Os profissionais mais difíceis de se recrutar


Atualmente, encontrar candidatos qualificados, para determinadas funções e carreiras, é uma tarefa que anda tirando o sono dos recrutadores. É o que revela um levantamento realizado.
O tempo de espera das empresas para preencher alguns cargos pode chegar a 4 meses. O aumento do tempo do recrutamento está ligado à maior exigência dos processos seletivos e à escassez de profissionais qualificados – com mais competividade, as empresas buscam profissionais mais completos, o que é raro encontrar, e os processos seletivos hoje têm mais etapas do que há alguns anos.
Confira agora 12 profissionais que são difíceis de encontrar, por que eles são raros no mercado, o salário médio das funções e seu o perfil:

1. Vendedor técnico para setor de cosméticos

 

Tempo médio de recrutamento: 3 a 4 meses
Salário médio: R$ 6 mil a R$ 7 mil
Perfil: formação em Química ou Engenharia Química e experiência comercial no mercado cosmético. A atuação do profissional compreende a gestão de carteira de clientes no segmento cosmético, prospecção de novas contas, venda consultiva e participação de feiras e eventos do setor.
Por que é difícil encontrar: a formação de profissionais não acompanhou o crescimento da demanda.

2. Profissional de projetos logísticos

 

Tempo médio de recrutamento: 3 meses
Salário médio: R$ 4,5 mil a R$ 9 mil
Perfil: o profissional deve estar inserido no mercado de operadores logísticos, varejo ou ainda na indústria. É necessária uma visão ampla de processos por estar em contato com segmentos diversos, cada um com suas particularidades e urgências. A atuação pode ter foco no dimensionamento, planejamento, implementação ou na melhoria do projeto.
Por que é difícil encontrar: São posições que se tornaram estratégicas, o Brasil é um país complexo em termos de logística e os profissionais precisam ter visão mais ampla do negócio.

3. Analista de gerenciamento por categoria sênior

 

Tempo médio de recrutamento: 3 meses
Salário médio: R$ 5,2 mil a R$ 7mil
Perfil: o profissional é responsável por informações sobre o consumidor e as novas práticas de mercado com o objetivo de melhorar os planos de ação de gerenciamento por categoria de produtos. Ele também desenvolve as estratégias de exposição e organização das marcas nos diferentes canais de vendas, direcionados por canais e regiões.
Todos os processos referentes ao gerenciamento das categorias de produtos ficam a cargo deste profissional que coordena a dá suporte à equipe de vendas da empresa. Além de acompanhar a evolução dos produtos, market share, distribuição, preços e posicionamento da marca, o profissional também desenvolve estratégias e táticas para as categorias de produtos no que diz respeito aos preços, promoções e também ao espaço ocupado no mercado. Ficar de olho na concorrência e estabelecer um plano de ação para bloquear seu impacto e desenvolver parcerias com os clientes também fazem parte do escopo de atuação.
Por que é difícil encontrar: Além de maior demanda, há novas tecnologias em relação às métricas que os profissionais precisam conhecer.

4. Analista de inteligência de mercado

 

Tempo médio de recrutamento: 2 a 3 meses
Salário médio: R$ 5 mil a R$ 6,5 mil
Perfil: é o profissional que passa as informações referentes ao mercado para as áreas de marketing e vendas da empresa, tais como: situação da concorrência, movimentações estratégicas, posicionamento. O analista também estuda o posicionamento da empresa e aponta estratégias para alcançar vantagem competitiva. A elaboração de relatórios mensais de desempenho de vendas da empresa em relação à concorrência também faz parte do trabalho deste profissional.
Por que é difícil encontrar: a escassez de profissionais está relacionada à complexidade da função. É preciso colher dados, fazer análises e dar sugestões. É um profissional que precisa se comunicar bem com todas as áreas: marketing, produção, logística.

5. Analista de marketing digital / e-commerce

 

Tempo médio de recrutamento: 2 a 3 meses
Salário médio: R$ 4,5 mil a R$ 5,5 mil 
Perfil: é o profissional que vai liderar projetos digitais, desenvolvendo e administrando conteúdo de sites de e-commerce e campanhas de mídia online. Tendo domínio de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, o analista é capaz de fazer e analisar relatórios de métricas online tendo em vista os resultados gerados pelos sites.
Por que é difícil encontrar: A novidade da função no mercado é que torna os profissionais raros no mercado. Tem pouca gente preparada e com experiência para trabalhar nesta área. Fora dos grandes centros é ainda mais complicado encontrar.

6. Analista de revenue management

 

Tempo médio de recrutamento: 2 a 3 meses
Salário médio: R$ 3 mil a R$ 6 mil
Perfil: é o profissional responsável pela gestão de receitas nas operações de vendas, gestão de preços, margem e investimentos de trade, construção e análise de lucros e perdas (P&L) e dados de vendas. É quem elabora relatórios gerenciais, a partir do cruzamento de informações financeiras da empresa e informações de mercado. Analisa custos e gastos por produto e canal de vendas, com o objetivo de antecipar as necessidades de ações de preço ao mercado.
Por que é difícil de encontrar: A escassez está ligada ao próprio perfil profissional que precisa ser completo: boa formação, domínio de idiomas, perfil analítico.

7. Vendedor Key Account sênior

 

Tempo médio de recrutamento: 2 a 3 meses
Salário médio: R$ 4,5 mil a R$ 6 mil comissões mensais.
Perfil: é preciso ter inglês fluente e bom trânsito nas grandes redes de supermercado. O profissional é o gestor da carteira de clientes e responsável pela negociação de contratos com compradores. Define e implementa ações promocionais para aumentar a exposição dos produtos nas redes e incrementar as vendas. Também faz a gestão de custos, analisa a rentabilidade e o volume de vendas.
Por que é difícil encontrar: Há o aumento da demanda e precisa ser uma pessoa com relacionamento já estabelecido com as grandes redes de supermercados, alguém que já tenha experiência. Muitos profissionais evitam deixar uma empresa para trabalhar na concorrência por uma questão ética. É algo que acontece muito, por isto é melhor recrutar quem já esteja disposto a sair.

8. Consultor em engenharia

 

Tempo médio de recrutamento: 2 meses
Salário médio: R$ 3 mil a R$ 8 mil
Perfil: conhecimento técnico de engenharia na área específica da consultoria.
Por que é difícil encontrar: É um engenheiro que precisa ter habilidade de comunicação e de relacionamento, além do lado consultivo. É este perfil pessoal que pega porque, geralmente, a formação do engenheiro é mais técnica.

9. Profissional de planejamento e demanda

 

Tempo médio de recrutamento: 2 meses
Salário médio: R$ 4 mil a R$ 8 mil
Perfil: é preciso ter uma visão geral da cadeia de supply chain e bons conhecimentos de produção, logística e da área comercial. É aquele que estabelece a previsão de vendas de um produto ou de determinada linha de produtos, tendo em vista fatores como o histórico de vendas, a previsão da demanda, o nível de estoque, a sazonalidade, entre outros. Inglês fluente é exigido em 90% dos cargos.
Por que é difícil encontrar: na função é preciso combinar um perfil analítico para que as previsões sejam mais assertivas e estratégico para acompanhar alterações no plano e gerar resultados mais próximos da realidade.

10. Profissional de compras estratégicas

 

Tempo médio de recrutamento: 2 a 3 meses
Salário médio: R$ 4 mil a R$ 8 mil
Perfil: é o profissional que traz uma visão estratégica para a área de compras. Por isto é preciso ter perfil comercial arrojado e habilidade de negociação. Visão ampla do processo de supply chain é um requisito da função, já que é preciso propor alternativas para o negócio, tendo em vista custo-benefício, qualificação de fornecedores, entre outros fatores. Fluência em inglês é essencial.
Por que é difícil encontrar: profissionais com visão ampla e estratégica do mercado são raros. Há poucos profissionais de alto nível no mercado.
11. Supervisor de produção

Tempo médio de recrutamento: 1 a 2 meses
Salário médio: R$ 6,5 mil a R$ 9 mil
Perfil: o supervisor deve garantir matéria-prima suficiente para a produção e combater os eventuais gargalos para manter a eficiência e reduzir custos de produção. Por isto é preciso entender da cadeia de produção e reunir capacidade lógica e de gestão de pessoas.
Por que é difícil encontrar: Antes era uma posição mais técnica e hoje é preciso que o profissional tenha uma visão mais ampla, o perfil mudou. Algumas empresas requerem profissionais especializados em seu segmento e em uma determinada área e há empresas que buscam profissionais que entendam de diversas áreas e segmentos. Tanto a especialização em um segmento como o conhecimento de diversas áreas e segmentos são raros nos profissionais disponíveis no mercado.

12. Técnico de campo em manutenção eletromecânica

 

Tempo médio de recrutamento: 1 mês
Salário médio: R$ 3 mil a R$ 4 mil 
Perfil: é responsável pela manutenção (elétrica, mecânica e em automação) dos equipamentos e linhas de produção nos clientes da empresa para a qual trabalha.
Por que é difícil encontrar: o técnico de campo é um dos profissionais mais requisitados em empresas de máquinas, equipamentos e serviços. A maior dificuldade é encontrar profissionais com conhecimento nas três áreas – elétrica, mecânica e automação – e com total disponibilidade para viagens frequentes.  As empresas buscam pessoas que já tenham tido experiência com as máquinas e equipamentos, o que é difícil, já que são máquinas muitas vezes recém chegadas no país. A formação técnica não acompanha o surgimento de novas tecnologias.
Fonte: Revista Exame