Rádio corredor ou rádio peão: de quem é a responsabilidade?


“Você soube do que estão falando?” “Dizem que o fulano vai dançar..." Frases como essas são comuns nos corredores das empresas e não importa o segmento ou o tamanho desta. São os boatos e fofocas que se multiplicam pela chamada “Rádio Peão ou Rádio Corredor” e que disseminam informações distorcidas que podem não causar estrago à vida da empresa e também divulgam “novidades” que culminam em fortes dores de cabeças para muitos profissionais, quando não os levam a um estado de medo. Isso geralmente acontece quando, por exemplo, ocorre alguma demissão, um gestor é transferido ou, então, novas ferramentas são implantadas pela administração. 
A quem cabe a responsabilidade de evitar a famosa "Rádio Corredor"? A todos os colaboradores, na verdade. Porém, a maior responsabilidade fica a encargo do RH e dos líderes. 
Abaixo seguem algumas recomendações para evitar fofocas e boatos que correm de “boca em boca”, os quais podem prejudicar, e muito, a empresa e o desempenho dos colaboradores:
1 – Se alguém é demitido, não importa o cargo que a pessoa ocupe, o RH deve orientar ao líder que comunique oficialmente à equipe o motivo do desligamento daquele determinado funcionário. Isto evita que se desencadeie o boato de uma onda de demissão em massa, levando estresse aos funcionários.
2 – Se o RH e a empresa se preocupam com o clima, deve orientar aos líderes que comuniquem aos liderados os planos, projetos, mudanças e transformações que a empresa deseja implantar, não dando margens às fofocas.
3 – O RH pode sugerir à diretoria da empresa, caso ainda não tenha, que implante canais formais de comunicação em todos os setores, como: jornais, folhetos, murais, etc.
4 – Ao saber que uma nova tecnologia ou ferramenta será adotada, o líder não deve temer o novo, o desconhecido, mas sim aceitar e primeiramente saber em detalhes do que se trata para depois fazer a comunicação oficial aos liderados, informando as vantagens. Também deve providenciar a participação de todos nos treinamentos oferecidos pela empresa para que não encontrem dificuldades em lidar com aquele novo recurso ou procedimento.
5 – O RH deve orientar aos líderes, caso escutem algo que pode comprometer o clima de suas equipes, que mantenham sigilo a fim de não contribuir para a disseminação dessa informação, pois a tendência é que a mesma seja repassada - e de forma distorcida.
8 – O que deve ocorrer sempre que uma fofoca ou boato acontece, é o líder procurar o(s) funcionário(s) para uma conversa franca e tirar dúvidas e realizar esclarecimentos.
9 – Quando houver uma queixa ou um comentário ruim a respeito de algum funcionário ou colega gestor, é indicado que o líder e/ou RH chame os envolvidos para ouvir os "dois lados da moeda". Lembrando que, infelizmente, a inveja é uma realidade e ninguém está livre de ser alvo dela.
Tomando estas medidas, sua empresa ficará livre da "Rádio Corredor" e obterá um clima agradável de trabalho.
Adaptado de Patrícia Bispo