Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico assegura o equilíbrio dos recursos e das competências da organização com relação às melhores oportunidades apresentadas pelo mercado.


O novo contexto mundial faz com que as empresas tenham de se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente. No entanto, muitas organizações ainda atuam de maneira reativa, respondendo as demandas geradas por essas turbulências. Acreditam, inclusive, que diante da rapidez e da constância dessas mudanças, torna-se impossível definir estratégias de ação.

Pelo contrário, o que se verifica em um ambiente altamente competitivo é que as empresas vencedoras são aquelas que lideram as mudanças e que, atentas ao mercado, planejam sua atuação de forma a gerar valor para seus clientes.

Na era das necessidades ilimitadas e de recursos escassos, as exigências dos consumidores são cada vez maiores. Os mercados e produtos tornam-se comodities: tudo igual e a preços cada vez mais baixos. Por estas razões a capacidade para criar e inovar é a principal ferramenta para as empresas criarem seus diferenciais competitivos.

Dentro desse cenário de instabilidade, o planejamento tem se tornado cada vez mais importante e vital e deve ser construído de maneira flexível, com o engajamento e comprometimento de todos os colaboradores da organização.
As empresas que não planejam correm grandes riscos de não alcançar o objetivo tão desejado, que é o sucesso. Empresas incapazes de pensar no futuro, que vivem para resolver problemas corriqueiros do dia-a-dia, sem ter tempo para traçar planos futuros, sem analisar o ambiente que o cercam, sem gerar novos projetos acabam não sobrevivendo por muito tempo no mercado.

Diante dos novos desafios e das mudanças contínuas do mundo, as organizações também precisam mudar e ser ágeis na tomada de suas decisões, por isso a grande importância do planejamento estratégico.


Eis as etapas do planejamento estratégico:

 Processo de Planejamento Estratégico - Kenneth Corrêa



Análise da situação atual

A primeira etapa do planejamento estratégico é identificar as condições atuais, externas e internas da organização.
A análise da situação atual tem como objetivo avaliar os recursos disponíveis internamente na empresa, sendo eles financeiros, humanos e materiais, além das possibilidades disponíveis no mercado.
Divide-se então a análise da situação atual em duas partes: a análise do ambiente externo e a análise interna.

Análise do ambiente externo

A análise do ambiente externo é o primeiro passo para a realização do planejamento estratégico. 
No processo de planejamento estratégico, a análise do ambiente externo  identificará os fatores ambientais que influenciam o desempenho da empresa.

Análise interna

A análise interna é a identificação de pontos fortes e fracos dentro da empresa e é realizada paralelamente à análise do ambiente.
O estudo dos pontos fortes e fracos da empresa são realizados através da análise das áreas funcionais desta (produção/atendimento, marketing, recursos humanos e finanças), e a comparação do desempenho destas áreas com empresas de destaque (prática conhecida como benchmarking).
Através do benchmarking a empresa pode observar em outras organizações as melhores práticas para cada uma das áreas funcionais, adaptando suas tarefas e procedimentos de acordo com a conduta destas.

Definição de objetivos e estratégias

Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Nesta etapa, deve-se identificar aonde a empresa quer chegar.
A definição dos objetivos é consequência da etapa anterior, já que, de acordo com as condições internas e externas, pode-se definir o caminho que a empresa irá seguir.
A estratégia é delineada a partir da definição destes objetivos e, no decorrer, identifica-se uma série de estratégias e a forma de aplicar na empresa.

Implementação da estratégia

Uma vez que os objetivos e estratégias tenham sido selecionados, chega o momento da implementação da estratégia.
Por melhor que sejam os planos, se não forem implementados adequadamente, todo o trabalho até aqui será em vão.
Monitoramento e controle
Embora muitas vezes esta etapa não seja levada em consideração, a etapa do monitoramento e controle é essencial.
Assim, o monitoramento consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia, devendo ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.