Você contrataria você?

O conceito de emprego mudou neste novo milênio. Hoje, para garantir a sua empregabilidade, veja a sua empresa como a sua “cliente”. Ela o contrata para que você preste um serviço que ela necessita, tendo como contrapartida a sua remuneração, que pode ser acrescida ou não de outros benefícios.
Hoje estamos na Era do cliente eternamente insatisfeito. Não é diferente com uma empresa que busca um profissional para ajudá-la a executar determinadas tarefas. Para crescer ou, no mínimo, sobreviver no mercado de trabalho use da empatia e coloque-se no lugar de quem está contratando um profissional:


"Não quero perder tempo"
"Facilite a minha vida"
"Ofereça o que eu quero"
"Quero qualidade no seu serviço"
"Quero alguém com qualificações profissionais diferenciadas"
"Tenha iniciativa"
"Quero uma pessoa a quem eu possa delegar"
"Comprometa-se com resultados"
"Seja criativo"
"Seja inovador"
"Pense diferente"


Agora olhe para si mesmo e reflita: Eu atendo a estes anseios?

Se a sua resposta for não, crie maneiras de atender a estes anseios. Muita gente faz o processo de auto-inovação mais difícil do que precisaria ser. Continuam presas às experiências do passado e não se estimulam com novos desafios e situações. Este é o caminho mais curto para alguém desaparecer. Quer ver? Faça este teste de memória: relembre de 3 profissionais que você conhece que já tiveram sucesso no passado e que desapareceram profissionalmente porque não se adequaram às novas exigências do mercado.
Faça o mesmo exercício relembrando de lojas, empresas ou negócios que já foram sucesso no passado e desapareceram porque surgiu algo mais inovador.
Tudo o que você fez de positivo será esquecido na próxima semana. Com isso, existem duas alternativas: queixe-se porque as coisas já não são fáceis como antes; ou use sua capacidade criativa para identificar novas respostas, novas soluções e novas ideias.
Cada momento é um recomeço, um momento de transformação. Uma oportunidade de reciclar-se e manter a sua empregabilidade.
Descubra o que a sua empresa, isto é, o seu "cliente", quer antes mesmo que ele próprio saiba. Este é um desafio à sua criatividade que construirá os seus diferenciais competitivos como profissional.
Hoje, a premissa básica é fazer mais com menos. Busque novas alternativas, repense, faça melhor, mais rápido, mais economicamente. Pense diferente, faça diferente. Crie fatos diferenciadores que tragam vantagens, facilidades e benefícios para sua empresa. Pense naquilo que ninguém ainda fez antes e evite ser apenas mais um. 

Crie, inove ou... evapore!
Quer um exemplo de uma mudança que observamos no nosso dia a dia? Há alguns anos em posto de gasolina só comprávamos combustível ou alguns outros serviços automotivos como troca de óleo, lavagem e lubrificação. Alguém teve a ideia de começar a vender pequenos artigos de conveniência. Hoje, o posto que não tiver uma boa loja de conveniência tende a perder seus clientes de abastecimento. 

"Por que não pensei nisso antes?"
Esta é uma definição bem-humorada de ideia. Pragmaticamente, uma ideia não é nada mais do que uma nova combinação de velhos elementos. Ter uma ideia é similar a você criar uma nova sobremesa ou um novo prato. Pegue alguns ingredientes que já conhece, ou alguns que recentemente descobriu, e combine-os de uma nova maneira. É simples. E nem precisa ser um gênio para fazer isso. As pessoas comuns têm grandes ideias todos os dias. Todo dia alguém descobre ou inventa algo.
"Mas o que poderei fazer de diferente na minha carreira?"
Utilize esta técnica de geração de ideias:



DE QUE MANEIRAS EU POSSO..................................? Complete esta pergunta com o seu objetivo ou desafio. Cada resposta que você der a esta pergunta é uma nova ideia.

Lembre-se que criatividade é como bicicleta. Depois que você aprendeu a andar nunca mais esquece. Comece treinando com os exercícios abaixo:


- Pense em uma tarefa que você realiza diariamente. De que maneiras você poderá simplificá-la?
- Que produto você usa em sua empresa que poderia ter, no mínimo, três outros usos?
- Durante uma hora pense como se você fosse um cliente da sua empresa. Escreva tudo o que você observou. Identifique tudo o que pode ser alterado, simplificado, agregado, melhorado, para que sua empresa não seja apenas mais uma.
- Pense em 5 maneiras para agilizar o atendimento nos dias / horários de pico?
- Liste, no mínimo, 20 outras aplicações para um clips de papel.



Fonte: Teixeira - RH Portal