O que diferencia as empresas de alta performance

"Quando você entra em uma empresa de alta performance, percebe que está em um lugar especial. Está no rosto dos funcionários", afirmou o engenheiro com especialização em Recursos Humanos, Paulo Bolgar, que é vice-presidente de Recursos Humanos de uma empresa farmacêutica localizada na Flórida (Estados Unidos), durante palestra para o 2º ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos).

Características das empresas de alta performance
Veja quais características diferenciam a empresa de alta performance da empresa comum:
• Visão clara e inspiradora para o futuro. "Por exemplo, o propósito da Disney sempre foi fazer as pessoas felizes. É um propósito claro".
* Cultura permeada pela mentalidade de acreditar no futuro.
* Toda empresa de alta performance tem três ou quatro valores em que os funcionários acreditam e que permeiam a cultura organizacional.
* Os funcionários apresentam orgulho da empresa.
* Respeito. "Raramente seus líderes se utilizam do medo para motivar seus funcionários, pois perceberam que mais importante que o medo é o impulso para ganhar o respeito deles e mantê-lo".
* Relacionamento de longo prazo. Em um mercado de trabalho em que mudar com frequência de emprego enriquece o currículo, os empregados das empresas de alta performance acreditam que o relacionamento de longo prazo será importante para seu sucesso profissional. 
* Divertimento: não se sabe se é causa ou um efeito, mas nessas empresas, o sucesso é comemorado por todos, diariamente.
* As pessoas fazem a diferença: "Um dos pontos que distingue as empresas de alta performance são as pessoas. Isso porque as organizações com esse perfil atraem pessoas extraordinárias e com características muito peculiares. Essas pessoas são as melhores no que fazem", disse Bolgar. Segundo ele, o RH dessas empresas procura recrutar os melhores profissionais e desenvolvê-los, por meio de treinamento e capacitação.
Além disso, esses profissionais mantêm uma atitude do "posso fazer". Ou seja, para eles, nada é impossível. As organizações de que falamos ainda empregam funcionários competitivos, mas sabem muito bem do limite entre competição e cooperação.

Outra característica: seus líderes são reconhecidos por sua capacidade de gerenciar pessoas, tempo e processos. "Eles são admirados por sua integridade, respeito e consistência entre o discurso e a prática. Eles desafiam os colaboradores a superarem seus limites e os incentivam a serem melhores tanto como profissionais quanto como pessoas". O especialista também salientou que estes colaboradores têm uma expectativa clara do que é esperado deles, por meio do feedback constante.
Fonte: RH Super
Todas essas qualidades fazem com que uma empresa seja a número um no mercado, crescendo de forma contínua, concreta e sustentável. "E qual área da empresa pode contribuir mais do que o RH na construção de uma empresa de alta performance?", questionou Bolgar. "O RH estratégico promove vantagem competitiva à empresa, direciona a liderança, formula e gera soluções".