Liderança Eficaz


O líder eficaz integra alta orientação para desempenho com alta orientação para pessoas. Ele não vê nenhuma contradição entre a necessidade de desempenho e as necessidades das pessoas. Esta integração de orientações é possível devido ao comprometimento das pessoas para atingirem os objetivos da empresa através de contribuições que vão além do esperado. As necessidades individuais são realizadas através do estabelecimento de relações maduras entre as pessoas, que são essenciais para o alcance dos objetivos organizacionais. A meta do líder eficaz é promover participação, envolvimento e comprometimento na equipe de trabalho.
A motivação positiva do líder eficaz é oferecer contribuição, buscando atingir os objetivos organizacionais com o mesmo entusiasmo que teria se eles fossem seus. Isto traz sensação de prazer e entusiasmo com o trabalho, pois o espírito de “eu posso fazer” é contagiante e inspira postura de vitória nos outros. A contribuição também vem na forma de interesse pelos outros, um desejo genuíno de ajudá-los a atingir o máximo de seu potencial. Quanto mais próximo alguém fica do sucesso em relação a cooperar com os objetivos da organização e em ajudar os seus companheiros a conseguir o mesmo, maior a sensação de auto-realização.
O líder eficaz busca evitar desenvolver pessoas egoístas e individualistas à custa dos outros ou da organização, pois criaria circunstâncias que não sustentariam nem o alto desempenho nem os bons relacionamentos. Estas circunstâncias podem ser observadas nas organizações onde politicagem, omissão de informações e baixos níveis de confiança no outro e de respeito mútuo, impedem a organização de atingir o seu potencial e as pessoas não podem obter uma verdadeira satisfação no trabalho.

Comportamentos do líder eficaz
·      Sincero e direto
·      Confiante
·      Decidido
·      Determinado
·      Gosta de trabalhar
·      Busca os fatos
·      Focaliza problemas reais
·      Vai até o fim
·      Ventila problemas
·      Possui o espírito de realizar
·      Altos padrões
·      Identifica causas
·      Inovador
·      Tem mente aberta
·      Positivo
·      As prioridades são claras
·      Dado à reflexão
·      Estabelece metas desafiadoras
·      Externa ideias
·      Espontâneo
·      Mantém sua posição
·      Estimula a participação
·      Ocupado com os outros
·      Equilibrado emocionalmente

Principais características do líder eficaz
A abordagem do líder se baseia em envolvimento, participação e empenho. Busca a relação superior – subordinado de forma equilibrada e comprometida.
- A comunicação é livre, aberta e franca, pois não é necessário ficar na defensiva para evitar riscos de incompreensão por parte dos outros.
- As orientações não são ordens e estas são dadas em casos de emergência ou como último recurso. Na verdade, as metas e objetivos é que são as “ordens”, pois sobre isto já houve concordância anterior entre chefe e subordinados.
- Diante de falhas ou erros o líder procura descobrir e analisar as causas com a finalidade de eliminá-las.
- As queixas são compreendidas e tratadas, dando mais informações a quem se queixou ou eliminando aquilo que causou a queixa.
- O líder trata os sentimentos hostis com seriedade, pois são indicadores de existência de problemas no trabalho. Fala com as pessoas em atitude de não-julgamento e sem defensividade, para permitir boa comunicação. Depois disto, toma atitudes para eliminar os sentimentos hostis.
- A avaliação de desempenho é baseada em metas e objetivos pré-estabelecidos, fazendo uma avaliação objetiva do trabalho.
Todos podem aprender e se aprende o tempo todo e a vida inteira. O problema não está na capacidade de aprender, mas na atitude em relação à aprendizagem. Quando as atitudes em relação à aprendizagem são positivas, a aprendizagem nunca termina.
Aprender para mudar. Como líder, é importante aprender a ser o mais eficaz. Dificuldades em mudar, em ser um líder melhor? Tenha humildade, reconheça sua necessidade de mudança e busque orientação e cursos.