Como fazer uma reunião ser produtiva

Quem trabalha no setor administrativo ou exerce cargo de liderança não escapa de participar de reuniões. No entanto, nem todas são produtivas e, geralmente, por falta de organização ou planejamento. Por este motivo, segue algumas dicas de como fazer uma reunião produtiva:

1. Começar a reunião com uma breve explicação do motivo. Veja, em seguida, se os participantes compreenderam.

2. Questionar as causas do problema ou assunto da reunião, fazer resumos do que está sendo discutido, pedir possíveis soluções, buscando ter as evidências que comprovem a praticidade de cada solução.

3. Depois que o assunto for suficientemente discutido, faça um resumo final e proceda, então, a votação. O ideal é que todas as soluções apontadas tenham uma pessoa responsável em cuidar do caso e prazo para execução.

4. Sempre que for conveniente, nomeie uma pessoa ou uma comissão encarregada de verificar se a decisão foi tomada corretamente e no tempo previsto.

5. Evite expressar suas ideias pessoais e só o faça depois que os outros as tenham expressado. Seu objetivo principal é dirigir e não participar calorosamente da discussão.

6. Seja flexível. No entanto, se você tem mais de doze pessoas em uma reunião, deve exigir que a pessoa que queira falar obtenha a sua autorização.

7. Mantenha a reunião ativa, sem desviar-se do tema. Garanta que seja rápida, com exposições curtas. Intervenha quando alguém quiser falar muito ou com demasiada frequência, assim como quando alguém sair do tema. Reforce: "O assunto que estamos discutindo é... Por favor, não se afaste do tema".

8. Procure fazer com que todos participem da reunião, porém evite perguntar diretamente a cada um a sua opinião.

9. Se alguém fizer alguma afirmação com a qual você não concordar não discuta, pergunte a essa pessoa por que pensa dessa maneira. Se a pergunta vier em tom amigável, não causará ressentimentos e lhe permitirá averiguar por que a pessoa pensa daquele modo. Dessa maneira você poderá obter informações muito valiosas.