Em função da importância da área de recursos
humanos, a International Standardization Organization (ISO),
desenvolveu a Norma 10015: Gestão da Qualidade – Diretrizes para Treinamento.
Para começar, de acordo com a Norma, o treinamento deve ser desenvolvido com o
claro objetivo de obter resultados significativos e mensuráveis.
O treinamento deve ser planejado e desenvolvido
para atingir resultados estratégicos, como: reduzir custos, acidentes,
rotatividade do pessoal; aumentar as vendas, a produtividade, o lucro, o
retorno do investimento, melhorar a qualidade e outros desempenhos.
A principal diretriz da norma diz respeito às
atividades estratégicas do RH. A Norma 10015 considera o treinamento um recurso
estratégico que deve ser definido da seguinte maneira:
Necessidades de melhoria
A alta direção e os gestores da empresa (inclusive
o gestor de RH), de tempos em tempos, devem fazer um levantamento das
Necessidades de Melhorias. Estrategicamente, é preciso levantar todas as
necessidades de melhorias e não somente as necessidades de treinamento.
Análise das necessidades da organização
Uma vez conhecidas as necessidades de melhorias,
deve-se analisá-las para separar as necessidades relacionadas à competência das
outras necessidades requeridas pela organização. Além disso, as empresas
normalmente têm muitas outras necessidades, como: necessidade de novos
equipamentos, necessidade de melhor sistema de manutenção, necessidade de novos
investimentos, necessidade de novos produtos, etc.
Necessidades relacionadas à competência
Nesta fase, é preciso identificar os gaps,
as lacunas de competências, para então definir as ações mais eficazes para
eliminá-las. Além disso, existem outras necessidades que, supridas, contribuem
para melhorar a competência dos profissionais e da empresa.
Necessidades de treinamento
Feitas as análises anteriores e se a conclusão for
favorável à realização do treinamento como recurso para melhorar a competência,
deve-se programá-lo. Para programá-lo é preciso, antes, identificar com muita
clareza os gaps, ou seja, as lacunas de competências que deverão
ser solucionadas.
Os programas de treinamento devem ser desenvolvidos
de acordo com os quatro estágios do “Ciclo do Treinamento”:
1. Definição das Necessidades de Treinamento
2. Projeto e planejamento do treinamento
3. Execução do treinamento
4. Avaliação
dos resultados do treinamento.
Na Norma 10015, a Definição das Necessidades de
Treinamento (DNT) tem suas seis etapas bem detalhadas para "assegurar que
o treinamento requerido seja orientado para satisfazer as necessidades da
organização". É bom lembrar que a DNT é um processo mais eficiente e
eficaz do que o tradicional Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT).
O projeto, planejamento e a execução do treinamento
devem seguir as diretrizes dadas pela norma ISO 10015, para que este surte
resultados. Na ISO 10015 é dada atenção especial à avaliação de
resultados. De acordo com a Norma, "a finalidade da avaliação é confirmar
que ambos, os objetivos da organização e do treinamento, foram alcançados, ou
seja, o treinamento foi eficaz".
Para que o RH seja estratégico, os profissionais
desta área precisam desenvolver a competência necessária para implementar a
Norma ISO 10015: Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento.
Para conhecer a Norma ISO
10015 acesse o link do livro de Guimarães e Paiva: http://qualidadeonline.files.wordpress.com/2010/03/em-busca-da-eficacia-em-treinamento.pdf
Fonte: Guimarães
(RH Central)