Ao
mudar de empresa, os ótimos profissionais nem sempre conseguem fazer o mesmo excelente
trabalho que faziam no seu emprego anterior, aponta Boris Groysberg, professor
de administração em Harvard, que escreveu um livro sobre o assunto, entitulado
“Perseguindo estrelas”.
Na opinião do
consultor em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, isto acontece porque as
culturas, valores e modo de atuação das empresas podem ser muito diferentes e
quem é muito bom em uma determinada empresa pode ser um grande fracasso em
outra, por tentar seguir o modelo anterior, que, na prática, muitas vezes
servia para aquela empresa onde ele trabalhava e não na nova.
"É muito
mais provável ter um alto índice de acerto se a pessoa promovida for formada
por anos dentro de uma mesma cultura corporativa. Por isto, o melhor
investimento de médio/longo prazo é preparar talentos dentro da própria
empresa".
Se,
entretanto, sua necessidade é urgente e a decisão é a de contratar
profissionais vindos de fora, o consultor dá as seguintes sugestões para o
processo de adaptação de um novo contratado:
Invista
tempo para conhecer a personalidade dos contratados: Todos, sem exceção, deixam um rastro
durante a vida e este histórico indica tendências futuras. Tudo o que uma
pessoa conseguiu até agora e tudo o que espera conseguir é muito influenciado
por sua personalidade. Não seria exagero afirmar que é o patrimônio mais
importante de uma pessoa. Portanto, é dramaticamente importante conhecer a
personalidade dos contratados que vão trabalhar em sua empresa.
Verifique
se a personalidade do contratado é compatível com os valores da empresa: Apesar de a personalidade adquirir
alguma maleabilidade com o passar dos anos, a estrutura (a base) continua sendo
a mesma durante toda a vida. "Lagartixa não vira jacaré". Não é bom
negócio cobrar e insistir em coisas improváveis. Por exemplo: se o contratado
gosta de trabalhar sozinho e sua empresa valoriza o trabalho em grupo, não
insista! O estilo dele continuará sendo o mesmo e a chance de conflito será
grande.
Identifique
os pontos fortes: A
inteligência e a eficiência de uma pessoa dependem de seu sucesso em tirar
proveito de suas conexões mentais mais fortes. Analise quais são os maiores
talentos do contratado e se estes talentos podem ser totalmente utilizados em
sua empresa.
Posicione a
pessoa onde ela rende mais:
A genética e o ambiente geram um indivíduo talentoso à sua maneira, pela
capacidade de reagir ao mundo de um jeito único. Depois da contratação, procure
posicionar o novo colaborador onde ele possa usar seus talentos na maior parte
do tempo. O perfeccionista gosta de organizar, o extrovertido de se relacionar,
o dominante de comandar, o impaciente de acelerar.
Promova
treinamentos consistentes:
Pessoas talentosas precisam de bons treinamentos para aprimorar mais
rapidamente seus pontos fortes. Isso fará com que o novo colaborador entenda
mais rapidamente os processos mais importantes da empresa.
Ajude o
novo colaborador a se ambientar politicamente: Os colaboradores mais antigos podem ficar um pouco
enciumados com a vinda de alguém de fora. É fundamental que o gestor ajude a
“quebrar o gelo” nos primeiros três meses, que costuma ser o período crítico de
adaptação. Outra forma de ajudar a se adaptar é realizar o treinamento de
integração e a empresa ter monitores em cada setor da empresa, os quais irão
ajudar o novo colaborador a se adaptar melhor.
Estas seis
ações darão a qualquer gestor condições práticas de ajudar com que a estrela
continue brilhando no novo emprego.
Fonte:
Administradores