Empresas e RHs tóxicos


Infelizmente, ainda há empresas e profissionais de RH que vivem na Idade Média. É o que diz Liz Ryan, colunista da Forbes que escreve sobre ambiente de trabalho. 
Segundo Liz, esses profissionais não gostam da nova visão de RH. Eles se sentem mais confortáveis mantendo o controle sobre os funcionários e alertando-os por qualquer pequena infração. O problema é que os melhores talentos não gostam de ser tratados como crianças ou criminosos. Assim, quando se deparam com um ambiente como esse, não aguentam por muito tempo. Pior: ao saber da fama da empresa, provavelmente nem considerem mandar seu currículo.
E o que as empresas pensam sobre essa reputação, que repele talentos? "Talvez elas até saibam, mas não se importam. Em uma organização preenchida pelo medo, pessoas com auto-estima não duram. Elas seriam demitidas ou pediriam para sair em poucos meses, porque a atmosfera é opressiva".
Empresas como essa geralmente constroem suas culturas a partir do medo de perder o controle. "Pessoas com medo constroem paredes e trabalham duro para fazer você saber que elas mandam, e não você", escreve Liz.
Confira a lista de pensamentos tóxicos:
1. Todos aqui são facilmente substituíveis. Se você não gosta daqui, acharemos alguém que goste.

2.  Seu gerente tem poder, você não. Seu trabalho é fazer o que mandam.

3. Criamos essas políticas por um motivo. Não é da sua conta saber qual é esse motivo.

4. Nossa missão no RH é manter a empresa longe dos tribunais. Estamos ao lado da empresa, não do seu.

5. Alguém com mais poder que você na empresa já resolveu esse problema. E ele não está aberto para discussão.

6. Se abrirmos uma exceção para você, teremos que abrir para todos.

7. A descrição do seu trabalho e sua faixa salarial te definem. Se você tem talentos não especificados nessa descrição não espere ser remunerado por eles.

8. Não espalhe suas ideias pela empresa. Seu gerente (diretor / patrão) te dirá o que fazer. Não é seu trabalho dizer às pessoas o que você pensa.

9. Enquanto você estiver neste prédio, está trabalhando. Não fique de conversinha ou cuide de assuntos pessoais. Você pode fazer isso depois – a não ser que a gente te peça para ficar até mais tarde ou te mande para casa com trabalho a fazer, ou te mande e-mail, ou te ligue, etc.

10. Te avisaremos (ou te demitiremos) quando você errar. Se fizer seu trabalho, não vamos dizer nada, porque você é pago para isso.


Fonte: Revista Época