Funcionário endividado - é de responsabilidade da empresa?


“Funcionário feliz, empresa feliz”. Parece clichê, mas esta frase ilustra perfeitamente o cenário vivenciado pela maioria das organizações brasileiras. Não é novidade que problemas financeiros influenciam nos relacionamentos familiares e amorosos, mas será que a falta de dinheiro prejudica também o desempenho profissional?
O colaborador que sofre com endividamento tende a ser um profissional mais preocupado e centrado em situações que fogem do seu espaço de trabalho, como, por exemplo, a procura de meios e soluções que o tirem do vermelho e o deixem uma posição mais confortável.
As crises financeiras atingem, sim, diretamente o rendimento de trabalho, podendo atrapalhar o desempenho de uma equipe e até levar ao insucesso de projetos e negócios. Por conta disso, é importante que as empresas estejam cientes dessa situação e procurem soluções que ajudem o seu time a se livrar das dívidas.
Como saída, empresas de diversos setores estão oferecendo consultoria aos seus funcionários e elaborando planejamento de finanças pessoais para que haja maior controle de receita e despesas. Os departamentos de Recursos Humanos e Finanças podem assumir essa tarefa, mostrando ao colaborador que ele não está sozinho, além de estreitar os laços entre organização e pessoa.
Essa alternativa, embora não garanta o fim dos problemas, é uma iniciativa positiva por parte das instituições, que pode trazer de volta, de forma simples e economicamente viável, um profissional motivado e produtivo.
Fonte: Dora Ramos in Administradores.com