Antes do jogo vem o treino...

O octacampeonato da Liga Mundial de Vôlei conquistado em Belgrado (Sérvia), pela seleção masculina, comandada pelo técnico Bernardinho, foi muito importante para o grupo campeão, que sofreu uma grande renovação desde os Jogos Olímpicos em Pequim. Mais do que o título, Bernardinho conseguiu o que muitas empresas perseguem: conquistar a liderança e manter os resultados excepcionais mesmo com renovação dos colaboradores.

Por um lado, as empresas têm problemas maiores do que o da seleção de Bernardinho: achar talentos, contratar os melhores, treiná-los, retê-los, superar as metas traçadas e alcançar resultados superiores aos da concorrência. Por outro, pecam em não seguir uma premissa básica de todo time ou esportista campeão, incansavelmente defendida por grandes técnicos e especialistas: o que os gerentes ou diretores precisam fazer de diferente para alcançar resultados melhores?

Pergunte ao próprio Bernardinho qual é o segredo de um time campeão e ele responderá: "Mais importante do que o jogo em si é a preparação para o jogo". Em poucas palavras, treinamento extremo! A única hora que um técnico tem para ensaiar, testar e repetir exaustivamente tudo o que deve ser feito na quadra é justamente no treinamento. No momento do encontro com o cliente, ou você está preparado, ou perde o cliente. O ambiente competitivo moderno reserva muitas surpresas e não tem espaço para ensaios.

Quando se fala de seleção masculina, refere-se a um time com os melhores talentos em cada posição. Nem todas as empresas têm a capacidade financeira ou estão preparadas para contratar e reter os melhores. Essa é a primeira dificuldade de qualquer líder. A segunda é alocar os melhores na posição certa. Você já imaginou se o Bernardinho teimasse em colocar o Giba (atacante) na defesa e o Serginho (líbero) nas cortadas? Enquanto alguém não estiver na posição certa, jamais poderá revelar seu maior talento e se projetar para o sucesso.

Analisando o ambiente empresarial, observa-se que muitos gestores estão delegando a responsabilidade do treinamento aos próprios colaboradores e cobrando deles resultados que os mesmos não estão preparados para alcançar. Como esses colaboradores alcançarão resultados extraordinários se não possuem uma competência extraordinária? Enquanto alguns contam apenas com a experiência prática e teimam em não valorizar conceitos e teorias, outros que têm algum conhecimento formal, não possuem a prática.
Jogar os colaboradores em campo sem treiná-los é a mesma coisa que Bernardinho reunir os jogadores da seleção somente no dia do jogo. Então, para quê treinos, concentração, estudo das jogadas dos adversários, táticas e jogadas ensaiadas? Um bom técnico de vôlei sabe extrair o máximo de cada jogador justamente nos treinos, pois na hora do jogo, assim como no atendimento, ele sabe que não pode entrar na quadra. De qualquer modo, a competência é a chave para qualquer empresa ter acesso ao cliente e tê-lo fidelizado por muitos anos.

Se por um lado, o líder peca em não treinar, por outro, o colaborador peca em não aprender. Nesse mundo escasso de técnicas e treinamentos resta apenas a ambos torcerem para que o cliente se contente com o que lhe foi apresentado e o concorrente não apresente algo melhor. Porém, num mundo altamente competitivo, resta ao time que não investe em competência a vaga de lanterninha do campeonato. O jogo começa no treino e termina no pódio.

Você nunca verá um treinador de futebol ou basquete treinando grandes seleções de vôlei, certo? Não que ele não possa obter sucesso. Normalmente, espera-se de um treinador de vôlei conhecimentos focados na modalidade. Então, como um gerente de empresa de segurança poderá colocar seu time da manutenção e conservação numa sala para assistir a um treinamento de produtos de limpeza com quem não tem um conhecimento 100% focado em limpeza e higiene? Seria a mesma coisa que alguém ensinar um jogador de vôlei a cabecear, bater o lateral e cobrar falta. Resumindo, treinamento eficiente é treinamento focado, qualquer que seja a área.

Qual é a competência mais importante? A que lhe falta! Então, concentre-se não só em melhorar o que você já faz muito bem, como também naquilo que você, infelizmente, ainda não domina. Se você é tão bom que acha que já sabe tudo, prepare-se, pois tudo o que você já sabe faz parte de um mundo em transformação. E como em qualquer processo de evolução, quem estiver mais bem adaptado e orientado a essas mudanças vencerá. Não seja especialista de algo que já está passando. Seja sempre um aluno no presente de um professor chamado futuro.

Portanto, ninguém nasce sabendo, nem cresce sem aprendizado. Colaboradores e gerentes têm sua parcela de responsabilidade em relação ao treinamento, avaliação e capacitação. Ainda que sua seleção seja excelente, existirão outras também excelentes que testarão sua preparação e competência. Se você quiser manter um time ganhando, aprenda com Bernardinho: "não existe sucesso sem treinamento extremo. Treine, treine, e depois, treine mais um pouco só para ter certeza!".
(Adaptado de Marcos Antônio de Sousa - especialista em Segurança)

Treinar é fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem, é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensiná-las a mudar de atitudes.

O treinamento deve estar relacionado à realidade de cada empresa, de acordo com suas características próprias, destinadas a atender as necessidades e demandas da mesma.
A participação de gerentes e líderes de grupos se faz de suma importância, uma vez que eles devem conduzir o processo de mudança iniciado em seus colaboradores.

Objetivos do treinamento:

- Fornecer informações acerca de conceitos gerenciais, como exemplo: liderança, comunicação e assertividade;
- Promover maior interação entre os membros;
- Introduzir a prática de feedbacks;
- Contextualizar a importância do acompanhamento feito pelos líderes dos funcionários em treinamento.

Perspectivas do treinamento:

O treinamento é uma das responsabilidades gerenciais de maior importância nos dias de hoje, pois a finalidade de toda empresa é ter lucro e, para ter lucro, uma empresa precisa ter clientes satisfeitos e que divulguem a sua satisfação para outras pessoas, garantido assim uma maior perspectiva de mercado.

Para ter clientes satisfeitos, a empresa deve produzir e/ou fazer algo com qualidade que venha a saciar os desejos e as necessidades do consumidor. Para ter qualidade em tudo o que se faz, deve ter pessoas qualificadas produzindo, e para ter estas pessoas, a empresa deve investir na preparação das mesmas através de treinamentos.

Desta forma, não há possibilidade da pessoa ou empresa se desenvolver economicamente e, consequentemente, elevar o seu nível social, sem aumentar as suas habilidades, sejam elas intelectuais ou técnicas. Logo, aumentar a capacitação e as habilidades das pessoas é função primordial do treinamento.