Feedback grosseiro é uma fonte de doenças



Qual gerente seria capaz de responder à seguinte pergunta: por quais doenças de meus colaboradores sou responsável?
Um traço marcante de nossa cultura organizacional é que a maioria dos profissionais se desenvolve sem feedback. Isto significa que não sabe se o que faz está de acordo com o que seu gestor deseja. A promoção significa que sim. A demora em subir de cargo, ou a demissão, informa o contrário.
Em outras empresas, se as pessoas fizerem tudo corretamente receberão o silêncio como resposta. Entretanto, um único erro significa um feedback grosseiro e desmoralizante. 
A experiência que os funcionários vivem a cada momento na presença do gerente influencia diretamente a lealdade deles e o crescimento da organização. Esta experiência pode ser marcante, relevante e inspiradora. Ou pode ser estressante, humilhante e desencorajadora. Os momentos de feedback são determinantes nesse contexto. Entretanto, esta é a competência de liderança da qual os executivos mais fogem e, portanto, não sabem usá-la para desenvolver pessoas. O resultado é que ficam constrangidos ao enaltecer aqueles que fizeram um bom trabalho e usam emoções negativas e rótulos quando precisam corrigir um liderado. Nos casos mais desastrados, acabam por submeter a empresa a processos de assédio moral. 
Quer se trate de um gestor duro, que constrange seus subordinados, ou um gerente bonzinho, que não sabe cobrá-los, a falta de feedback é fonte de grandes infortúnios para a organização e seus profissionais. O clima organizacional aprimora-se consideravelmente quando os gestores sabem como fazer e usam esta competência corretamente. Portanto, o treino de como dar feedback é fundamental para o desenvolvimento das operações da empresa.  
O feedback nada mais é que um diálogo, balizado pelos propósitos da organização para reforçar comportamentos que deseja promover, ou para interromper aqueles que não quer que aconteçam.
São nos momentos de feedback que ocorrem as maiores quebras de comprometimento entre líderes e seus colaboradores. Ninguém se compromete em um ambiente desrespeitoso e, em vez de se preocupar em cumprir os propósitos da empresa, as pessoas se retraem, tornam-se cínicas, resignadas ou apáticas. É pouco provável que um cliente se torne leal atendido por profissionais com estes comportamentos. E menos provável ainda que a estratégia da empresa seja implementada com sucesso por pessoas com estas características.
Embora o risco que mais preocupa as organizações seja que o líder, ao exceder-se no feedback, gere as condições para que a empresa seja processada por assédio moral, preocupa-me muito mais o quanto ele causa de infelicidade e doenças. Isto porque o estresse de ser continuamente desrespeitado gera a possibilidade de que a pessoa desenvolva ansiedade, síndrome do pânico e depressão. Nos casos mais graves, e quando exposta a isto por longos períodos, graves problemas psicológicos, infarto e AVC.
A capacidade principal do gerente no momento de feedback é de lidar com emoções, suas e dos colaboradores. Sem esta competência, a rigor, o indivíduo não deveria ter sido alçado ao cargo de líder. Feedback não é o momento para dar vazão a emoções negativas, como frustração ou raiva. Muito menos para rotular pessoas, chamando-as do que quer que seja.
Profissionais promovidos a cargos de gestão devem se esforçar para desenvolver sua inteligência emocional e conhecer as melhores práticas de liderança. A ausência de ambas é a principal causa de feedbacks desastrosos e é fonte de muitas doenças em pessoas que merecem ser tratadas com mais respeito e consideração, pois muitas dedicam às organizações os melhores anos de sua vida e fazem do trabalho uma importante razão de sua existência. 
Por isto o feedback adequado é fundamental!
Fonte: Alliance Coaching