras funcionalidades estratégicas, como por
exemplo, tornar o site de recrutamento mais atrativo e permitir a criação de
campanhas específicas para o perfil procurado, com posts de oportunidades no
Facebook, Twitter e Linkedin. Além disso, possibilitam que os candidatos
juntem-se às comunidades de talentos e acessem as oportunidades por meio de
dispositivos móveis. Outras funcionalidades possibilitam o monitoramento e
gerenciamento de relatórios sobre toda a atividade de recrutamento social em um
único painel de controle, também com acesso por dispositivos móveis.
Quando o recrutamento social é
aplicado como uma iniciativa estratégica, a empresa ganha por ampliar seu
potencial para seleção, com perfis específicos para as demandas e com maior
possibilidade de adequação às exigências culturais. Esta nova modalidade
também posiciona a empresa contratante em um status preferencial e diferenciado, pela atuação digital moderna e
interativa. Resultado? O aumento do interesse do profissional para fazer parte
de uma empresa inovadora.
Sem
dúvida, estamos diante de uma oportunidade única. A tecnologia já existe. Agora
apenas precisamos aceitar o desafio.
Eduardo Lopez (in Gestão e RH)