Política de Recursos Humanos

A Administração de Recursos Humanos consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a empresa representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho. A ARH significa conquistar e manter pessoas na empresa, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável. Está em jogo a espécie e qualidade de vida que a empresa e seus funcionários levarão e a espécie de funcionários que a empresa pretende cultivar.
Para assegurar um ótimo nível de pessoal contratado e evitar problemas com este e a rotatividade contínua, realizar as atividades abaixo especificadas.
1. Provisão de Recursos Humanos:
a) Pesquisa de mercado de recursos humanos:
ü Pesquisa e análise do mercado de recursos humanos
ü Onde recrutar (fontes de recrutamento)
b) Recrutamento:
ü Como recrutar (técnicas de recrutamento)
ü Prioridade do recrutamento interno sobre o externo
c) Seleção:
ü Critérios de seleção a padrões de qualidade
ü Grau de descentralização das decisões acerca da seleção de pessoal
ü Técnicas de seleção
d) Integração:
ü Planos e mecanismos (centralizados e descentralizados) de integração de novos funcionários ao ambiente interno da empresa (PINF)
2. Aplicação de Recursos Humanos
a) Análise e descrição de cargos:
ü Determinação dos requisitos básicos da força de trabalho (requisitos intelectuais, físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho) para o desempenho da função
b) Planejamento e alocação de recursos humanos:
ü Determinação da quantidade de recursos humanos necessária e alocação desses recursos em termos de posicionamento em cargos dentro da empresa
c) Plano de carreiras:
ü Determinação da sequência ótima das carreiras, definindo as alternativas de oportunidades possíveis dentro da empresa
d) Avaliação do desempenho:
ü Planos e sistemáticas para contínua avaliação da qualidade e adequação dos recursos humanos
3. Manutenção de Recursos Humanos
a) Administração de salários:
ü Avaliação e classificação de cargos visando ao equilíbrio salarial interno
ü Pesquisas salariais visando ao equilíbrio salarial interno
ü Política salarial
b) Plano de benefícios sociais:
ü Planos e sistemáticas de benefícios sociais adequados à diversidade de necessidades dos funcionários da empresa
c) Higiene e segurança do trabalho:
ü Critérios de criação e desenvolvimento das condições físicas ambientais de higiene e segurança que envolvem os cargos
d) Relações sindicais:
ü Critérios e normas de procedimentos sobre relações com empregados e com sindicatos
4. Desenvolvimento de Recursos Humanos
a) Treinamento:
ü Diagnóstico e programação da preparação e reciclagem constante dos recursos humanos para o desempenho dos cargos
b) Desenvolvimento de recursos humanos:
ü Aprimoramento a médio e longo prazos dos recursos humanos disponíveis, visando à contínua realização do potencial existente em posições mais elevadas na empresa
c) Desenvolvimento organizacional:
ü Aplicação de estratégias de mudanças visando a saúde e excelência organizacional
5. Monitoração de Recursos Humanos
a) Banco de dados:
ü Registros e controles para a devida análise quantitativa e qualitativa dos recursos humanos disponíveis
b) Sistemas de informação:
ü Meios e veículos de informação adequados às decisões sobre recursos humanos
c) Auditoria de recursos humanos:
ü Critérios de avaliação e adequação permanente das políticas e dos procedimentos de recursos humanos
NA PRÁTICA:
1. Recrutamento esmerado: recrutar o melhor potencial humano disponível na localidade, considerando preferencialmente pessoas da própria empresa.
2. Seleção adequada e voltada para o futuro: selecionar adequadamente, levando em conta não só um bom ajustamento à função imediata, mas também tendo em vista o aproveitamento do elemento humano num processo de carreira dentro das diversas áreas da empresa.
3. Integração, treinamento e aperfeiçoamento amplos: proporcionar aos funcionários uma orientação para perfeita integração na empresa, treinamento e aperfeiçoamento para o bom desempenho de suas funções e desenvolvimento de suas carreiras, além de oportunidades para aprimoramento técnico, cultural, social, funcional e progresso financeiro.
4. Avaliação funcional e eficiente: manter uma avaliação eficiente e sistemática dos membros da força de trabalho, a fim de assegurar um bom aproveitamento e desenvolvimento das capacidades individuais, mantendo, assim, sempre vivo um espírito de segurança em todos os níveis.
5. Remuneração adequada: remunerar de maneira justa e adequada, considerando o mérito individual e a situação dos mercados de trabalho locais.
6. Manutenção de boas relações humanas: manter um ambiente de boas relações, estabelecendo condições humanas e materiais adequadas ao bom desempenho do trabalho. Nas condições humanas, inclui-se o direito de apelo e, nas condições materiais, incluem-se benefícios educacionais, médico-hospitalares e financeiros.
7. Comunicações e criatividade: possibilitar meio e clima para o desenvolvimento amplo de comunicações e informações e incentivar sugestões, a fim de conseguir a participação integral dos funcionários no espírito e objetivos básicos da empresa, através de novas ideias, de aperfeiçoamento dos métodos de trabalho e de novas oportunidades de negócio.
8. Participação integral: criar e manter condições para a participação do pessoal no progresso financeiro da empresa.
9. Estabilidade e aposentadoria: tornar estável na empresa toda pessoa eficiente e com potencial de desenvolvimento ou condições de ajustamento. Assegurar aos funcionários veteranos um plano especial de aposentadoria.
As políticas relacionadas com a ARH devem ter as seguintes características:
Ø Estabilidade: ou seja, suficiente grau de permanência para evitar alterações muito grandes;
Ø Consistência: ou seja, congruência em sua aplicação, não importam os níveis ou áreas afetados;
Ø Flexibilidade: ou seja, possibilidade de suportar correções, ajustamentos e exceções, quando necessários;
Ø Generalidade: ou seja, possibilidade de aplicação global e compreensiva para toda a empresa; e
Ø Clareza e simplicidade: de definição e entendimento.
Normas Básicas de Pessoal
· Preencher preferencialmente as funções com pessoas da própria empresa.
· Recrutar pessoal melhor ou igual ao existente.
· Recrutá-lo, sempre que possível, no próprio local onde o trabalho será prestado.
· Manter registro do potencial humano destinado a suprir possíveis vagas ou preencher novas funções.
· Utilizar, para o preenchimento de toda e qualquer função, a pessoa mais adequada.
· Todo empregado admitido deverá ter, em potencial, aptidões para outros acessos, além da função em que iniciar.
· Admitir somente as pessoas que, além de atenderem aos requisitos básicos da função, satisfaçam aos padrões de saúde estabelecidos e cujos antecedentes morais e comerciais em nada as desabonem.
· Admitir e manter empregados menores de 18 anos somente se estiverem matriculados em curso secundário e apresentarem progresso nos estudos, ou que estejam inscritos no programa do primeiro emprego, e que provenham de meio com bons antecedentes familiares.
· Admitir ou manter parentes próximos (consanguíneos ou afins) de funcionários somente em funções que não tenham relação de subordinado direta a estes.
· Proporcionar a todo funcionário recém-admitido orientação adequada para perfeita integração na empresa e no setor.
· Proporcionar cursos e treinamentos adequados a todas as pessoas para o bom desempenho de suas funções e para seu desenvolvimento contínuo, bem como, buscando o progresso técnico, funcional e econômico do funcionário.
· Manter uma força de trabalho que satisfaça, quantitativa e qualitativamente, as necessidades da empresa a curto, médio e longo prazos.
· Avaliar continuamente o desempenho de todos os seus funcionários para fins de transferências, promoções, treinamento e conhecimento, de forma geral, da qualidade do potencial humano da empresa.
· As transferências de cidade para cidade, a não ser em casos especiais, somente deverão ser feitas quando implicarem promoção.
· Nas transferências caberá o ônus de salário e de contagem de tempo.
· Efetuar todas as promoções em caráter interino, obedecendo ao limite máximo de 3 meses; e toda promoção deve implicar aumento de ganho, como incentivo.
· Remunerar de forma mais adequada, considerando o valor individual, os serviços a serem prestados pelos funcionários, a oferta e procura no mercado de mão-de-obra e as disponibilidades financeiras da empresa para esse fim.
· Manter uma equitativa interrelação salarial entre as diversas funções, respeitando as variações do mercado de trabalho e os acordos sindicais.
· Desenvolver planos que visem proporcionar aos empregados benefícios educacionais, financeiros, médico-hospitalares e previdenciais.
· Proporcionar aos empregados condições materiais adequadas ao desempenho das respectivas funções.
· Aproveitar, da melhor forma possível, as capacidades e habilidades individuais.
· Comunicar aos funcionários os assuntos, os regulamentos e as normas que, por força de suas funções ou de sua própria condição de funcionários da empresa, devam conhecer.
· Facultar a qualquer funcionário o exercício do direito de apelo e de fazer sugestões construtivas.
· Assegurar um ambiente de boas relações no trabalho, orientando as chefias que evitem o assédio moral.
· Desenvolver continuamente, entre os funcionários, o espírito de equipe e manter o moral elevado.
· Estimular a participação nos empreendimentos (objetivos e metas) da empresa.
· Possibilitar meios e clima para desenvolvimento de idéias e troca de informações através da empresa.
· Analisar continuamente as normas de pessoal e permitir alterações para melhor desenvolvimento destas.