Responsabilidade do líder em melhorar a qualidade técnica da equipe

Responda: 
Há funcionários incompetentes?
O líder é responsável pelo mau desempenho de sua equipe?
Deve-se investir no treinamento da equipe ou deve-se substituir os funcionários que não estão "rendendo"?
Ou deve-se mudar o líder quando o desempenho da equipe for medíocre?
O que você acha?


Então, para lhe ajudar com estas questões, assista o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=Aj4_rUiebts

Como se pode ver, o coral das freiras era péssimo, desafinado e parece que não tem solução, que elas nunca irão cantar harmoniosamente e afinadas.

Pois bem, agora assista ao segundo vídeo:

E então? O que mudou? O coral está cantando divinamente, nem parece o mesmo da primeira parte, e olha que são exatamente as mesmas freiras...

Observa-se que a regente idosa do primeiro vídeo era arcaica na sua forma de dirigir o coral (não pensava em mudar), também não tinha conhecimento técnico sobre música, notas e regência, tendo como consequência um desempenho desastroso das freiras. 

Mas bastou a Irmã Clarence assumir a regência do coral para que o resultado fosse maravilhoso!

Os mais desavisados, numa análise superficial, diriam que aquelas irmãs não tinham vocação para cantar, que era necessário formar um novo coral. 

E é desta forma que a maioria das empresas e gestores agem: se a equipe "desafina", não funciona, não se desempenha bem, consideram mais fácil e como única solução demitir os colaboradores "ineficientes".

Muitas vezes, é necessário que se mude o líder (ou que o qualifique) para que a equipe comece a se desempenhar melhor e a ter melhores resultados. 

Um verdadeiro líder age de forma semelhante ao da Irmã Clarence: descobre os talentos de sua equipe, coloca cada funcionário na posição que melhor se ajustam, de acordo com suas habilidades individuais, os motiva, os ajuda a ter autoconfiança e, principalmente, os treina sistemática e exaustivamente para que possam executar suas tarefas com eficiência.

Para saber se o problema do baixo desempenho está com o funcionário ou com o líder, deve-se analisar as seguintes questões: determinada equipe sempre é mudada? Nenhum funcionário apresenta bom desempenho e bons resultados? Há um alto índice de rotatividade no setor? Se a resposta a todas estas perguntas foi sim, então o problema é o líder.

Portanto, antes de culpar a equipe, devemos analisar a liderança...