Crenças Limitantes


G.I.Gurdjieff, o filósofo russo do autoconhecimento, foi criado por uma sociedade nômade. Ele lembra que na sua infância os nômades não podiam carregar os filhos quando estavam caçando, então eles os condicionavam de uma forma rara, para que permanecessem num local seguro, por exemplo, debaixo de uma árvore, enquanto os pais não retornassem. Para garantir que ali permaneceriam, usaram por séculos a mesma estratégia: desde o princípio, quando a criança era bem pequena, eles a faziam sentar debaixo de uma árvore e desenhavam um círculo ao redor da criança com uma vara e diziam a ela, “Você não pode sair fora desse círculo; se você sair dele, será morto”.
Essas crianças acreditavam que se saíssem fora do círculo morreriam. Elas cresciam com esse condicionamento. Mesmo que alguém tentasse persuadi-las a sair, elas se negavam porque acreditavam que encontrariam a morte. Mesmo que tentassem, elas sentiam como se uma parede invisível lhes impedissem, empurrando-as de volta para dentro do círculo. Obviamente, essa parede só existia na mente; não havia nenhuma parede, não havia nada. E só saiam do círculo quando a pessoa que as colocou voltasse e retirasse o círculo, do contrário, elas permaneciam dentro. E as crianças cresciam, mas a ideia permanecia no subconsciente.
Analogamente, os mesmos círculos são desenhados hoje ao nosso redor pela sociedade, pelos pais, pela religião e, principalmente, pelos nossos pensamentos, também chamados de “crenças limitantes”. Vivemos cercados de muitos círculos que estão somente em nossas mentes. Esses círculos não têm uma existência real, mas funcionam quase como se fossem reais.
Nossas crenças nos limitam e nos fecham para o novo. Nossas crenças nos hipnotizam e nos fazem sentir medo. O pior é que não é possível negá-las, pois nosso subsconsciente não conhece o "NÃO". É preciso substituí-las por outras, quebrando-as com novas verdades pessoais.
O autoconhecimento, uma análise profunda de si e das crenças que nos foram impostas, junto com um trabalho de mudança de paradigma, ajuda a substituir essas crenças limitantes por pensamentos positivos e que fazem crescer.
Pense em sua vida, em tudo aquilo que você "tem certeza": que você não dá conta de algo, que não é suficientemente inteligente, que Deus "castiga", que ter dinheiro é pecado... e assim por diante.
Talvez seja este o seu momento de começar a mudar suas crenças!