Atualmente, encontrar candidatos qualificados, para
determinadas funções e carreiras, é
uma tarefa que anda tirando o sono dos recrutadores. É o que revela um
levantamento realizado.
O tempo de espera das empresas para
preencher alguns cargos pode chegar a 4 meses. O aumento do tempo do
recrutamento está ligado à maior exigência dos processos seletivos e à escassez
de profissionais qualificados – com mais competividade, as empresas buscam
profissionais mais completos, o que é raro encontrar, e os processos seletivos
hoje têm mais etapas do que há alguns anos.
Confira agora 12 profissionais que
são difíceis de encontrar, por que eles são raros no mercado, o salário médio das funções e seu o perfil:
1. Vendedor
técnico para setor de cosméticos
Tempo médio de recrutamento: 3 a 4 meses
Salário médio: R$ 6 mil a R$ 7 mil
Perfil: formação em Química ou Engenharia Química e
experiência comercial no mercado cosmético. A atuação do profissional compreende a gestão de carteira de
clientes no segmento cosmético, prospecção de novas contas, venda consultiva e
participação de feiras e eventos do setor.
Por que é difícil encontrar: a formação de
profissionais não acompanhou o crescimento da demanda.
2. Profissional
de projetos logísticos
Tempo médio de recrutamento: 3 meses
Salário médio: R$ 4,5 mil a R$ 9 mil
Perfil: o profissional deve estar inserido no mercado de
operadores logísticos, varejo ou ainda na indústria. É necessária uma visão
ampla de processos por estar em contato com segmentos
diversos, cada um com suas particularidades e urgências. A atuação pode ter
foco no dimensionamento, planejamento, implementação ou na melhoria do projeto.
Por que é difícil encontrar: São posições que se
tornaram estratégicas, o Brasil é um país complexo em termos de logística e os
profissionais precisam ter visão mais ampla do negócio.
3. Analista de
gerenciamento por categoria sênior
Tempo médio de recrutamento: 3 meses
Salário médio: R$ 5,2 mil a R$ 7mil
Perfil: o profissional é responsável por informações sobre o
consumidor e as novas práticas de mercado com o objetivo de melhorar os planos
de ação de gerenciamento por categoria
de produtos. Ele também desenvolve as estratégias de exposição e organização
das marcas nos diferentes canais de vendas, direcionados por canais e regiões.
Todos os processos referentes ao gerenciamento das
categorias de produtos ficam a cargo deste profissional que coordena a dá
suporte à equipe de vendas da empresa. Além de acompanhar a evolução dos produtos, market share,
distribuição, preços e posicionamento da marca, o profissional também
desenvolve estratégias e táticas para as categorias de produtos no que diz
respeito aos preços, promoções e também ao espaço ocupado no mercado. Ficar de
olho na concorrência e estabelecer um plano de ação para bloquear seu impacto e
desenvolver parcerias com os clientes também fazem parte do escopo de atuação.
Por que é difícil encontrar: Além de maior
demanda, há novas tecnologias em relação às métricas que os profissionais
precisam conhecer.
4. Analista de
inteligência de mercado
Tempo médio de recrutamento: 2 a 3 meses
Salário médio: R$ 5 mil a R$ 6,5 mil
Perfil: é o profissional que passa as informações referentes
ao mercado para as áreas de marketing e vendas da empresa, tais como: situação da concorrência,
movimentações estratégicas, posicionamento. O analista também estuda o
posicionamento da empresa e aponta estratégias para alcançar vantagem
competitiva. A elaboração de relatórios mensais de desempenho de vendas da
empresa em relação à concorrência também faz parte do trabalho deste
profissional.
Por que é difícil encontrar: a escassez de
profissionais está relacionada à complexidade da função. É preciso colher dados, fazer
análises e dar sugestões. É um profissional que precisa se comunicar bem com
todas as áreas: marketing, produção, logística.
5. Analista de
marketing digital / e-commerce
Tempo médio de recrutamento: 2 a 3 meses
Salário médio: R$ 4,5 mil a R$ 5,5 mil
Perfil: é o profissional que vai liderar projetos digitais,
desenvolvendo e administrando conteúdo de sites de e-commerce e campanhas de mídia online. Tendo domínio de
ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, o analista é capaz de fazer e
analisar relatórios de métricas online tendo em vista os resultados gerados
pelos sites.
Por que é difícil encontrar: A novidade da função
no mercado é que torna os profissionais raros no mercado. Tem pouca gente
preparada e com experiência para trabalhar nesta área. Fora dos grandes centros
é ainda mais complicado encontrar.
6. Analista de
revenue management
Tempo médio de recrutamento: 2 a 3 meses
Salário médio: R$ 3 mil a R$ 6 mil
Perfil: é o profissional responsável pela gestão de receitas
nas operações de vendas, gestão de preços, margem e investimentos de trade, construção e análise de lucros e
perdas (P&L) e dados de vendas. É quem elabora relatórios gerenciais, a
partir do cruzamento de informações financeiras da empresa e informações de
mercado. Analisa custos e gastos por produto e canal de vendas, com o objetivo
de antecipar as necessidades de ações de preço ao mercado.
Por que é difícil de encontrar:
A escassez está ligada ao próprio perfil profissional que precisa ser completo:
boa formação, domínio de idiomas, perfil
analítico.
7. Vendedor Key
Account sênior
Tempo médio de recrutamento: 2 a 3 meses
Salário médio: R$ 4,5 mil a R$ 6 mil comissões mensais.
Perfil: é preciso ter inglês fluente e bom trânsito nas
grandes redes de supermercado. O profissional é o gestor da carteira de
clientes e responsável pela negociação de contratos com compradores. Define e
implementa ações promocionais
para aumentar a exposição dos produtos nas redes e incrementar as vendas. Também
faz a gestão de custos, analisa a rentabilidade e o volume de vendas.
Por que é difícil encontrar: Há
o aumento da demanda e precisa ser uma pessoa com relacionamento já
estabelecido com as grandes redes de supermercados, alguém que já tenha
experiência. Muitos profissionais evitam deixar uma empresa para trabalhar na
concorrência por uma questão ética. É algo que acontece muito, por isto é melhor recrutar
quem já esteja disposto a sair.
8. Consultor em
engenharia
Tempo médio de recrutamento: 2 meses
Salário médio: R$ 3 mil a R$ 8 mil
Perfil: conhecimento técnico de engenharia na área
específica da consultoria.
Por que é difícil encontrar: É um engenheiro que
precisa ter habilidade de comunicação e de relacionamento, além do lado
consultivo. É este perfil pessoal que pega porque, geralmente, a formação
do engenheiro é mais técnica.
9. Profissional
de planejamento e demanda
Tempo médio de recrutamento: 2 meses
Salário médio: R$ 4 mil a R$ 8 mil
Perfil: é preciso ter uma visão geral da cadeia de supply
chain e bons conhecimentos de produção, logística e da área comercial. É aquele
que estabelece a previsão de vendas de um produto ou de determinada linha de produtos,
tendo em vista fatores como o histórico de vendas, a previsão da demanda, o
nível de estoque, a sazonalidade, entre outros. Inglês fluente é exigido em 90%
dos cargos.
Por que é difícil encontrar: na função é preciso
combinar um perfil analítico para que as previsões sejam mais assertivas e
estratégico para acompanhar alterações no plano e gerar resultados mais
próximos da realidade.
10. Profissional
de compras estratégicas
Tempo médio de recrutamento: 2 a 3 meses
Salário médio: R$ 4 mil a R$ 8 mil
Perfil: é
o profissional que traz uma visão estratégica para a área de compras. Por isto
é preciso ter perfil comercial arrojado e habilidade de negociação. Visão ampla
do processo de supply chain é um
requisito da função, já que é preciso propor alternativas para o negócio, tendo
em vista custo-benefício, qualificação de fornecedores, entre outros fatores.
Fluência em inglês é essencial.
Por que é difícil encontrar: profissionais com
visão ampla e estratégica do mercado são raros. Há poucos profissionais de alto
nível no mercado.
11. Supervisor de produção
Tempo médio de recrutamento:
1 a 2 meses
Salário médio: R$
6,5 mil a R$ 9 mil
Perfil:
o supervisor deve garantir matéria-prima suficiente para a produção e combater
os eventuais gargalos para manter a eficiência e reduzir custos de
produção. Por isto é preciso entender da cadeia de produção e reunir capacidade
lógica e de gestão de pessoas.
Por que é difícil encontrar: Antes
era uma posição mais técnica e hoje é preciso que o profissional tenha uma
visão mais ampla, o perfil mudou. Algumas empresas requerem profissionais
especializados em seu segmento e em uma determinada área e há empresas que
buscam profissionais que entendam de diversas áreas e segmentos. Tanto a
especialização em um segmento como o conhecimento de diversas áreas e segmentos são raros nos
profissionais disponíveis no mercado.
12. Técnico de
campo em manutenção eletromecânica
Tempo médio de recrutamento: 1 mês
Salário médio: R$ 3 mil a R$ 4 mil
Perfil: é responsável pela manutenção (elétrica, mecânica e
em automação) dos equipamentos e linhas de produção nos clientes da empresa
para a qual trabalha.
Por que é difícil encontrar: o técnico de
campo é um dos profissionais mais requisitados em empresas de máquinas,
equipamentos e serviços. A maior dificuldade é encontrar profissionais com
conhecimento nas três áreas – elétrica, mecânica e automação – e com total
disponibilidade para viagens frequentes. As empresas buscam pessoas que já tenham tido
experiência com as máquinas e equipamentos, o que é difícil, já que são
máquinas muitas vezes recém chegadas no país. A formação técnica não acompanha
o surgimento de novas tecnologias.
Fonte: Revista Exame