Você tem se preocupado em pedir feedback para as mensagens que envia?
Apesar de hoje em dia ser bem usual, nem todas as instruções chegam através de e-mails; o que seria mais fácil para provarmos o que nos foi solicitado. Ou vice-versa, que tenham feito exatamente do jeito que solicitamos.
Estamos no tempo do “urgente urgentíssimo” e na época do “é para ontem”.
Uma piada clássica é a do chefe que consulta seu subordinado dizendo:
“- Almeida, qual o número deste pedido?”
E o Almeida responde: “- O quê chefe? Eu estou despedido?”
Da próxima vez que tiver que passar informações aos seus subordinados, colegas, superiores ou clientes, peça feedback do que você disse, pergunte se entenderam e se você foi claro. Faça o mesmo quando receber mensagens confirmando o que lhe foi dito.
Diga frases do tipo:
“- Bem, vejamos se entendi direito: você quer dizer que…”
“-Então o prazo para entrega será de 15 dias?”
Costumo dar como exemplo o caso do gestor que chega para seu subordinado e solicita que o relatório fique pronto “o mais rápido possível”. E o funcionário pensa: “-Vou surpreender meu chefe, amanhã de manhã, na primeira hora, quando ele chegar, vou entregar o relatório!”
Porém ao final da tarde, o chefe lhe pergunta se o relatório já está concluído. O funcionário surpreso diz que irá lhe entregar amanhã de manhã, ou seja, o mais rápido possível para ele.
Pois bem, o mais rápido possível para o chefe é hoje à tarde e para o funcionário será amanhã de manhã. Isto somente aconteceu porque não houve comunicação eficiente entre os dois. Se o funcionário tivesse perguntado o que seria “o mais rápido possível”, este desencontro não teria ocorrido.
Antes de você emitir um julgamento a respeito de algo ou mesmo dar a sua opinião é importante certificar-se que compreendeu, reproduzindo o que escutou. E isto, principalmente, se o seu modo de pensar está diferindo daquele com quem fala, pois com certeza esta é a ocasião mais difícil de escutar alguém com atenção.
Ouça para compreender o significado do que está ouvindo e não para dar uma resposta “bacana” ao seu interlocutor. Isto denota que seu primeiro objetivo ao ouvir alguém deverá ser tentar perceber com exatidão o que ele pretende transmitir. A resposta, com certeza, virá posteriormente.
E se mesmo assim ainda restar dúvida, repita o que entendeu àquele que lhe passou a mensagem para certificar-se que você compreendeu precisamente da forma que ele deseja, pois uma simples palavra percebida de forma não correta, pode trazer grandes transtornos.
Nunca tenha pressa em responder, tenha paciência com a conversa sem antecipar o que o outro vai falar, e se você verificar que é o outro quem está com pressa peça desculpa a ele e explane o que entendeu e pergunte se é isso mesmo o que ele quis dizer.
Isso evitará uma série de problemas futuros, e te dará maior segurança na execução das suas tarefas.
Cuidado com as palavras dúbias, as perguntas sem respostas e as famosas “sinucas de bico”…
Da próxima vez que lhe perguntarem quanto mede um prédio alto ou qual a idade de uma mulher velha, apenas sorria, pois você poderá estar sendo filmado…
Apesar de hoje em dia ser bem usual, nem todas as instruções chegam através de e-mails; o que seria mais fácil para provarmos o que nos foi solicitado. Ou vice-versa, que tenham feito exatamente do jeito que solicitamos.
Estamos no tempo do “urgente urgentíssimo” e na época do “é para ontem”.
Uma piada clássica é a do chefe que consulta seu subordinado dizendo:
“- Almeida, qual o número deste pedido?”
E o Almeida responde: “- O quê chefe? Eu estou despedido?”
Da próxima vez que tiver que passar informações aos seus subordinados, colegas, superiores ou clientes, peça feedback do que você disse, pergunte se entenderam e se você foi claro. Faça o mesmo quando receber mensagens confirmando o que lhe foi dito.
Diga frases do tipo:
“- Bem, vejamos se entendi direito: você quer dizer que…”
“-Então o prazo para entrega será de 15 dias?”
Costumo dar como exemplo o caso do gestor que chega para seu subordinado e solicita que o relatório fique pronto “o mais rápido possível”. E o funcionário pensa: “-Vou surpreender meu chefe, amanhã de manhã, na primeira hora, quando ele chegar, vou entregar o relatório!”
Porém ao final da tarde, o chefe lhe pergunta se o relatório já está concluído. O funcionário surpreso diz que irá lhe entregar amanhã de manhã, ou seja, o mais rápido possível para ele.
Pois bem, o mais rápido possível para o chefe é hoje à tarde e para o funcionário será amanhã de manhã. Isto somente aconteceu porque não houve comunicação eficiente entre os dois. Se o funcionário tivesse perguntado o que seria “o mais rápido possível”, este desencontro não teria ocorrido.
Antes de você emitir um julgamento a respeito de algo ou mesmo dar a sua opinião é importante certificar-se que compreendeu, reproduzindo o que escutou. E isto, principalmente, se o seu modo de pensar está diferindo daquele com quem fala, pois com certeza esta é a ocasião mais difícil de escutar alguém com atenção.
Ouça para compreender o significado do que está ouvindo e não para dar uma resposta “bacana” ao seu interlocutor. Isto denota que seu primeiro objetivo ao ouvir alguém deverá ser tentar perceber com exatidão o que ele pretende transmitir. A resposta, com certeza, virá posteriormente.
E se mesmo assim ainda restar dúvida, repita o que entendeu àquele que lhe passou a mensagem para certificar-se que você compreendeu precisamente da forma que ele deseja, pois uma simples palavra percebida de forma não correta, pode trazer grandes transtornos.
Nunca tenha pressa em responder, tenha paciência com a conversa sem antecipar o que o outro vai falar, e se você verificar que é o outro quem está com pressa peça desculpa a ele e explane o que entendeu e pergunte se é isso mesmo o que ele quis dizer.
Isso evitará uma série de problemas futuros, e te dará maior segurança na execução das suas tarefas.
Cuidado com as palavras dúbias, as perguntas sem respostas e as famosas “sinucas de bico”…
Da próxima vez que lhe perguntarem quanto mede um prédio alto ou qual a idade de uma mulher velha, apenas sorria, pois você poderá estar sendo filmado…
Por Rita Alonso