Cuidado para não se acostumar com a paisagem


Um dos maiores perigos que enfrentamos na vida é o de nos acostumarmos com a paisagem. 
Acostumar com a paisagem significa não enxergar mais os detalhes das coisas que vemos todos os dias e dos ambientes em que vivemos. Como vemos sempre a mesma coisa, estamos sempre naquele lugar, já não prestamos mais atenção nas coisas erradas, quebradas e sujas. Como estamos sempre com as mesmas pessoas, elas se tornam parte da paisagem e não damos mais a atenção que deveríamos dar a elas. Passamos a não tratá-las bem, com respeito e polidez. A verdade é que nos acostumamos com aquela paisagem e ligamos nosso piloto automático.
Vejo empresas com paredes sujas, cantos quebrados, salas de espera mal arrumadas, banheiros sujos e mal cuidados e até plantas secas em vasos. Quando 
“chamo a atenção” para o que não são meramente detalhes, as pessoas se surpreendem. Elas não enxergam mais aquilo tudo. Elas se acostumaram com a paisagem.
Conheço subordinados que perderam o respeito em relação a seus chefes e chefes que perderam o respeito em relação a seus subordinados. Esse relacionamento diário fez com que ambos não prestassem mais atenção ao que falam, como 
falam, como se comportam, etc. O mesmo acontece com clientes e fornecedores antigos. Eles acabam fazendo parte de nossa paisagem e aí não damos mais a atenção que dávamos a eles e acabamos até perdendo o respeito que deveríamos ter. 
Cuidado, pois, para não se acostumar com a paisagem. Preste atenção!
Luiz Marins