Os
modelos administrativos com foco em competências e habilidades se enquadram
dentro do conceito de RH Estratégico e nasceram inseridos num contexto de
competitividade crescente como uma forma inovadora e inteligente de atender às
novas demandas dos ambientes organizacionais.
Quando falamos sobre competência estamos adotando sua definição mais amplamente utilizada: "Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades."
Quando falamos sobre competência estamos adotando sua definição mais amplamente utilizada: "Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades."
A
principal característica da gestão baseada em competências é que ela permite à
empresa gerir seus recursos humanos de acordo com o grau de capacitação
alcançado pelos seus colaboradores dentro das competências previstas para cada
cargo. Desta forma, além de orientar as ações da organização, também é
sinalizado para o funcionário onde ele pode investir em seu auto-desenvolvimento
e, na medida em que ele vá alcançando níveis maiores de competência dentro do
cargo, também vai alcançando crescimento nos níveis salariais recebidos.
Existem vários modelos teóricos que apresentam grupos de habilidades e competências, mas o melhor modelo é aquele que está alinhado com as competências organizacionais, ou seja, com os valores corporativos de cada empresa.
Abaixo lista-se as competências divididas entre Habilidades e Competências Técnicas, Comportamentais e Organizacionais, e os elementos que as compõem.
Existem vários modelos teóricos que apresentam grupos de habilidades e competências, mas o melhor modelo é aquele que está alinhado com as competências organizacionais, ou seja, com os valores corporativos de cada empresa.
Abaixo lista-se as competências divididas entre Habilidades e Competências Técnicas, Comportamentais e Organizacionais, e os elementos que as compõem.
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
Competências Técnicas são todas aquelas que são obtidas através de
educação formal, treinamentos e experiência profissional. São elas:
Escolaridade – Nível de escolaridade formal exigida para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo.
Treinamentos – Treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, etc., necessários para obter melhores resultados no desempenho do cargo.
Conhecimentos técnicos – Conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo, obtidos através da escolaridade e treinamentos realizados e aplicados e aprimorados em experiência profissional, podem ser classificados como:
Escolaridade – Nível de escolaridade formal exigida para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo.
Treinamentos – Treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, etc., necessários para obter melhores resultados no desempenho do cargo.
Conhecimentos técnicos – Conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo, obtidos através da escolaridade e treinamentos realizados e aplicados e aprimorados em experiência profissional, podem ser classificados como:
- Conhecimentos
técnicos elementares -
Pressupõe o conhecimento de um vocabulário que permita compreender as
orientações de trabalho e comunicar com titulares de empregos semelhantes.
O conhecimento técnico é limitado ao nível da tomada de conhecimento da
existência de princípios técnicos subjacentes à realização de tarefas
relativamente simples e repetitivas. Este nível de conhecimentos é
adquirido através do ensino básico e de uma prática profissional de curta
duração ou de adaptação ao posto de trabalho.
- Conhecimentos
técnicos básicos - Conhecimento
preciso de um determinado vocabulário técnico que lhe permite tratar
informações variadas. Este nível de conhecimento permite a recolha de
informações, o seu registro, assim como a compreensão de princípios
técnicos. Este nível está associado a tarefas com algum grau de
repetitividade ou a uma polivalência horizontal (realização de tarefas de
outros postos ou empregos próximos).
- Conhecimentos
técnicos fundamentais -
Pressupõe um nível de conhecimento que se traduz em capacidades para
compreender as repercussões de determinado fenômeno ou fator nas ações.
Trata-se de um nível em que se exige a elaboração de relações analógicas
entre os conhecimentos e as práticas, apelando para o domínio de alguns
fundamentos gerais de ordem científica e técnica. Pressupõe também que o
indivíduo consiga discutir, colocar questões, compreender as respostas e
negociar diferentes formas de abordar um problema. Este nível de
conhecimento é adquirido através do ensino técnico-profissional e/ou de
uma experiência profissional construída através de um percurso
profissional por vários empregos idênticos ou próximos (2-5 anos).
As atividades associadas a este nível podem ser de transformação e
manutenção com autonomia; de coordenação e controlo relativos a tomada de
decisões de rotina.
- Conhecimentos
técnicos sólidos - Pressupõe
um nível de conhecimento que permita avaliar e analisar resultados e
conhecer os limites e os constrangimentos dos conceitos, métodos e
instrumentos e, em função dos mesmos, prever situações, propor alterações
aos procedimentos. Trata-se de possuir um domínio de conhecimentos
científicos e técnicos específicos que pressupõe que o indivíduo disponha
de uma real autonomia nos conceitos, métodos e instrumentos, adquiridos ao
nível do ensino superior politécnico ou equivalente que lhe permitam
desenvolver atividades de concepção e de gestão com autonomia e encontrar
soluções para situações imprevistas e disfuncionamentos.
- Conhecimentos
técnicos profundos -
Trata-se de um nível de conhecimentos que permite a evolução dos
conceitos, métodos e instrumentos e corresponde à capacidade de conceber e
renovar o sistema de gestão, o sistema técnico, ou outro. Este nível exige
o domínio total e aprofundado dos fundamentos científicos e técnicos, que
são adquiridos através do ensino de nível superior. Permite pesquisar,
intervir e tomar decisões inovadoras relativas a situações não
experimentadas.
COMPETÊNCIAS
COMPORTAMENTAIS
Competências Comportamentais são todas aquelas que possibilitam maior
probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades,
podem ser inerentes às características de personalidade de um indivíduo, ou
obtidas no convívio social, bem como podem ser obtidas e aprimoradas através de
treinamentos e auto-desenvolvimento. Subdivide-se estas competências em quatro
grupos: Intelectuais, Comunicativas, Sociais e Comportamentais:
1. Intelectuais – São as
competências necessárias para reconhecer e definir problemas, equacionar
soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de
trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.
- Aplicar
conhecimento – Saber
aplicar seus conhecimentos técnicos para a resolução das situações
expostas em seu contexto de atuação.
- Transferir
conhecimento – Saber
multiplicar seus conhecimentos técnicos para seu superior, pares,
subordinado, clientes, fornecedores, ensinando, instruindo e aperfeiçoando
a resolução das situações expostas em seu contexto de atuação. Estar apto
para adquirir novos conhecimentos.
- Generalizar
conhecimento –
Traduzir os conhecimentos do nível institucional à realidade da
organização, transferindo ao próximo nível, o operacional, a
responsabilidade direta pela implementação das idéias. De um lado, faz
contato com situação de extrema instabilidade - quando interage com o
nível institucional - e, de outro, com protocolos sobretudo rígidos e
previsíveis – quando faz interface com o nível operacional.
- Reconhecer e
definir problemas, propondo soluções para equacioná-los - Visualizar, analisar e situar os
negócios da empresa dentro do contexto nacional e mundial, de modo
solidificar e perpetuar a imagem e atuação da empresa dentro desse
cenário, independente do produto ou serviço prestado.
2. De Comunicação – São as competências utilizadas na
forma de expressão e comunicação com seu grupo, superiores hierárquicos ou
subordinados, clientes internos e externos, de cooperação de trabalho em
equipe, de diálogo, de exercício da negociação e de comunicação.
- Comunicação - Comunicar-se com os acionistas,
clientes, fornecedores, parceiros, superiores e subordinados de forma
eficaz. Entender os tipos de feedback, como avaliar a adequação e as
condições do feedback. Feedback eficaz. Feedback individual versus feedback
coletivo; prós e contras; como e quando pedir feedback; as diversas
direções possíveis de se dar feedback.
- Redação e
Gramática –
Comunicar-se por escrito de maneira mais clara e mais eficaz. Inclui
diretrizes específicas de como preparar memorandos, cartas, e-mails,
propostas e outros tipos de comunicação. Escrever centrado no leitor e
formatar suas comunicações de tal forma que sejam fáceis de ser lidas, que
causem o impacto desejado e que o ajudem a alcançar seus objetivos.
- Negociação – Capacidade de demonstrar atitudes flexíveis
e de adaptá-las a terceiros e a situações diversas. Desenvolver
habilidades de relacionamento, incluindo as capacidades de flexibilização
e adaptação, com enfoque na postura pessoal.
3. Competências Sociais – São as competências necessárias para atitudes e comportamentos
necessários para transferi-lo conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente
de trabalho e vice-versa.
- Relacionamento
Interpessoal -
Cultuar uma boa relação com seus colaboradores, tanto nas questões voltadas
ao dia-a-dia de trabalho, através de orientações em relação aos trabalhos,
quanto naquelas horas onde a emoção faz-se presente. É preciso que o líder
esteja atento às atitudes de sua equipe, para melhor direcionar sua
atuação frente aos acontecimentos.
- Trabalhar em
equipe, gerenciando conflitos e interesses – Capacidade e discernimento para
trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo
da Motivação e a aplicação eficaz da liderança, com capacidade de
influenciar o comportamento do grupo com empatia e equidade, visando
os interesses interpessoais e institucionais.
- Consciência
Ambiental – Dimensionar
a importância do meio-ambiente e o impacto de suas ações na preservação do
mesmo.
4. Competências Comportamentais – São as competências necessárias para demonstrar espírito
empreendedor e capacidade para a inovação, iniciativa, criatividade, vontade de
aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e implicações éticas
do seu trabalho.
- Iniciativa - Identificar e atuar pro ativamente sobre
problemas e oportunidades. Oferecer-se para Tarefas e identificar o que
precisa ser feito e começa a agir. Começar a agir sem que lhe peçam ou
exijam. Aproveitar oportunidades e começa a agir para tomar vantagem
delas. Começar projetos individuais ou em grupo e assume responsabilidade
total por seu sucesso. Identificar logo o que precisa ser feito frente a
obstáculo e age até que sejam superados. Assumir responsabilidade de criar
todos os passos de um projeto cujas circunstâncias e resultados não
estejam bem definidos.
- Criatividade - Produzir mais e melhores idéias para o
desenvolvimento de produtos e de novos processos de trabalho.
- Adaptabilidade – Adaptar-se às condições favoráveis e
desfavoráveis sejam elas de qualquer ordem (ambientais, econômicas,
tecnológicas...).
- Consciência
da qualidade -
Buscar pela excelência de produtos e serviços e uma preocupação maior com
as crescentes exigências dos clientes internos e externos.
- Ética – Sustentar-se em valores éticos e morais,
gerando credibilidade e confiança na sua gestão por aqueles que fazem
parte do seu convívio diário: colaboradores, clientes internos e externos,
parceiros e fornecedores.
- Coerência - O discurso não deve ser diferente da
prática e isso é um ponto de relevância que deve ser sempre observado na
gestão. É preciso que o líder seja coerente em suas atitudes, com sua
Missão e com sua equipe, pois quando a equipe observa contradição, certamente
se comportará da mesma maneira, o que caracteriza a cultura do não
comprometimento, ameaçando os resultados produzidos.
COMPETÊNCIAS
ORGANIZACIONAIS
São as competências necessárias para compreensão do negócio, seus
objetivos, relações com o mercado, ambiente sócio-político (conhecimento em
negócio, planejamento, orientação para o cliente).
- Compromisso
com Resultados – Liderar/atuar
com foco em objetivos quantitativos e qualitativos. Quando observado e
praticado pelo líder, trará credibilidade por parte de seus liderados. Uma
vez que o líder influencia diretamente o comportamento de seus liderados,
quando de sua aceitação, a prática de tal competência servirá como modelo
a ser seguido e poderá gerar estímulos positivos na equipe, tornando-a
cada vez mais compromissada com as metas a serem atingidas.
- Gerenciar
Tempo - Estabelecer
metas, priorizar tarefas, lidar com os desperdiçadores de tempo, fazer
análise do tempo e criar e maximizar sua programação de uso do tempo.
- Gerenciar
Recursos – Zelar
pelo controle da previsão orçamentária do departamento ou Unidade de
Negócio e como analisar e justificar um investimento. Equacionar a
mão-de-obra disponível com os recursos técnicos disponíveis.
- Planejamento
e Organização – Coordenar
suas tarefas e/ou da equipe, incluindo o planejamento (plano de
ação/cronograma), a organização (distribuição de trabalhos), e as tarefas
seqüenciais (ações), bem como a seleção e a alocação de recursos
necessários.
- Liderar – Administrar equipes com eficácia:
delegar eficazmente, ampliar oportunidades e demonstrar justiça ante seus
feitos. Criar um clima propício ao desenvolvimento: ampliar os desafios e
as oportunidades para criar um clima que favoreça o desenvolvimento de sua
equipe. Saber lidar com colaboradores quando apresentam problemas : agir
com decisão e equidade quando tratar colaboradores com problemas. Formar
uma equipe de talentos: investir no desenvolvimento do potencial de seus
colaboradores, identificando e oferecendo novos desafios e
responsabilidade compartilhada.
- Atuar estrategicamente – Estabelecer conexão com dois tipos de ambientes que influenciam diretamente nos resultados da equipe: os internos e os externos. Atuar de forma a antever oportunidades e ameaças, tendências e inovações possibilitando o agir, ou seja, empreender esforços para a excelência na performance de sua equipe.
Link para baixar o arquivo para Análise das Competências:
Fonte: Catho