Como fazer a Análise e Descrição de Cargos corretamente

Desenho de Cargos Envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. O desenho de cargos constitui na maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado. Desta forma, é preciso definir quatro condições básicas: 1.Qual é o conteúdo do cargo, ou seja, o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante desempenhará; 2.Quais são os métodos e processos de trabalho, ou seja, como as tarefas deverão ser desempenhadas; 3.A quem o ocupante do cargo deve prestar satisfações, isto é, quem é o seu superior imediato; 4.Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou liderar, ou seja, quem serão os seus subordinados. Métodos para colher dados sobre os cargos Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação. Existem três tipos de entrevista: entrevista individual, entrevista em grupo e a entrevista com o supervisor, tendo como objetivo buscar dados a respeito dos cargos e determinar seus deveres e responsabilidades. No método do questionário a colheita de dados a respeito de um cargo é feita através de questionários que são distribuídos aos seus ocupantes ou ao seu supervisor. Na prática segue o mesmo roteiro da entrevista, com a diferença de que é preenchido pelo ocupante do cargo, ou pelo supervisor ou também em ambos. Tem como vantagem proporcionar um meio eficiente e rápido de coletar informação de um grande número de funcionários, tendo como custo operacional menor do que a entrevista. No método da observação, é feita observação direta das atividades que o ocupante de determinado cargo está fazendo. É aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos. Neste método, é comum o observador utilizar um questionário para ser preenchido, para assegurar a cobertura de todas as informações necessárias. Etapas do Processo de Análise de Cargos O processo de analisar cargos envolve etapas, que considera a organização em constante e dinâmica mudança. Os cargos devem ser constantemente descritos, analisados e redefinidos para acompanhar as mudanças na organização e no seu conteúdo. 1º Examinar a estrutura da organização total e de cada cargo para definir quais as informações requeridas pela análise de cargos (realizar o roteiro), depois selecionar os cargos a serem analisados e ajustar os dados necessários para análise e preparar as descrições e especificações de cargos. 2º Realizar entrevista de Descrição de Cargos ou distribuir os questionários para os funcionários responderem. Ficar à disposição destes para dirimir qualquer dúvida. 3º De posse dos questionários respondidos, separá-los por cargos e setores. Ler todos e eliminar os que estão incompletos. 4º Fazer uma descrição de cada cargo, colocando no cabeçalho o nome do cargo, setor, código da CBO, nível hierárquico no organograma. Após o cabeçalho, vem a Descrição sumária do cargo. Em seguida, coloca-se os requisitos necessários para a pessoa ocupar aquele cargo e, por último, os requisitos desejáveis. A Descrição de Cargos tem como função auxiliar no planejamento de RH, propiciar desenhos de cargos, facilitar o recrutamento e seleção, ferramenta para treinamentos, serve de base na avaliação de desempenho, na remuneração e benefícios e na avaliação dos resultados. Com uma boa descrição de cargos o entrevistador tem ferramenta para, nas entrevistas, poder checar as informações a respeito da experiência profissional, formação e certificações do currículo do pretendente à vaga. Na administração dos colaboradores, a descrição de cargos facilita o trabalho dos líderes, pois fornece uma melhor compreensão das suas atribuições e de seus liderados. Os líderes, assim, reduzem o tempo gasto em tomadas de decisão, acelerando processos por diminuir as incertezas no que diz respeito a sua autonomia.