Liderar não é mandar...

O Líder deve conhecer muito bem cada um de sua equipe, o que somente é possível através de acompanhamento diário.
Líderes que "enfiam a cara" no trabalho não têm como avaliar sua equipe, conhecer o potencial de cada membro, a não ser pelos últimos acontecimentos, o que pode gerar desmotivação, conflitos e baixo rendimento.
O papel fundamental do líder é o de formar novos líderes, é a técnica do desenvolvimento pessoal, a transformação, através de preparação, autoestima, controle emocional e de confiança. Executar esse papel é ser um líder-coach.
O Líder-Coach coloca-se na posição de uma cultura voltada para a aprendizagem continuada para o alcance de resultados crescentes. É essa postura que o mercado exige dos novos profissionais para que as organizações alavanquem rumo ao futuro.
Existem "líderes" que mandam (pessoa autoritária, que manda secamente), não sabem delegar, não treinam, tratam seus liderados como se soubessem de tudo esquecendo-se que estão em fase de aprendizagem, as pessoas ficam limitadas a serem executoras de tarefas e a obedecer como seres servis. Esses "líderes" conservam em suas mentes o conceito da "escravidão", onde um ser humano detém "direito de propriedade" sobre outrem. Isso mostra, claramente, que a escravidão é tão antiga quanto a existência da raça humana, onde, utilizando-se de estratégias, o homem sempre arruma um jeito para ter domínio sobre outrem e, assim construir todo seu poder e glória.
Existem Líderes Coaches, que estabelecem trajetórias de carreiras, que ajudam seus liderados a identificarem sua missão e com isso passam a ter uma visão realista do que possuem e o que podem possuir e em quanto tempo. Os Líderes Coaches estão sempre dispostos a fornecer o feedback constante a fim de manter sua equipe motivada e com sua estima em alta, sabendo-se que estima depende da própria pessoa. São nessas ações que se promove a mudança compartilhada, quebrando antigos paradigmas como daqueles "líderes" que "sabem de tudo".
O Líder Coach é um formador de profissionais qualificados, não perdendo o foco da sua natureza, do seu "eu". 
A liderança não se inicia pelas competências e habilidades, é um conjunto de caracteres próprios de uma pessoa, tais como: convicções, valores, ética, o cargo que ocupa, missão, visão, atitudes e a consciência que uma pessoa tem de si mesma. 
O Líder Coach envolve as pessoas mesmo sabendo que as características são diferentes e que é preciso saber lidar com essas diferenças, desenvolve suas atividades fundamentando-se no fato de que os contextos devem ser diferentes, mas específicos.
Formar pessoas focadas na busca de soluções para o atingimento de resultados é a função do Líder Coach, de ter pessoas capazes de agirem por si, que saibam se adaptar aos ambientes que disponibilizam, que sejam flexíveis e que consigam superar seus próprios limites e as adversidades, que se antecipam, não deixando que os problemas tomem conta e que saibam ser resilientes.
O Líder deve dizer o que fazer, como fazer, onde fazer, somente assim o liderado poderá entender o que se quer dele. Se o Líder não for franco e específico no que quer, como poderá cobrar? Não existe cobrança daquilo que não foi solicitado especificamente.
O Líder Coach não faz o serviço para o liderado, ele ajuda o liderado a desenvolver as habilidades necessárias que necessita para que o objetivo seja atingido. O líder deve estimular um comportamento participativo, onde as pessoas possam desenvolver o seu lado criativo, pensarem por si só, descobrirem estratégias capazes de solucionar problemas, propor sugestões e colocá-las em prática.

"Todo Líder é uma pessoa, nem todas as pessoas estão preparadas para serem líderes".

Se você quiser ser, ou formar um líder, leia a estória abaixo:
Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?
O LIDER leva o LIDERADO para uma missão na mata numa determinada tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.
O LIDERADO se senta sozinho no topo de uma montanha durante toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém, pois não há ninguém para socorrê-lo.
Se ele passar a noite toda lá, vai aprender a superar seus medos, angústias, ansiedades, que são expressão de um grande sentimento interno. Ele não pode contar a experiência aos seus colegas porque cada um deve superar do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.
O LIDERADO fica, naturalmente, amedrontado...
Ele pode ouvir toda espécie de barulho e essa experiência o ensina a interpretar cada som. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede, isso é bom, ele passa a dominar suas vontades. O vento sopra a grama e a terra, sacode os tocos, mas ele não remove a venda.
Segundo os Cherokees, este é o único modo dele superar a ele mesmo.
Finalmente, após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. Ele então descobre seu LIDER sentado na montanha perto dele. Ele estava a noite inteira protegendo seu LIDERADO do perigo, acompanhando-o e preparando-o para que amanhã ele seja um Grande Líder.


E é desta forma que deve agir o verdadeiro líder: ensinar o seu liderado a superar suas limitações e dificuldades, mas sem jamais abandoná-lo à própria sorte!

Fonte: Rigaud (RH Portal)