Nova atuação do RH

A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Até pouco tempo atrás, o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.
Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores e os chefes de gestores. A gestão de pessoas visa a valorização dos colaboradores e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava a técnica e a tarefa.
O setor de Recursos Humanos era um departamento mecanicista que cuidava da folha de pagamento e da contratação do profissional, exigindo deste apenas experiência e técnica, não havendo um programa de capacitação continuada do funcionário.
A Gestão de Pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização: o capital humano. Cabe à área de Gestão de Pessoas a função de humanizar as empresas.
Compete ao Departamento de Recursos Humanos promover, planejar, coordenar e controlar as atividades desenvolvidas relacionadas à seleção, orientação, avaliação de desempenho funcional e comportamental, capacitação, qualificação, acompanhamento do pessoal da empresa, assim como as atividades relativas à preservação da saúde e da segurança no ambiente de trabalho.
O trabalho humano em organizações tem merecido a atenção de muitos estudiosos, tentando compreender os fatores que influenciam o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho. Isto porque tudo que uma empresa é capaz de realizar depende, em última análise, das pessoas que nela trabalham. Planejamento, Marketing, Direção, Controle, arrecadação de fundos e a atividades operacionais estão diretamente relacionados aos conhecimentos, atitudes e habilidades que as pessoas trazem e desenvolvem ao longo de sua vida pessoal e profissional. Neste contexto, a gestão de pessoas torna-se algo essencial em todas as empresas.