Clima
organizacional é a percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa,
através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e
sistemas, e a consequente reação a esta percepção.
A pesquisa de clima organizacional é um instrumento de gestão
voltado para análise do ambiente interno. Tem o objetivo de mapear ou retratar
os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores da
empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e
aspirações.
A pesquisa de clima organizacional é uma forma de mapear o
ambiente interno da empresa para, assim, atacar efetivamente os principais
focos de problemas, melhorando o ambiente de trabalho. E, além de criar um
canal de comunicação com os colaboradores e identificar aspectos positivos e
negativos que impactam o ambiente de trabalho, esta atitude da empresa eleva
bastante o índice de motivação, pois dentro desta ação está o sentimento
"estamos querendo ouvir você", "você e sua opinião são muito
importantes para nós". A crença na empresa eleva-se sensivelmente.
É importante que a pesquisa de clima organizacional aborde
questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como:
O trabalho em
si - com base nesta variável procura-se conhecer a percepção e a
atitude das pessoas em relação ao trabalho, ao horário, à distribuição, à
suficiência de pessoal, etc.
Integração
setorial e interpessoal - avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre as
pessoas e os diversos departamentos da empresa.
Salário - analisa a existência de eventuais distorções entre os salários
internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários pagos por outras
empresas.
Estilo
gerencial - aponta o grau de satisfação das pessoas com a sua chefia imediata,
analisando a gestão em termos de competência, feedback, organização,
relacionamento, etc.
Comunicação - busca o conhecimento que as pessoas têm sobre os fatos relevantes
da empresa, seus canais de comunicação, etc.
Desenvolvimento
profissional - avalia as oportunidades de treinamento e as possibilidades de
promoções e carreira que a empresa oferece.
Imagem da
empresa - procura conhecer o sentimento das pessoas em relação à empresa.
Processo decisório
- esta variável revela uma faceta da supervisão, relativa à
centralização ou descentralização de suas decisões.
Benefícios - apura o grau de satisfação com relação aos diferentes benefícios
oferecidos pela empresa.
Condições
físicas do trabalho - verifica a qualidade das condições físicas de trabalho, as
condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e
doenças profissionais.
Trabalho em
equipe - mede algumas formas de participação na gestão da empresa.
Orientação
para resultados - verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que as pessoas
se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.
Para
que esta ferramenta de gestão seja bem aplicada, deve-se observar algumas fases
do processo da pesquisa de clima organizacional, que são:
1. Reunião com o RH da empresa para conhecer sua cultura e perfil dos colaboradores
1. Reunião com o RH da empresa para conhecer sua cultura e perfil dos colaboradores
2.
Elaboração do formulário
3. Comunicação aos colaboradores sobre a realização da pesquisa (o que é e para que serve)
4. Aplicação da pesquisa
5. Apuração dos dados
6. Relatórios
7. Plano de ação para sanar as dificuldades encontradas
3. Comunicação aos colaboradores sobre a realização da pesquisa (o que é e para que serve)
4. Aplicação da pesquisa
5. Apuração dos dados
6. Relatórios
7. Plano de ação para sanar as dificuldades encontradas
8. Depois do plano de ação executado, reaplicação da pesquisa.
Não
existe um questionário padrão de pesquisa de clima organizacional. Cada empresa
adapta o questionário à sua realidade, linguagem e cultura. Mas, em termos
gerais, o modelo de questionário de pesquisa de clima organizacional contém
seis tópicos:
* O colaborador e o seu trabalho
* O colaborador e o relacionamento com os colegas
* O colaborador e o relacionamento com sua chefia
* O colaborador e a empresa
* O colaborador, seus benefícios e pagamentos
* O colaborador
e a imagem da empresa
Nestes tópicos estão dez fatores importantes de avaliação, que
são: organização, comunicação, desempenho, orgulho, camaradagem, credibilidade,
respeito, imparcialidade, liderança e qualidade.
O questionário é anônimo e, para que a empresa tenha sucesso na
pesquisa de clima organizacional, é necessário confiança no processo, boa
comunicação e honestidade.
As
principais contribuições que se pode obter da pesquisa de clima organizacional
são:
- O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa
- Promover o crescimento e o desenvolvimento das pessoas
- Integrar os diversos processos e áreas funcionais
- Otimizar a comunicação
- Minimizar a burocracia
- Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento
- Foco no cliente interno e, consequentemente, no externo
- Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes
- Aumentar a produtividade
- Diminuir o índice de rotatividade
- Criar um ambiente de trabalho seguro
- Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos
- Transformar o ambiente de trabalho
É importante
salientar que a empresa deve ter consciência de que, ao iniciar uma pesquisa de
clima, vai gerar expectativas em seus colaboradores, no sentido de que eles vão
esperar que ocorra alguma mudança positiva na empresa. Se a intenção da
organização não é realizar mudanças, melhor não realizar a pesquisa, pois a
empresa corre o risco de cair em descrédito perante os colaboradores e estes
ficarem desmotivados.