O processo de coaching



1. Avaliação do cenário atual e aliança
Nesta primeira etapa, o coach (orientador) estuda e avalia o estado atual do coachee (orientado); isto é feito através da técnica “roda da vida”, coleta de dados detalhados da situação atual, histórico de eventos pessoais e profissionais, análise de comportamentos desejados e indesejados, etc. O foco desta etapa é definir onde o coachee está e para onde quer ir, firmar uma aliança e, por fim, definir os objetivos do processo.

Depois disto, o coachee irá refletir sobre as seguintes perguntas:
Onde estou?
Onde quero estar / chegar?
O que gostaria de mudar em mim?
Quais são meus objetivos?
Quão longe estou do meu objetivo?
Como estou me comportando diante de determinadas situações?
Quais emoções venho sentindo?
Como elas me mobilizam?
Como me comprometo com este processo?

2. Preparação e planejamento
Nesta etapa aprofundam-se os objetivos do coachee, aqui é definido para onde vai e por que vai.
Esta etapa compreende os seguintes passos:
  •   Especificação clara e definida da situação desejada
  •   Planejamento de metas e objetivos
  •   Aplicação da condição de boa formulação de objetivos
  •   Identificação de crenças, capacidades e comportamentos para o alcance da situação desejada
  •   Alinhamento de níveis mentais
  •   Ponte ao futuro

 3. Ação
Aqui são trabalhadas as condições comportamentais, emocionais e corporais necessárias para se atingir o objetivo. É a etapa da mobilização e da criação de métodos, ferramentas e procedimentos concretos para se atingir o resultado esperado.
Esta etapa compreende:
  •   Criar conscientização e responsabilidade
  •   Criação de foco e ação contínua
  •   Feedback, apoio e motivação contínua
  •   Plano de ação
  •   Execução de ações
  •   Desenvolvimento de novas crenças e hábitos
  •   O que, quando e como fazer (metas)
  •   Métodos de monitoramento
  •   Indicadores de performance e desenvolvimento
  •   Estratégias comportamentais e cognitivas

4. Reavaliação e mensuração
É o fechamento do ciclo, nesta fase acontece:
  •   Revisão
  •   Planos de follow-up
  •   Novos assessments
  •   Indicadores de performance e desenvolvimento
  •   Feedback sincero entre coach e coachee
  •   Reconhecimento do aprendizado adquirido no processo
  •   Novo processo ou não?

 Fonte: IBC Coaching