Pesquisa de Clima Organizacional


Clima organizacional é a percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas, e a consequente reação a esta percepção.
A pesquisa de clima organizacional é um instrumento de gestão voltado para análise do ambiente interno. Tem o objetivo de mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
A pesquisa de clima organizacional é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para, assim, atacar efetivamente os principais focos de problemas, melhorando o ambiente de trabalho. E, além de criar um canal de comunicação com os colaboradores e identificar aspectos positivos e negativos que impactam o ambiente de trabalho, esta atitude da empresa eleva bastante o índice de motivação, pois dentro desta ação está o sentimento "estamos querendo ouvir você", "você e sua opinião são muito importantes para nós". A crença na empresa eleva-se sensivelmente.
É importante que a pesquisa de clima organizacional aborde questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como:
O trabalho em si - com base nesta variável procura-se conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, ao horário, à distribuição, à suficiência de pessoal, etc.
Integração setorial e interpessoal - avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre as pessoas e os diversos departamentos da empresa.
Salário - analisa a existência de eventuais distorções entre os salários internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários pagos por outras empresas.
Estilo gerencial - aponta o grau de satisfação das pessoas com a sua chefia imediata, analisando a gestão em termos de competência, feedback, organização, relacionamento, etc.
Comunicação - busca o conhecimento que as pessoas têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação, etc.
Desenvolvimento profissional - avalia as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece.
Imagem da empresa - procura conhecer o sentimento das pessoas em relação à empresa.
Processo decisório - esta variável revela uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.
Benefícios - apura o grau de satisfação com relação aos diferentes benefícios oferecidos pela empresa.
Condições físicas do trabalho - verifica a qualidade das condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
Trabalho em equipe - mede algumas formas de participação na gestão da empresa.
Orientação para resultados - verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que as pessoas se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.
Para que esta ferramenta de gestão seja bem aplicada, deve-se observar algumas fases do processo da pesquisa de clima organizacional, que são:
1. Reunião com o RH da empresa para conhecer sua cultura e perfil dos colaboradores
2. Elaboração do formulário
3. Comunicação aos colaboradores sobre a realização da pesquisa (o que é e para que serve)
4. Aplicação da pesquisa
5. Apuração dos dados
6. Relatórios
7. Plano de ação para sanar as dificuldades encontradas
8. Depois do plano de ação executado, reaplicação da pesquisa.
Não existe um questionário padrão de pesquisa de clima organizacional. Cada empresa adapta o questionário à sua realidade, linguagem e cultura. Mas, em termos gerais, o modelo de questionário de pesquisa de clima organizacional contém seis tópicos:
* O colaborador e o seu trabalho
* O colaborador e o relacionamento com os colegas
* O colaborador e o relacionamento com sua chefia
* O colaborador e a empresa
* O colaborador, seus benefícios e pagamentos
* O colaborador e a imagem da empresa
Nestes tópicos estão dez fatores importantes de avaliação, que são: organização, comunicação, desempenho, orgulho, camaradagem, credibilidade, respeito, imparcialidade, liderança e qualidade.
O questionário é anônimo e, para que a empresa tenha sucesso na pesquisa de clima organizacional, é necessário confiança no processo, boa comunicação e honestidade.
As principais contribuições que se pode obter da pesquisa de clima organizacional são:
- O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa
- Promover o crescimento e o desenvolvimento das pessoas
- Integrar os diversos processos e áreas funcionais
- Otimizar a comunicação
- Minimizar a burocracia
- Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento
- Foco no cliente interno e, consequentemente, no externo
- Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes
- Aumentar a produtividade
- Diminuir o índice de rotatividade
- Criar um ambiente de trabalho seguro
- Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos
- Transformar o ambiente de trabalho

É importante salientar que a empresa deve ter consciência de que, ao iniciar uma pesquisa de clima, vai gerar expectativas em seus colaboradores, no sentido de que eles vão esperar que ocorra alguma mudança positiva na empresa. Se a intenção da organização não é realizar mudanças, melhor não realizar a pesquisa, pois a empresa corre o risco de cair em descrédito perante os colaboradores e estes ficarem desmotivados.