Como liderar sua equipe


01. Líderes devem treinar outros líderes:
O líder não teme competição e tem sempre os melhores interesses de sua empresa em mente: treina sempre um assistente capaz de, algum dia, assumir a liderança.
02. Nunca deixe de aprender:
Você pode melhorar seus conhecimentos e técnicas de liderança de muitas maneiras: leia livros, frequente cursos, observe e sempre converse com líderes de sucesso para, assim, ganhar experiência e prática em liderança.
03. Seja fiel aos princípios:
Foi dito que Abraham Lincoln foi vítima da causa que defendia. Certamente, a sua atitude humilde e sua simplicidade eram nitidamente superiores à arrogância e irresponsabilidade de muitos chefes e ditadores. Saiba que o caminho mais seguro para a liderança é servir desinteressadamente aos outros.
04. Seja flexível:
Regras e rotinas rígidas têm arruinado muitos líderes. Uma visão ampla do setor é essencial, as mudanças são inevitáveis para que haja um verdadeiro progresso. Mentalidades demasiadamente conservadoras são indesejáveis, pois impedem o crescimento da produtividade.
05. Escolha a pessoa certa para cada função:
O interesse é tão vital quanto a inteligência e habilidade. Tente descobrir os interesses que movem seus comandados. Influencie aqueles com quem trabalha e procure descobrir o que eles querem e o que os agrada.
06. Seja coerente:
Ninguém pode seguir um líder que seja inconstante. A pessoa que é calorosa num momento e indiferente no momento seguinte, que é cordial num dia e desagradável no outro, que é adulador numa semana e assustador na outra, confunde seus comandados. A melhor maneira é ser moderado, estável nas atividades e comedido nas reações. Essa atitude atrairá os seguidores e harmonizará as relações humanas.
07. Admita seus erros:
O verdadeiro líder admite seus erros e os corrige com humildade. Ele nunca se esquiva ou aponta o outro pelas suas faltas. Inclusive, os grandes líderes assumem a responsabilidade dos erros de seus subordinados...
08. Siga a hierarquia:
O supervisor que ignora seu superior e fala suas idéias diretamente do diretor, usualmente destrói seus próprios propósitos por tentar diminuir o prestígio e autoridade de seu superior. Fazendo sugestões ou dando ordens é sábio seguir a linha decrescente e ascendente de autoridade responsável.
Uma das mais notáveis qualidades dos bons líderes reside em sua capacidade de cercar-se sempre de pessoas inteligentes – às vezes até mais do que eles próprios. Para rodear-se de gente inteligente, porém, o líder precisa ser capaz de identificá-las corretamente. Uma das maneiras de fazer isso é entender a forma como elas tomam decisões, pois boas escolhas refletem uma série de habilidades pessoais extremamente valiosas – não só no mundo corporativo como na vida.
Michael Mauboussim explica que há três fatores fundamentais que determinam o resultado de uma decisão: o racional do processo decisório, a execução daquilo que foi decidido e a sorte.
Mesmo as decisões simples requerem estratégia: Longe de ser um trabalho trivial, a Execução requer diversas habilidades gerenciais de planejamento, iniciativa, disciplina e liderança para delegar tarefas e supervisionar o trabalho.
Um castelo de decisões: Já o processo decisório em si envolve diversas etapas, inúmeros obstáculos e várias armadilhas. Grosso modo, porém, boas decisões representam excelentes espelhos da inteligência de um indivíduo.
Só a leitura destes conselhos não adiantará muito, o importante é estudá-los e colocá-los em prática.
Rita Alonso