O problema do absenteísmo e do turn over



Absenteísmo é o grau de ausência no trabalho da mão-de-obra empregada. O absenteísmo por motivo físico é gerado por doenças em si ou de alguém da família, problemas familiares, desinteresse, salário baixo (síndrome da segunda-feira) e dependência química. O absenteísmo por motivo mental é ocasionado pela desmotivação, depressão e transtornos mentais.

Foi realizada uma pesquisa em que se constatou que, no Brasil, existem quase 40 milhões de pessoas com problemas mentais e do comportamento, 17 milhões dos quais são casos graves. A depressão atinge 16% da população. Doenças da ansiedade, como as fobias, a síndrome do pânico e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), atingem cerca de 15% das pessoas. O consumo abusivo de álcool, além de causar boa parte dos acidentes de trânsito e inflamar situações de violência, pode levar ao alcoolismo, problema que atinge 9% dos brasileiros. 
Estes problemas emocionais são a terceira causa de afastamento no trabalho, elevando o absenteísmo.

Estas e outras alterações psíquicas, como o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a anorexia e a compulsão por jogos, além de ter um enorme custo humano, geram também um alto custo econômico. No Brasil, já representam a terceira causa de afastamento do trabalho. Em 2011, 181 mil pessoas receberam da Previdência Social o auxílio-doença devido a estes problemas, benefício concedido a quem precisa se ausentar do trabalho por mais de 15 dias, por motivos de saúde.

Quais são os maiores motivos de absenteísmo em sua empresa? Você já fez um estudo das causas e o impacto financeiro causado pelo absenteísmo em sua empresa?

Como medir o custo do absenteísmo?

Para entender melhor é preciso separar as informações:

Onde está o absenteísmo físico? Qual é o perfil? Idade? Em qual setor? Em que época? Por que faltam? O que existe em comum?

Onde está o absenteísmo mental? Algum setor tem mais problema com horas extras? A pesquisa de clima mostra algum resultado importante? É possível extrapolar informações da OMS? Ou de outra organização? 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão é um problema e atinge 15% da população mundial. Turn over é um indicativo?

Procure a relação entre os vários fatores e calcule os números do que isto significa.

Para calcular analise:

·      Impacto do absenteísmo ou turn over sobre indicador de qualidade: taxa de absenteísmo ou turn over X indicador de qualidade (evolução dos dois indicadores)
·      Custo de horas extras necessárias para cobrir absenteísmo: percentual das horas extras usadas para cobrir absenteísmo – dias de absenteísmo (expresso em horas) / número de horas extras
·      Qual é a relação entre o número de horas extras e sinistralidade do plano médico ou número de atestados: um pico de hora extra aumenta a sinistralidade do plano ou de atestados no mês seguinte? Compare a evolução dos dois indicadores.

Por exemplo, se 15% da minha população está com depressão e, em função disto, a produtividade desta população está 20% abaixo do que deveria estar, isto significa que a empresa tem uma queda de 3% de produtividade devido à depressão. E estresse? E a sinistralidade do Plano Médico, ou atestados médicos, como está evoluindo?

Então, agora você já sabe onde está o problema e já sabe o quanto ele custa, está na hora de achar as respostas, ou seja, a solução. Mas não tenha a postura que você já sabe quais são as soluções e que a administração da empresa aceita suas propostas! Teste suas ideias e confirme!

O leque de ações é enorme, não se limite. Mas tenha cuidado para não tomar ações que acabam prejudicando ainda mais a empresa e desmotivando os funcionários que não faltam... Nada de presentear aqueles que não apresentam atestados ou que não têm nenhuma falta no mês. Cuidado também para não dar aumento de salário aos que faltam ao trabalho toda segunda-feira, ou chegam sempre atrasados, ou dizem que vão sair da empresa, alegando que estão desmotivados pelo baixo salário. Analise a situação real e se esta justificativa é verídica. Na maioria das vezes, por trás da queixa de baixo salário há outros motivos subjacentes, tais como: clima ruim no setor, inadequação ao cargo, falta de perspectiva de promoção, problemas de relacionamento entre subordinado e chefia ou entre os colegas, assédio moral, etc.

Portanto, a melhor maneira de saber o motivo do absenteísmo é realizar uma pesquisa de clima. Mas só faça a pesquisa de clima se a empresa tem mesmo a intenção de realizar mudanças para melhorar as condições de trabalho no menor prazo possível, pois, do contrário, só vai fazer é desmotivar ainda mais seus colaboradores! Isto porque a pesquisa de clima subentende mudanças...

Fonte: Caminhando Juntos – Gestão de Recursos Humanos