Glossário de termos técnicos do ambiente corporativo

Absenteísmo - do francês absentéisme, derivado do inglês absenteeism, de absentee, ou pessoa que falta ao trabalho, à escola etc. Que vive ou está, via de regra, ausente. Adhocracia – Organizações ágeis, organizações complexas e flexíveis. (ad hoc = “aqui agora”). ASAP - As Soon As Possible: o quanto antes, assim que possível assunto ou problema, sem censura, com alguém estimulando a todos e anotando tudo falado. B2E - Business-to-employee - relação entre empresa e funcionário. Behaviorismo - teoria comportamental, análise comportamental. Benchmarking - (marcos referenciais) - Processo sistemático usado para estabelecer metas para melhorias no processo, nas funções, nos produtos etc., comparando uma empresa com outras. As medidas de benchmark derivam, em geral, de outras empresas que apresentam o desempenho “melhor da classe”, não sendo necessariamente concorrentes. Segundo International Benchmarking Clearinghouse (IBC), o benchmarking é um processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das líderes mundiais, no sentido de obter informações que a possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Ou seja, é uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas das melhores empresas, que, no entanto, não deve ser confundida com a espionagem industrial. BPF - Boas Práticas de Fabricação. Brainstorming - É uma técnica (ou dinâmica) para reuniões de grupo que visa ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade. Criada por Osborn em 1963, uma sessão de brainstorming pode durar desde alguns minutos até várias horas, consoante as pessoas e a dificuldade do tema. Em regra, as reuniões não costumam ultrapassar os 30 minutos. O brainstorming tem quatro regras de ouro: nunca critique uma sugestão; encoraje as ideias bizarras; prefira a quantidade à qualidade; e não respeite a propriedade intelectual. Além de zelar para que todos os participantes (geralmente entre 6 e 12 pessoas) cumpram as regras, o líder da sessão deve manter um ambiente relaxante e propício à geração de novas ideias. Break-even Point - É o nível de produção ou nível de volume de vendas a partir do qual o empreendimento ou negócio se torna rentável. Qualquer valor abaixo do Ponto de Equilíbrio significa prejuízo. (CAM 1/85) BSC – Balanced Scorecard - Sistema de medição do desempenho e controle gerencial. BTB ou B2B - Business-to-Business ou comércio eletrônico entre empresas. BTC ou B2C - Business-to-Consumer ou comércio eletrônico de empresa para o consumidor. Budgets - orçamento. Business Intelligence - conjunto de softwares que ajudam em decisões estratégicas. CEO – Chief Executiver Officer – Diretor Superintendente da Empresa – Controller CEP - Controle Estatístico de Processo. Metodologia usada para o controle de dados de forma estatística para o aprimoramento contínuo da qualidade. CGMP - Current Good Manufacturing Practice - Trata das Boas e Atuais Práticas de fabricação de produtos voltados para as áreas de saúde humana e animal. CIF – Cost Insurance Freight – Custo seguro frete, empregadas para designar o sistema de pagamento para mercadorias embarcadas quando os custos do seguro e do frete estão incluídos no preço. Cinco S (5S) - Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização. A sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde; e SHITSUKE, senso de autodisciplina. CKO - executivo responsável pela gestão do conhecimento. Coach - facilitador; instrutor; entidade (pessoa, equipe, departamento, empresa, etc.) que atue como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento, empresa, etc.). Coaching – Treinamento, “desenvolvimento”. Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Cobertura Média - (CM) É a indicação de quantas vezes o estoque se renovou durante o período (n) (CAM 1/85) CM = 12/Cr ou sejam os 12 meses do ano divididos pelo coeficiente de rotação. Coeficiente de Rotação - É a relação entre as retiradas de um estoque e o seu próprio estoque médio: Cr = saídas/estoque médio.(CAM 1/85) Cognição – Ato ou ação de conhecer, aquisição de um conhecimento. Comitê Draft - Comitê de Planejamento. Continuous Improvement - (melhoria contínua) Componente essencial no just-in-time e na Qualidade Total que reflete uma determinação inabalável para eliminar as causas dos problemas. É o oposto da mentalidade de “apagar incêndios”. Core Business - relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio que faz. CRM - Customer Relationship Management ou marketing one-to-one. Cultura Organizacional - As empresas, tal como os países, têm uma cultura única. É, por isso, crucial que as empresas divulguem de forma explícita quais são os valores que cultuam. Quando o fazem por escrito, o documento chama-se declaração de missão. Para James Collins e Jeremy Porras, autores do livro Built to Last, a razão por que algumas empresas têm sucesso a longo prazo, enquanto outras acabam por desaparecer está na cultura organizacional. Nesta era de incertezas tudo deve ser posto em causa, à exceção dos valores. Esses têm de ser imutáveis. Disruptiva – Empresas insurgentes, entrantes “processo de entrar no mercado por baixo”. Downsizing - Redução dos níveis hierárquicos em uma organização com o objetivo de aproximar os níveis operacionais da alta direção. Nos anos 80, as grandes empresas cresceram de forma desordenada através da diversificação para novos negócios. Criaram estruturas gigantescas para competir numa era em que a velocidade e a flexibilidade são os dois requisitos-chave. Por isso, nos anos 90 foram forçadas a reestruturar-se, um processo designado downsizing (um termo importado da informática). Aplicado à gestão, significa a redução radical do tamanho da empresa, geralmente através do delayering (redução dos níveis hierárquicos) ou da venda de negócios não estratégicos. As empresas ganham flexibilidade e perdem burocracia e ficam mais próximas do mercado e dos clientes. E-learning – Abreviação de Eletronic Learning, treinamento em rede de computadores Empowerment - dar poder ao grupo/equipe. Estabelecimento de autonomia e responsabilidade às pessoas na tomada de decisões e ações. É um conceito de gestão associado ao trabalho de Rosabeth Moss Kanter, professora em Harvard e ex-editora da Harvard Business Review. Segundo a autora, as empresas que dão mais poder e autonomia aos seus trabalhadores são as que estão melhor posicionadas para competir a longo prazo. O meio empresarial parece começar a levar a sério esta recomendação. O caso clássico da aplicação radical do empowerment é o da empresa brasileira Semco, liderada por Ricardo Semler, o autor do livro Maverick e de um polêmico artigo publicado na Harvard Business Review intitulado "Managing Without Managers". ( Prof. Luciano Rodrigues) Endomarketing - Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar os funcionários. Epistemologia – Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas; teoria das ciências. E-Procurement - a utilização da internet para a automatização dos processos de compra e gestão de bens e serviços necessários à atividade da empresa. Equipes Autogeridas - As self management teams (equipes autogeridas) são compostas por um pequeno número de pessoas que tem a responsabilidade por um processo operacional e os seus resultados. Elas têm os meios para resolver problemas relativos à execução do trabalho e gerem a divisão e o planejamento das tarefas do grupo. Foi um conceito na moda nos anos 70, mas cujo entusiasmo decresceu na última década, visto que os resultados da aplicação nem sempre foram os desejados. Hoje tem novamente mais adeptos, devido à crescente qualificação dos recursos humanos. ERP - Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos do Negócio. Extranet - são páginas que ligam a empresa a seus clientes e fornecedores. FMEA - Análise do modo de falha e efeito. FOB – Free on Board – livre a bordo – Denominação da cláusula de contrato segundo a qual o frete não está incluído no custo da mercadoria. Gestão por Objetivos - Criada por Peter Drucker nos anos 50, a gestão por objetivos (management by objectives - MBO) descreve um sistema de gestão em que os trabalhadores e os gestores de topo definem em conjunto qual é o objetivo final do seu trabalho, como o realizar, de que forma será avaliado e qual o tempo necessário à concretização. É uma técnica popular em todo o mundo. Há, no entanto, três críticas clássicas à sua aplicação: os gestores tendem a definir metas pouco ambiciosas ou irrealistas; os objetivos raramente resultam de um processo participativo e descentralizado; e não promove o trabalho de equipe. Holística - Vem do grego Halos, que significa todo ou inteiro. É um novo paradigma que se apresenta como resposta evolutiva à crise de fragmentação vivida pelo homem na atualidade, quer pela criação e divisão de fronteiras que só existem na mente humana. Housekeeping - Termo designado para um processo que visa a manutenção da ordem, limpeza, organização e segurança nas empresas. Internet - é a maior rede mundial de computadores, aberta a todos. Intranet - são as páginas acessíveis apenas dentro de uma empresa. IS0- Sigla da International Organization for Standardization. Job rotation – Rodízio de funções promovido pela empresa. Joint venture - Associação de empresas, não definitiva, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. Just-in-time (JIT) - É uma técnica de gestão e controle de mercadorias que procura minimizar o nível de estoques nos depósitos. A ideia base é bastante simples: cada etapa do ciclo de produção só deve solicitar novas encomendas à etapa anterior na medida que precisar delas. Implica igualmente uma redução do número de fornecedores. Richard Schonberger foi o primeiro autor a divulgar a metodologia just-in-time nos Estados Unidos. É atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção. Kaizen - Conceito de administração japonesa que significa aprimoramento contínuo, com bom senso e baixos investimentos, envolvendo todos os funcionários de uma organização. Kanban -Sistema de Controle da Produção e dos Inventários. Lato Sensu – Em sentido amplo - Curso extensivo – Extensão, especialização e aperfeiçoamento; “boca maior do funil”. Lean Prodution - Engloba o conjunto de técnicas desenvolvidas nos anos 70 por fabricantes japoneses, para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade. O conceito de lean prodution é baseado em quatro princípios: trabalho de equipe, comunicação, uso eficiente de recursos e eliminação de desperdício, e melhoria contínua. Learning Organization - organização em constante aprendizagem - as empresas aprendem à medida que os seus trabalhadores vão ganhando novos conhecimentos. O conceito é baseado na ideia de Argyris, chamada double-loop learning (quando os erros são corrigidos através da alteração das normas empresariais que o causaram). Market Share - Participação no Mercado. MBA – Master Business Administration – Curso Superior em Administração Mnemônica – Processo de ajudar ou treinar a memória. Mentoring – mentor - profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas ideias sobre o trabalho e a carreira. Networking - rede de relacionamentos. Óbice - Palavra derivada do Latim, significa impedimento, embaraço, empecilho, obstáculo ou estorvo. Ombudsman – Palavra de origem sueca que significa “o homem que representa os interesses”, ouvidor profissional que tem como missão intermediar a comunicação entre o público e a empresa. On the job - No dia a dia do trabalho. Exemplo: Treinamentos on the job, onde o funcionário é treinado dentro da rotina do trabalho, sem retirá-lo do local. Outplacement - Investimento de uma empresa na recolocação de ex-funcionário em outra organização. É uma técnica de gestão de recursos humanos que visa apoiar os trabalhadores dispensados rumo à sua reinserção profissional. As consultoras em outplacement fornecem aconselhamento financeiro e formação em recrutamento e seleção. Há quem prefira criar centros de outplacement internos, que prestam auxílio aos trabalhadores dispensados e aos que são recolocados em novas funções. Outsourcing – terceirização - Tendência de comprar fora (de terceiros) tudo o que não fizer parte do negócio principal de uma empresa. Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente. A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica. PCPM - Planejamento e Controle da Produção e de Materiais. PDCA - Plan, Do, Check e Act, ou Planejar, Executar, Verificar e Agir, ferramenta que implica na melhoria de todos os processos de fabricação ou de negócios. PhD – Pós-Doutorado Poka-Yoke - Método à prova de falhas. Política de Portas Abertas - uma oportunidade oficial que a organização dá ao funcionário de apelar aos executivos da empresa quando se sentir prejudicado pela chefia imediata. PPCP - Planejamento, Programação e Controle da Produção. PPM - Partes por milhão - termo usado no controle estatístico. PQGF - Prêmio de Qualidade do Governo Federal. Publicização - Movimento introdutor de um novo modelo de administração pública baseado em alianças estratégicas entre o Estado e a sociedade. QFD - (Quality Funcion Deployment) Literalmente, desdobramento da função; metodologia com base nas pessoas para determinar rigorosamente as necessidades e desejos dos clientes. QS - quociente de sucesso QS 9000 - Quality System Requirements. Norma criada pelas três maiores empresas automobilísticas americanas: Ford, General Motors e Chrysler. Seu objetivo é a redução de sistemas paralelos de desenvolvimento de fornecedores pelas montadoras, com vistas a uma consequente redução substancial de custos. Exige-se a melhoria contínua. Qualidade Total - (TQM - Total Quality Management). É caracterizada pelos seguintes fatores: excelência nos processos; cultura de melhoria contínua; criação de um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores; envolvimento de todos os trabalhadores; e clara orientação para o mercado. Quike Step - Em português significa passo acelerado. Acelerar o processo. Rapport - Do Francês que significa relação. Relação de mútua confiança e compreensão entre duas ou mais pessoas. A capacidade de provocar reações de outra pessoa. Reengenharia - Método usado para reprojetar e reformar sistematicamente toda uma empresa, função e processo. A reengenharia significa um redesenho radical dos processos de negócio com o objetivo de obter melhorias drásticas em três áreas: nos custos; nos serviços; e no tempo. Rotatividade - É a indicação do número de vezes que um estoque se renovou. (Ra = Ca/Em), onde Ca é o consumo total anual e Em é a média aritmética dos 12 estoques mensais. (CAM 1/85) Sabático - repensar, redescobrir, reciclar. Setup - Sistema de Troca rápida. Sinergia - Refere-se à convicção de que dois mais dois podem ser cinco. O conceito de sinergia procura provar que duas empresas juntas valem mais do que a soma das duas separadas. Se não existir sinergia (ou se for negativa) não valerá a pena concretizar-se uma fusão ou aquisição. O conceito pode ser aplicado em outras áreas, como alianças estratégicas, joint-ventures, acordos de cooperação, relações das empresas com fornecedores ou clientes e equipes de trabalho pluridisciplinares. Stakeholders - significa depositários. Pessoa ou grupo com interesse na performance de organização e no meio ambiente na qual opera. Stock options - Programa de Ações - um incentivo que permite aos funcionários comprar ações da empresa onde trabalham por um preço abaixo do mercado. Strictu Sensu – Sentido estrito - Curso intensivo – mestrado e doutorado, “boca menor do funil”. Supply Chain Management - Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. Team Building - dinâmica de grupo em área externa, onde os participantes serão expostos a várias tarefas físicas desafiadoras, que são exemplos comparativos dos problemas do dia-a-dia da empresa. Tem como finalidade tornar uma equipe integrada. Teoria X, Y e Z - Nascidas no final dos anos 50, as teorias X e Y são duas visões opostas sobre a natureza humana e a forma de gerir a força de trabalho. A teoria X assume que os indivíduos não gostam de trabalhar, a menos que sejam obrigados coercivamente a fazê-lo. A teoria Y defende que as pessoas têm autorrealização no trabalho e que cumprem melhor as suas tarefas se não forem vigiadas por terceiros. A teoria Z, de William Ouchi, é uma variante da teoria Y. Defende que os trabalhadores têm um grau de envolvimento similar ao dos gestores quando existe um sistema de recompensas e incentivos eficaz. TQC - (Total Quality Control) Literalmente, Controle da Qualidade Total. Sistema criado em todas as fases de uma empresa de manufatura, da engenharia de projeto à distribuição, que busca assegurar “defeito zero” na produção. TQM - Total Quality Management (Gerenciamento da Qualidade Total). Foi criado em 1985 pela Naval Air Systems Comand para descrever o seu enfoque de gerenciamento ao estilo japonês para o aperfeiçoamento da qualidade. Turnover - Palavra em inglês, que na tradução quer dizer: rotatividade; ovimentação; giro; circulação; medida da atividade empresarial relativa ao realizável a curto prazo; vendas. Vantagem Competitiva - empresas bem sucedidas obedecem a padrões definidos de comportamento que podem ser resumidas em três estratégias genéricas (as fontes de vantagem competitiva sobre os concorrentes): Liderança baseada no fator custo - possuir custos mais baixos do que os rivais; Diferenciação - criar um produto ou serviço que é visto na indústria como único; Focalização - combinar as duas estratégias direcionando-as para um alvo específico. Workaholic – Viciado em trabalho. Workshop – Treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor. Colaboração de Janaína