Teoria do Elemento Humano

A Teoria do Elemento Humano destaca alguns aspectos de extrema relevância para entendimento do indivíduo e sua participação na Cultura Organizacional. Tais aspectos, quando incorporados no dia a dia das Empresas e dos Colaboradores, são grandes alavancas que permitem apurar e entender a satisfação individual e em grupo, a diminuição dos índices de rotatividade, os custos de manutenção e treinamento dos funcionários, etc.

Quantas Organizações enfatizam e trabalham estes aspectos, antes de analisar os números decorrentes das pesquisas aplicadas? Quantas entendem e incentivam a adoção destes aspectos antes de tomadas de decisões?
Tais aspectos são primordiais para o cenário Organizacional. A partir do incentivo, entendimento e aplicação dos mesmos como valores, várias pesquisas poderão ser aplicadas, gerando planos de ação, com resultados palpáveis não só para o Empregador, mas também para os Empregados. 

Acredito que cada vez mais Empregadores e Empregados têm necessidades parecidas no que tange a mensuração de desempenho, diminuição de taxas de rotatividade e visão de possíveis investimentos em novas formações. Diante desse cenário, por que não trabalhar a Cultura Corporativa no sentido de expandir estes conceitos e obter melhores resultados?

Verdade – É o grande simplificador. Mentir dá muito trabalho! Qualquer relacionamento, seja de curto, médio ou longo prazo, fica muito mais simples e energizado quando existe um ambiente de abertura e verdade.

Escolha – Eu escolho meus próprios valores para conduzir minha vida. Ou, posso optar por não escolher e me deixar levar, o que também se transformará em uma escolha, em omissão. Só não escolhe quem não 
tem livre arbítrio e só não tem livre arbítrio quem não tem coragem de Ser.


Simplicidade – As mais profundas soluções são simples. O mais simples é melhor, custa menos, é mais rápido. Apenas cuidado. Não escolha o mais simples por ser mais fácil. Isto pode ser uma armadilha! Para isto, o auto-conhecimento é fundamental!

Ilimitação – Não temos limites em nosso potencial. Nosso limite é nossa crença de que podemos ou não efetuar determinada tarefa.

Holismo – Reunião de todos os aspectos de uma pessoa (pensamento, comportamento, sentimento e corpo) Estes, estarão sempre relacionados. Somos seres únicos, porém, com vários aspectos.

Completude – Efetividade e alegria são aumentadas quando concluimos experiências inacabadas ou pendentes. Pessoas acabativas são mais valorizadas e mais felizes no dia a dia. Não carregam consigo o fantasma de uma lista de coisas a fazer. Passam o dia diminuindo a bagagem e não aumentando.

Dimensões – As dimensões básicas do funcionamento humano são: inclusão, controle e abertura.

Auto-estima – Todo comportamento deriva da auto-estima. Se me valorizo, me gosto e me admiro, tenho total controle sobre minhas emoções e sobre a imagem que reflito no outro.

O quanto você está familiarizado com estes aspectos? E a sua Organização? Vocês entendem que estar em perfeita sintonia em relação a estes aspectos trará resultados muito melhores? Todos trabalharão mais felizes, enquanto Colaboradores. E a Empresa, enquanto investidora, terá muito mais clareza nas expectativas do retorno do investimento feito em cada um de vocês.

Fonte: Dea Pacheco