As Escolas de Samba, as Escolas de Gestão e as Empresas



Quando uma empresa decide criar ou implementar um Modelo de Gestão inevitavelmente recorre às mais tradicionais escolas de negócios do mundo. Contudo, existem algumas escolas que não são consultadas, mas que se forem analisadas sem o preconceito e desconsiderando a forma ilícita como parte dos recursos são captados, podem ensinar muito a respeito de gerenciamento de projetosmotivação de equipe e foco no objetivocomprometimento com a empresa e com o planejamento futurocriatividadeinovação,trabalho em equipe e paixão: as Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
Tomei a liberdade de capturar o Modelo de Excelência da Gestão adotado pela Fundação Nacional da Qualidade, que é uma das maiores referências no assunto no país, para traçar um paralelo entre os Fundamentos e Critérios  de um Modelo de Gestão e o seu paralelo na organização e produção de um desfile de escola de samba.

Fundamentos / Critérios

Modelo de aplicação em uma Escola de Samba
Planejamento

Uma escola de samba escolhe entre abril e maio o enredo que será apresentado no carnaval do ano seguinte. Esse enredo tem que ser algo novo ou uma revisita a um tema já explorado.
Pensamento Sistêmico

Esse enredo é a linha mestra que vai seguir a escola ao longo do ano. É a partir desse enredo que o samba-enredo, as fantasias e as alegorias serão criados. Fugir do enredo é o maior pecado que uma escola de samba pode cometer.
Comprometimento

O enredo pode não ser definido pelo carnavalesco e sim pela direção da escola, mas tem que ser aceito e internalizado pelo carnavalesco como se fosse seu.
Estratégia e Planos

Uma escola se prepara o ano todo para o desfile, sendo que alguns marcos ao longo do ano são previamente definidos. Entrega da sinopse do enredo para o início do concurso de samba enredo, concurso de samba enredo, apresentação dos protótipos das fantasias, redação do enredo completo, preparação do livro Abre Alas (livro entregue aos jurados para explicar como o enredo foi apresentado através das fantasias e carros alegóricos) e outros. Sem esses “entregáveis” as demais áreas da escola não podem começar os trabalhos.
Pessoas e Liderança

A maioria esmagadora de quem trabalha para colocar um desfile de escola de samba na avenida não é remunerada. Os diretores de ala, ritmistas, merendeiros e outros dedicam tempo e esforço pelo puro amor à escola ou ao carnaval.
Sociedade

As escolas de samba, em sua grande maioria, têm projetos sociais com cunho assistencialista e/ou de inclusão social. Vejamos o exemplo da Mangueira onde existe a Mangueira do Amanhã, a Vila Olímpica da Mangueira e projetos específicos nas áreas de Saúde, Educação, Trabalho e Cultura.
Informações e Conhecimento

O enredo de uma escola de samba é produzido, criticado, validado e explicado a todos os trabalhadores, remunerados e não remunerados, que produzem o carnaval, de forma a fazer com que todos entendam o que està sendo produzido e qual parte do enredo esse “produto final” vai retratar ou explicar. Algumas escolas, Beija Flor, por exemplo, tem reuniões para discussão e entendimento do Enredo. 
Resultados

O produto final é a maior festa popular do mundo e o evento com maior audiência da Globo Internacional.

Adicionalmente a estes pontos existem duas outras características típicas de um desfile de Escola de Samba que, se transportados para uma empresa, gerariam um diferencial gigantesco: paixão no que se faz e vontade de construir algo encantador!

Fonte: Fábio Jorge Celeguim (Você s.a.)