Ter um quadro de funcionários
altamente qualificados e motivados é o sonho de muitos empresários. Isso porque,
ao longo dos anos, as empresas perceberam que o capital humano é fundamental
para alcançar o sucesso e a competitividade.
Na prática tudo pode parecer simples e fácil, mas na teoria a
situação é outra. A dificuldade é agravada porque houve uma mudança de
comportamento dos profissionais.“Não foram só as empresas que mudaram a
percepção, os profissionais também se tornaram muito mais exigentes e sedentos
por qualificação e desafios que os permitam crescer e desenvolver uma
carreira”, explica a consultora no Brasil da Caliper Estratégias Humanas, Heidy
Ruth de Oliveira.
Cinco
desafios
Segundo a especialista, entre os desafios que as empresas encontram estão a retenção de talentos, profissionais de diferentes gerações, problemas relacionados ao ambiente, entre outros. Pensando nisso, ela apontou algumas dicas que podem ajudar. Confira abaixo:
Retenção
de talentos: o primeiro passo para investir no desenvolvimento ou
aprimoramento de pessoas é utilizar instrumentos de identificação de
potenciais. As empresas mais desejadas pelos profissionais são as que realizam
processo de gestão de pessoas planejado. A dica é montar um banco de talentos,
em que estes profissionais estão preparados para assumir posições estratégicas.
Desta maneira, também é possível identificar que tipo de pessoas serão
necessárias a médio e em longo prazo. Para reter profissionais qualificados
também é fundamental oferecer o que o jovem deseja.
Choque
de gerações: as gerações se diferenciam em características, porém as
competências podem e devem ser trabalhadas. Elas se ajustam ao que ocorre no
meio ambiente. Os baby boomers, por
exemplo, estão acostumados a hierarquias mais verticalizadas. A Geração Y não
tende à fidelização. Para conter sua impulsividade é preciso identificar o que
querem os jovens e ofertar algo adequado. Nesse caso, nem sempre a remuneração
tem maior peso, mas sim, a liberdade, a autonomia, a criação, o respeito e o
reconhecimento. O conflito de gerações reflete-se nos resultados das
organizações. O embate ocorre quando não há qualquer planejamento por parte
destas. Cada geração futura virá com características próprias diferenciadas e
um jeito distinto de olhar o mundo.
Ambiente:
atualmente, com a presença maciça dos jovens no mercado de trabalho, ambientes
e benefícios diferenciados têm sido uma expectativa e uma exigência da nova
geração. Não são todas as empresas que podem oferecer todos os benefícios
pleiteados. Em um processo industrial, a maturação leva um pouco mais de tempo.
Os setores de prestação de serviços e das empresas de Tecnologia da Informação
e da Comunicação têm mais facilidade em criar ambientes propícios à liberdade e
à criatividade.
Papel
dos Recursos Humanos: a área de Recursos Humanos precisa sair
do operacional para assumir uma cadeira nas decisões estratégicas. Deve
participar opinando e mostrando alternativas de preparação dos profissionais.
Antes disso, é preciso estar mais próximo dos clientes internos para acompanhar
mudanças, expectativas e identificar quem pode fazer parte de um plano de
carreira e de desenvolvimento. O profissional de RH precisa ser muito antenado,
versátil e flexível para atender às necessidades internas e as de mercado. O
desafio das empresas é a estruturação de um processo de carreira, tanto
horizontal quanto vertical. As pessoas devem começar a ser valorizadas pelas
entregas, inovações e projetos que fazem e não mais só pela posição que ocupam.
Trabalho
além fronteiras: há muitas empresas brasileiras em processo de
internacionalização, expandindo operações para o Mercosul, Ásia, Europa e
Estados Unidos. Esse processo requer profissionais especialmente treinados e
preparados que ocupem estes cargos-chave para gerir os negócios em outros
países. O movimento, entende a especialista, mostra que as empresas brasileiras
estão no caminho certo e são competitivas. Para os profissionais, o avanço ao
mercado global é uma oportunidade de fazer uma carreira internacional e
desenvolver competências; para as empresas, uma forma de atingir vantagem
competitiva.
Fonte: Infomoney