Quando uma empresa decide criar ou implementar um Modelo de Gestão
inevitavelmente recorre às mais tradicionais escolas de negócios do mundo.
Contudo, existem algumas escolas que não são consultadas, mas que se forem
analisadas sem o preconceito e desconsiderando a forma ilícita como parte dos
recursos são captados, podem ensinar muito a respeito de gerenciamento
de projetos, motivação de equipe e foco no
objetivo, comprometimento com a empresa e com o planejamento
futuro, criatividade, inovação,trabalho em
equipe e paixão: as Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
Tomei a liberdade de capturar o Modelo de Excelência da Gestão adotado
pela Fundação Nacional da Qualidade, que é uma das maiores referências no
assunto no país, para traçar um paralelo entre os Fundamentos e Critérios
de um Modelo de Gestão e o seu paralelo na organização e produção de
um desfile de escola de samba.
Fundamentos / Critérios
|
|
Modelo de aplicação em uma Escola de Samba
|
Planejamento
|
|
Uma escola de samba escolhe entre abril e maio o enredo que será
apresentado no carnaval do ano seguinte. Esse enredo tem que ser algo novo ou
uma revisita a um tema já explorado.
|
Pensamento Sistêmico
|
|
Esse enredo é a linha mestra que vai seguir a escola ao longo do ano.
É a partir desse enredo que o samba-enredo, as fantasias e as alegorias serão
criados. Fugir do enredo é o maior pecado que uma escola de samba pode
cometer.
|
Comprometimento
|
|
O enredo pode não ser definido pelo carnavalesco e sim pela direção da
escola, mas tem que ser aceito e internalizado pelo carnavalesco como se fosse
seu.
|
Estratégia e Planos
|
|
Uma escola se prepara o ano todo para o desfile, sendo que alguns
marcos ao longo do ano são previamente definidos. Entrega da sinopse do
enredo para o início do concurso de samba enredo, concurso de samba enredo,
apresentação dos protótipos das fantasias, redação do enredo completo,
preparação do livro Abre Alas (livro entregue aos jurados para explicar como
o enredo foi apresentado através das fantasias e carros alegóricos) e outros.
Sem esses “entregáveis” as demais áreas da escola não podem começar os
trabalhos.
|
Pessoas e Liderança
|
|
A maioria esmagadora de quem trabalha para colocar um desfile de
escola de samba na avenida não é remunerada. Os diretores de ala,
ritmistas, merendeiros e outros dedicam tempo e esforço pelo puro amor à
escola ou ao carnaval.
|
Sociedade
|
|
As escolas de samba, em sua grande maioria, têm projetos sociais com
cunho assistencialista e/ou de inclusão social. Vejamos o exemplo da
Mangueira onde existe a Mangueira do Amanhã, a Vila Olímpica da Mangueira e
projetos específicos nas áreas de Saúde, Educação, Trabalho e Cultura.
|
Informações e Conhecimento
|
|
O enredo de uma escola de samba é produzido, criticado, validado
e explicado a todos os trabalhadores, remunerados e não remunerados, que
produzem o carnaval, de forma a fazer com que todos entendam o que està sendo
produzido e qual parte do enredo esse “produto final” vai retratar ou
explicar. Algumas escolas, Beija Flor, por exemplo, tem reuniões para
discussão e entendimento do Enredo.
|
Resultados
|
|
O produto final é a maior festa popular do mundo e o evento com
maior audiência da Globo Internacional.
|
Adicionalmente a estes pontos existem duas outras características
típicas de um desfile de Escola de Samba que, se transportados para
uma empresa, gerariam um diferencial gigantesco: paixão no que se faz e vontade
de construir algo encantador!
Fonte: Fábio Jorge Celeguim (Você s.a.)