Implantando RH na empresa

Quando o Diretor ou responsável pela empresa faz uma proposta para que você implante o departamento de RH na empresa é porque ele realmente vê e crê que esse departamento é importante para toda a organização.
O papel do gestor de RH neste momento é ter plena consciência de que ele deve ser um agente de mudança e melhoria naquele ambiente. 

O primeiro passo, então,  é fazer um estudo da empresa, conhecer quais são seus pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades. Conhecer a cultura e o clima organizacional. A partir do momento que o gestor de RH tiver todo o conhecimento do ambiente interno e externo e saber o que realmente a empresa espera, surgirão vários pontos em que ele poderá trabalhar.
Começar pela implantação de um Plano de Cargos e Salários é interessante, pois assim o profissional de RH irá descrever os cargos, avaliando-os, definindo os níveis e toda estrutura de cargos e de salários. Com a política salarial estruturada, o projeto de Recrutamento e Seleção ficará mais fácil de ser implantado, podendo desenvolver um Programa de Integração do Novo Funcionário (PINF), surgindo posteriormente a necessidade de se desenvolver os recursos humanos da empresa com treinamentos, implantando também a Avaliação de Desempenho.

Estas ações vão gerar alguns benefícios para a empresa: atingimento de metas, qualidade do serviço prestado, comprometimento do colaborador, entre outros. Portanto, gerar qualidade de vida e crescimento aos colaboradores estar-se-á proporcionando o crescimento da empresa.
E até na hora do desligamento deve-se ter a atenção voltada ao colaborador, realizando sempre a Entrevista de Desligamento, para que a pessoa saiba que toda pessoa é importante para empresa e para que se saiba em que a empresa precisa trabalhar mais para melhorar.
Atualmente, líderes têm percebido o quão importante é ter um profissional de RH atuando junto ao administrador para ser um elo de ligação entre funcionário e empresa.

Fonte: RH Portal